Glauco Diniz Duarte Empresa – porque painel solar é caro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a instalação de energia solar em residência é um serviço que, em um primeiro momento, pode parecer simples e fácil. Com isso, muitas pessoas acreditam que é possível realizar esse tipo de instalação em suas casas por conta própria.
Entretanto, o barato pode sair caro! Apesar de parecer simples, a instalação de energia solar em residência exige bastante conhecimento técnico. Afinal, é preciso lidar com uma série de materiais e equipamentos, que, inclusive, são conectados à rede elétrica.
Assim, contar com um profissional qualificado e habilitado para a instalação de energia solar em residência é indispensável. Por isso, confira os principais motivos para não fazer a implementação do sistema de energia solar por conta própria.
Principais razões para não instalar sozinho
Como mencionado, o serviço para implementar os sistemas fotovoltaicos não é simples. Existem profissionais treinados para realizar a colocação de acordo com uma série de fatores, como planejamento correto, local de maior incidência do sol, ângulo dos painéis solares, entre outros.
Além disso, deve-se levar em conta os cuidados para produzir a energia solar residencial de maneira segura. Dessa maneira, veja os perigos de tentar fazer a instalação sozinho.
• Risco de choques e acidentes
Para a instalação de energia solar em residência, o indivíduo precisa lidar com a parte elétrica do imóvel. Logo, corre-se o risco de choques e eletrocussão, se não tiver o conhecimento suficiente e nem equipamentos de segurança adequados.
Além disso, o serviço, normalmente, é executado no telhado do imóvel, oferecendo também o risco de quedas e acidentes.
Os profissionais integradores de energia solar fotovoltaica já contam com o conhecimento e a experiência necessária para a instalação. Assim, conseguem realizar o trabalho com todos os equipamentos de segurança exigidos por lei.
• Mal planejamento
O sistema de energia solar fotovoltaico deve ser planejado de acordo com o tamanho do imóvel e suas particularidades.
Nesse sentido, tanto a quantidade como o tipo de painéis solares a serem utilizados devem ser calculados por um profissional após uma vistoria técnica.
O planejamento adequado é fundamental para que o sistema seja instalado com segurança e ofereça o máximo de eficiência.
• Escolha do kit errado
Existem diversos kits de sistema de energia solar disponíveis no mercado. Para saber qual é o ideal para a sua residência, o integrador deve fazer um estudo de viabilidade no imóvel.
Neste estudo, o profissional vai levar em consideração diversos fatores como:
• Consumo habitual de energia elétrica;
• Topologia do terreno;
• Inclinação solar, entre outros.
Caso o kit para a instalação de energia solar em residência não seja escolhido corretamente, isso pode afetar o desempenho do sistema. Além do mais, também vai prejudicar a sua durabilidade, que chega a até 25 anos, quando é planejado e instalado corretamente.
• Gastos desnecessários
Diversos equipamentos e ferramentas são necessários para a instalação de energia solar em residência, incluindo os aparatos de segurança. Então, ao implementar o sistema por conta própria, você vai gerar gastos desnecessários com materiais que não serão usados posteriormente.
Além disso, a instalação feita por uma equipe profissional conserva a garantia dos fabricantes dos materiais. O que é um fator importante para quem pensa em investir em um sistema de energia solar.