Glauco Diniz Duarte Empresa – como instalar painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os altos custos da conta de energia são um dos motivos para o aumento da demanda pelo sistema de energia solar. Por isso, é cada vez mais importante saber como instalar placas fotovoltaicas e onde os integradores podem encontrar os melhores equipamentos para a realização do serviço.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil deve ter uma alta de 44% na capacidade instalada em 2019. Este crescimento está diretamente ligado à elevação no valor das contas de energia elétrica e a maior consciência ambiental dos consumidores.
Assim, a popularização do sistema fotovoltaico é uma excelente oportunidade para os profissionais integradores que estão em início de carreira. Afinal, se especializar como instalador de sistema de energia solar fotovoltaica é uma chance de conquistar cada vez mais clientes neste mercado em expansão.
Início do processo de como instalar placas fotovoltaicas
O primeiro passo para os integradores é entender o consumo da residência ou empresa que receberá o sistema de energia solar fotovoltaico. O processo de como instalar placas fotovoltaicas depende desta análise prévia.
Com estes dados em mão, o integrador conseguirá definir os requisitos necessários, como:
Quantidade de placas fotovoltaicas;
Geração anual de energia solar;
Área necessária para a instalação das placas;
Peso médio por m² de cada placa solar instalada.
Estas informações serão úteis para o desenvolvimento do projeto e a elaboração dos próximos passos.
Instalação das placas fotovoltaicas
Com o projeto em mãos, é o momento de escolher uma empresa capacitada para o fornecimento dos produtos. Os kits de energia solar fotovoltaica precisam ter a procedência garantida e a confiança necessária para serem instalados em residências e empresas.
Como instalar placas fotovoltaicas em telhados
Então, com os equipamentos adequados, os integradores podem fazer a colocação do painel de energia solar na prática. Neste caso, é preciso definir o local de instalação. Isso varia de acordo com cada imóvel. Ou seja, pode ser no chão próximo à residência ou empresa, ou no telhado.
A partir disso, o integrador desenha onde será alocada cada placa solar e a inclinação correta. E, caso a instalação seja em telhados, existem algumas particularidades a serem analisadas.
Em telhados de barro, as telhas são removidas nos lugares certos de acordo com o projeto. Assim, os suportes são parafusados nestes pontos para ser a base da fixação do sistema.
Já, em telhados de metal, a instalação é mais simples e o suporte é parafusado na própria telha metálica. O que garante segurança e proteção contra infiltrações.
Vale destacar que todas as estruturas de fixação são pré-fabricadas, normalmente, em alumínio. Os trilhos, por sua vez, são feitos para encaixar perfeitamente nos suportes de alocação das placas fotovoltaicas.
Cabeamento e instalação elétrica junto à distribuidora
Com os trilhos e estruturas bem fixos, é hora de instalar as placas em seu devido lugar e conectar os cabos. As placas solares são conectadas ao inversor e este à rede elétrica da casa ou empresa para geração de energia elétrica.
Outro ponto importante de como instalar placas fotovoltaicas é a parte de homologação da instalação. Entenda como funciona.
Após a formalização do orçamento, o responsável técnico deve enviar o projeto para a distribuidora para adiantar o processo burocrático de conexão do sistema à rede.
Com a homologação da instalação junto à distribuidora, a residência ou empresa já pode produzir energia elétrica e economizar na conta imediatamente.