Glauco Diniz Duarte Empresa – o que significa painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, painéis fotovoltaicos são mecanismos que convertem a energia do sol em energia. São constituídos por células solares (células fotoeletroquímicas e células de nanocristais) que são a terceira geração de células usadas na construção de painéis solares. Consistem em lâminas capazes de gerar energia elétrica a partir de fontes de luz. A energia do sol é absorvida pelas placas e produzem corrente elétrica.
A eficiência das células usadas nos painéis pode ser de 16% a 28% e são como um sensor de luz, atraindo-a para ser armazenada.
Os painéis podem ter dimensões, tensões e potências distintas para os mais diferentes usos. Casas particulares e empresas são os principais beneficiários da energia por eles produzida.
Apesar de o investimento num painel fotovoltaico ser elevado, o retorno investido pode ser recuperado entre seis a oito anos, portanto, este tipo de energia está a ser cada vez mais utilizado e esforços têm sido feitos para diminuir os custos da instalação. Devido ao desenvolvimento da tecnologia, têm sido descobertos novos materiais para a construção dos painéis solares que reduzem os preços e provocam um crescimento deste tipo de energia.
A maior parte dos bancos financiam a instalação de novas energias visando uma eficiência energética sustentável. Também o governo se mostra disponível para o desenvolvimento da energia usada pelos painéis solares e facilita a sua compra deduzindo o IRS.
Devido à modernização, os painéis fotovoltaicos armazenam a luz do dia que pode ser consumida posteriormente. A energia do sol é considerada uma potência capaz de gerar até 1000 watts por metro quadrado.
Por atuar somente com a luz do sol, a energia produzida é renovável e isenta de poluentes, reduzindo assim a emissão de gases poluentes para a atmosfera e consciencializando o consumidor para um desenvolvimento sustentável.