Glauco Diniz Duarte Empresa – como ganhar dinheiro com usina fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é possível monetizar a energia solar a partir da própria produção ou com o investimento em franquias de energia fotovoltaica. Além disso, técnicos, engenheiros, arquitetos, vendedores e projetistas também garantem uma renda por meio do mercado de energia solar, visto que, para a implantação do sistema fotovoltaico em imóveis, é preciso contar com o dimensionamento do projeto, fechamento do contrato, instalação e outros aspectos fundamentais para a operação dos painéis solares e a geração de eletricidade limpa e renovável.
Para ganhar dinheiro com a produção de energia solar, o produtor precisa contar com um alto investimento, além de um bom planejamento e estabelecimento de metas. Contudo, é inquestionável que a venda de energia solar possibilita ao produtor total autonomia para atender a qualquer região do mercado, gerenciamento exclusivo de seu negócio e muitos outros aspectos favoráveis.
No caso da abertura de uma franquia, é possível obter benefícios, como o reconhecimento de sua marca no mercado. Entretanto, alguns fatores, como preços estabelecidos pelo franqueador, limite de autonomia e algumas restrições de venda por regiões específicas, podem prejudicar o negócio inicialmente.
Além das formas de se obter renda a partir das opções mencionadas acima, também há a possibilidade de ganhar dinheiro com energia solar por meio de leilões, que são realizados pelo Governo em terras que possuem produção e venda de energia fotovoltaica, e fundos de investimento, sendo possível garantir um retorno sobre a implantação de um sistema fotovoltaico, com cerca de 15% a 20% ao ano, ou 1,2% a 1,8% ao mês.
Devido às amplas regiões com alta demanda por energia, o Brasil possui o índice médio de energia solar muito maior em relação a outros países. Desta forma, é possível tornar a energia solar uma forma de investimento financeiro
Existem algumas formas de ganhar dinheiro por meio da energia solar: abrindo uma franquia ou tornando-se produtor de energia fotovoltaica. Veja a diferença:
Empreender com uma empresa de energia solar
Não é uma tarefa fácil, porém é recompensadora. Para empreender como uma empresa de energia solar, é fundamental estabelecer seu plano de negócios, realizar pesquisas, calcular seus custos, margem de lucros e etc.
Venda de serviços e produtos
Além de produzir sua própria energia, você precisa atuar na gestão de sua marca. Ou seja, necessidades como desenvolver seu processo de venda e CRM e alto investimento também fazem parte da jornada.
Por isso, através de um gerenciador de contas é possível agendar visitas comerciais em horários esquemáticos. Desta forma, você fará mais visitas em um único dia e, consequentemente, mais vendas, além de possuir total controle sobre as oportunidades que sua empresa terá.
É válido destacar, portanto, que uma empresa de energia fotovoltaica tem como finalidades instalar sistemas de energia solar, realizar vistorias, dimensionamento e homologação dos projetos. Logo, em outras palavras, uma empresa instaladora de energia solar fornece a solução ideal do gerador de energia solar para sua casa, comércio ou indústria. Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso artigo com o Passo a Passo.
Abertura de empresa própria
Para abrir sua própria empresa você deverá seguir alguns passos, desde a realização de um curso para especialização na área até a inserção no mercado. Portanto, é fundamental que o interessado se instrua sobre o que oferecerá aos clientes como vantagens e retorno em investimento.
1º passo: Faça um curso de Energia Solar;
2º passo: Escolha um nome fácil de ser lembrado e crie uma logomarca;
3º passo: Faça um website na internet;
4º passo: Informe-se sobre as Regulamentações 482/12 e 687/15 da ANEEL;
5º passo: Contrate um engenheiro para assinar o ART;
7º passo: Registre sua empresa junto ao CREA;
8º passo: Contrate sua equipe inicial;
9º passo: Alugue um escritório com boa localização;
10º passo: Tenha um veículo de Instalação e Equipamentos;
11º passo: Entre em contato com fornecedores;
12º passo: Gerencie seus contatos com o CRM;
13º passo: Crie um portfólio de projetos de energia solar e página de instaladores no Portal Solar;
14º passo: Invista no Marketing de sua empresa;
15º passo: Tenha um ótimo atendimento;
16º passo: Saia na frente da concorrência, diversifique;
17º passo: Cadastre-se no Portal Solar, o 1° e maior portal de energia solar do Brasil!
Abertura de franquia
Antes de abrir sua franquia de energia solar, o ideal é realizar alguns cursos sobre o assunto a fim de adquirir conhecimentos sobre o mercado. Além disso, a prática é a melhor forma de tornar-se um especialista em energia fotovoltaica, então, realize também cursos técnicos.
Desta forma, um parceiro que pode te ajudar nessa missão é o Portal Solar, que divulga diversos cursos sobre a tecnologia fotovoltaica. Assim, será possível dominar modelos de negócio, variáveis de projeto e operação, e avaliar seu retorno financeiro. O curso de Sistemas Fotovoltaicos para Vendas possui um diferencial com todas as informações técnicas e logísticas relevantes para a instalação e comercialização de sistemas.
Inicialmente, será necessário seguir dois passos básicos para a inserção da sua franquia no mercado:
1º passo: Vender para seus amigos e vizinhos;
2º passo: Cadastrar-se no Mapa de Empresas de Energia Solar*;
*Após adquirir experiência, já que sua empresa será avaliada pelo Portal Solar.
Leilões de Energia Solar
Os leilões são realizados pelo governo em terras disponíveis para a produção e venda de energia solar. Há incentivos governamentais, pois, é uma forma de investimento financeiro para o país, sendo acumulado até 3.2 GW de energia solar em 3 leilões. Entretanto, esse número ainda é inferior quando comparado ao total da matriz energética brasileira, atingindo menos de 2%.
Emprego como técnico instalador de energia solar
Além das possíveis formas de lucro com energia solar citadas acima, também é possível tornar-se um técnico instalador. Ou seja, através de Cursos de Energia Solar você pode adquirir habilidades em aspectos teóricos e práticos do dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.
Fundamentos como regulamentação e realização de projeto elétrico para a aprovação junto à concessionária de energia são fundamentais ao longo da formação. Desta forma, apenas profissionais com CREA (Engenheiro Eletricista) são autorizados a assinar o projeto e o ART, necessários para a conexão do gerador de energia solar na rede elétrica.
Emprego como projetista de energia solar
Uma boa forma de investir na carreira de energia solar é tornando-se um projetista. Assim, um projetista tem como função realizar dimensionamentos de sistemas conectados à rede, além de apresentar o projeto de forma clara e objetiva.
Além disso, existem cursos destinados a engenheiros e técnicos da área elétrica, como o Curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos. Esse curso inclui todas as etapas e o roteiro para a elaboração de um projeto, diagramas, assim como o memorial descritivo para um SFVCR.
Fundos de investimento em Energia Solar
Gerar energia solar é uma prática lucrativa para quem deseja um retorno financeiro. Em alguns casos, é possível obter um rendimento em torno de 15% a 20% ao ano, sendo 1,2% e 1,8% por mês. No entanto, é muito importante ressaltar que isso inclui riscos como qualquer outro investimento, ou seja, é preciso contar com um planejamento antes.