Glauco Diniz Duarte Empresa – energia eólica e renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia eólica offshore é a fonte de energia limpa e renovável que se obtém aproveitando a força do vento que sopra em alto-mar, onde este alcança uma velocidade maior e mais constante, devido à inexistência de barreiras. Para explorar ao máximo esse recurso, são desenvolvidas megaestruturas assentadas sobre o leito marinho e dotadas das últimas inovações técnicas. Descubra como são e como funcionam esses autênticos colossos do mar.
QUE VANTAGENS A ENERGIA EÓLICA OFFSHORE TEM?
-
É um tipo de energia renovável, inesgotável e não poluente.
-
O recurso eólico existente no mar é superior em relação ao existente em terra (até o dobro em relação a um parque onshore médio).
-
Pelo fato de estar localizado mar adentro, o impacto visual e acústico é muito pequeno, o que permite aproveitar superfícies muito extensas. Graças a isso, os parques eólicos offshore costumam ter várias centenas de megawatts de capacidade instalada.
-
A facilidade do transporte marítimo — que tem poucas limitações relativamente à carga e às dimensões em comparação com o terrestre — tornou possível que no mar os aerogeradores alcancem potências unitárias e tamanhos muito maiores do que em terra.
ONDE OS PARQUES EÓLICOS OFFSHORE PODEM SER INSTALADOS?
Atualmente, os parques eólicos offshore estão localizados em águas não muito profundas (até 60 metros de calado) e afastados da costa, das rotas de tráfego marinho, das instalações estratégicas navais e dos espaços de interesse ecológico.
Conforme o último relatório da associação europeia de energia eólica WindEurope, Energia Eólica offshore na Europa: tendências e estatísticas chave 2018, publicado em fevereiro de 2019, os parques europeus têm uma profundidade média de 27,1 metros (apenas um pouco menos que no ano anterior), distando em média 33 quilômetros da costa, em comparação com os 41 km médios registrados no relatório de 2017. O Reino Unido é o país com a maior capacidade instalada da Europa, com 44% de todas as instalações de energia eólica offshore (em MW). Depois estão: Alemanha (34%), Dinamarca (7%), Bélgica (6.4%) e Holanda (6%).
COMO OS AEROGERADORES OFFSHORE EVOLUÍRAM?
A capacidade das turbinas em alto mar aumentou consideravelmente durante a última década segundo o relatório Energia Eólica offshore na Europa: tendências e estatísticas chave 2018 da WindEurope. No ano passado começaram a ser instalados aerogeradores de quase 9 MW de capacidade. O estudo destaca que a capacidade média dos parques eólicos offshore em construção na Europa chega a 561 MW, enquanto que em 2018 a capacidade média por aerogerador foi de 6,8 MW, 15% a mais do que em 2017. A potência das turbinas aumentou 102% só entre 2007 e 2017.
O desenvolvimento de novos tipos de fundações que permitam localizar essas instalações a uma maior distância da costa e a contínua evolução da potência e do desenho dos aerogeradores são apenas alguns dos progressos aos quais assistiremos nos próximos anos. Avanços que indubitavelmente auguram um longo e próspero futuro para os parques eólicos offshore.
Desconto na conta de luz da Cemig!