Glauco Diniz Duarte Empresa – porque utilizar energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar é aquela proveniente da irradiação do Sol. Ela pode ser utilizada para diversos fins, entre eles o aquecimento de água e a geração de energia elétrica. Este último é o mais comum e, por isso, muitas vezes o termo “energia solar” é utilizado como um sinônimo para a energia elétrica produzida a partir da luz dos raios solares, por meio de sistemas fotovoltaicos, popularmente conhecidos como “kits solares”.
Limpa, renovável e sustentável, a energia solar tem conquistado cada vez mais espaço na matriz energética brasileira. Não é à toa: o país tem uma ótima incidência de raios solares em todo o território. Para você ter uma ideia, a região menos ensolarada do Brasil tem um índice de radiação solar 40% maior que a região mais ensolarada da Alemanha – um dos países que mais utiliza essa fonte de energia no mundo. Ou seja: temos um potencial enorme!
Você quer saber como aproveitá-lo? Então entenda tudo sobre energia solar neste post!
O que é energia solar: definição e principais tecnologias
O conceito de energia solar costuma causar algumas confusões. Para esclarecer essa definição, é importante diferenciar a fonte de energia das tecnologias utilizadas para convertê-la.
Energia solar é uma fonte de energia primária, proveniente da irradiação do sol. Tanto a luz quanto o calor dos raios solares podem ser transformados em outros tipos de energia ou combustível. Para isso, são utilizadas diferentes tecnologias: energia solar fotovoltaica, aquecimento solar, energia heliotérmica e fotossíntese artificial.
Apesar das inúmeras possibilidades, a confusão mais comum é entre o aquecimento solar, um sistema que esquenta a água, e a energia solar fotovoltaica, uma tecnologia que converte a energia solar em energia elétrica.
No entanto, como mencionamos anteriormente, convencionou-se chamar a energia solar fotovoltaica simplesmente de energia solar. Assim, quando falamos energia solar, em geral estamos nos referindo a esta tecnologia. Vamos entender melhor como ela funciona daqui para frente.
Sistema fotovoltaico: como a energia solar é transformada em energia elétrica?
O sistema fotovoltaico é a tecnologia utilizada para gerar energia elétrica a partir da irradiação dos raios solares. Isso é possível graças a um fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico. Ele consiste no surgimento de uma tensão elétrica em um material semicondutor, como o silício, quando este é exposto à luz.
O sistema fotovoltaico pode funcionar de duas maneiras: on grid, quando é conectado à rede pública de distribuição elétrica e off grid, quando opera de forma autônoma. Confira detalhes sobre cada um a seguir.
Tipos de sistemas fotovoltaicos: on grid e off grid
Energia solar on grid
O sistema on grid é utilizado onde há conexão com a rede da concessionária, como o meio urbano. Pode ser instalado em residências e empresas de todos os tamanhos. Uma das principais vantagens desse sistema é a compensação de energia elétrica, que funciona da seguinte forma:
A energia elétrica gerada é usada pelo próprio imóvel e o que sobra é enviado à concessionária, que concede créditos ao consumidor;
Os créditos são convertidos na conta de luz e podem ser utilizados em até 60 meses;
É possível transferir o crédito para outro imóvel, desde que esteja registrado no mesmo CPF;
Os créditos podem ser utilizados durante a noite ou em momentos em que a demanda de energia do imóvel seja maior do que a produzida pelo sistema.
Energia solar off grid
Já o sistema off grid é totalmente autônomo, ou seja, não é integrado à rede pública de energia elétrica. Ele é ideal para locais distantes da rede ou sem acesso à distribuição de energia, como áreas rurais. A energia produzida é armazenada em baterias para garantir o fornecimento durante a noite ou em períodos sem geração ou com variação na produção de energia, como pode ocorrer em dias nublados. Assim, dá total autonomia energética. Algumas aplicações do sistema off grid são:
Sistemas de monitoramento veicular 24h para transportadoras de cargas;
Rádios outdoor para provedores de internet;
Veículos recreativos ou food trucks;
Câmeras e equipamentos de monitoramento de segurança em locais como praças, ruas e fazendas, que necessitam de autonomia energética.
Produção de energia solar quando não tem Sol
Essa é uma dúvida muito comum. À noite, como não há incidência de raios solares, o sistema não gera energia. Nos dias chuvosos e nublados, o sistema continua produzindo energia, porém com capacidade reduzida, uma vez que a incidência de raios solares diminui.
No entanto, em nenhum dos casos o imóvel fica sem abastecimento de energia. Nos sistemas off grid o fornecimento de energia é feito pelas baterias. Já nos sistemas on grid é feito pela rede elétrica da concessionária, utilizando os créditos da compensação de energia, como vimos anteriormente.