Glauco Diniz Duarte Empresa – como vender energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, produzir a própria eletricidade é uma forma de economizar nas contas de luz e de ajudar na preservação do meio ambiente. Esses são alguns dos motivos que levam grandes empresas e pequenos consumidores a optarem por gerar a própria energia elétrica. Mas você sabia que tem como ganhar dinheiro vendendo sistemas de energia solar?
O território brasileiro tem uma vasta capacidade de incidência solar durante todo o ano e supera países que, hoje, lideram o consumo de energia solar no mundo. Assim, o mercado de energia solar no Brasil cresceu mais de 200% em 2019. Além disso, as altas tarifas energéticas e a instabilidade do setor impulsionam a valorização e o crescimento dessa tecnologia.
No entanto, para saber ganhar dinheiro com a venda de sistemas de energia solar, é fundamental se capacitar e conhecer as tecnologias disponíveis para escolher a que mais se encaixa ao seu perfil. Neste post, vamos mostrar algumas possibilidades do setor. Continue a leitura!
QUAIS AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR?
A energia solar oferece várias vantagens, tanto para os consumidores quanto para quem vende essa tecnologia. Aquelas pessoas que aderem à produção da própria eletricidade estão em busca, principalmente, da economia, que pode chegar até 95% nas contas de luz. Além disso, os compradores dos sistemas fotovoltaicos querem proteção contra a inflação do setor energético e a valorização do imóvel.
Com o mercado em expansão, o investimento em energia solar se torna promissor e bastante rentável também pelas questões ambientais. A preocupação com o meio ambiente é uma pauta recorrente e aquece o setor de energia fotovoltaica. Por isso, quem deseja empreender nesse setor vê grandes oportunidades para o futuro.
COMO GANHAR DINHEIRO VENDENDO SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR?
O mercado de energia solar é um setor que tende a crescer e melhorar no Brasil e no mundo. Com os constantes aumentos nas tarifas energéticas e a crise no segmento de abastecimento e fornecimento de energia elétrica, a instalação de sistemas fotovoltaicos está em constante alta nos últimos anos.
Além disso, cada vez mais empresários e consumidores têm despertado para o consumo consciente e inteligente de eletricidade por meio de fontes de energia renováveis e limpas. Para quem deseja entrar no mercado, separamos algumas formas de lucrar com a energia solar.
INSTALE PAINÉIS SOLARES
A primeira opção para as pessoas que desejam empreender no ramo de energia fotovoltaica é instalar os painéis solares. Nesses casos, os profissionais precisam fazer cursos técnicos para se especializarem na área. Para ser um instalador de módulos fotovoltaicos, é preciso ser contratado, com carteira assinada, por uma empresa capacitada no segmento ou optar pela prestação de serviço.
No entanto, prestar serviços e trabalhar por conta própria tende a gerar os maiores e os mais significativos lucros, além de proporcionar liberdade ao empreendedor de adequar seu horário de trabalho conforme a sua rotina.
REVENDA A TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA
A conscientização sobre a importância da sustentabilidade para o meio ambiente é um fator que impulsiona o crescimento da energia solar. Por isso, é possível ganhar dinheiro revendendo a tecnologia fotovoltaica e preservando a natureza. Atualmente, existem inúmeras variedades de produtos que utilizam a energia solar.
Em casa, equipamentos solares para jardim, como mesas equipadas com painéis solares, fornos e até isqueiros solares, são alguns exemplos que fazem uso dessa tecnologia. Além disso, existem mochilas equipadas com placas solares, aquecedores termais e carregadores de celular.
ABRA O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
Algumas pessoas desejam abrir o próprio negócio em busca de mais flexibilidade de horários e de autonomia para a tomada de decisões. Por isso, para quem tem espírito empreendedor, criar uma empresa pode ser a alternativa mais lucrativa.
No setor de energia solar, a venda e a instalação dos sistemas fotovoltaicos por meio de uma franquia representam uma ótima opção para quem entra no mercado. O investimento inicial, muitas vezes, é alto, porém esse tipo de empreendimento é seguro e bastante rentável.
COMO ABRIR UMA FRANQUIA DE ENERGIA SOLAR?
Um caminho para ganhar dinheiro vendendo energia solar é investir em uma franquia que comercializa e instala os sistemas fotovoltaicos. Para isso, é importante conhecer todo o funcionamento dessa tecnologia, assim como seus benefícios, o público-alvo e a regulamentação no mercado.
Também é fundamental pesquisar sobre as possibilidades e as facilidades oferecidas pelas franquias, principalmente sobre a quitação do investimento. Então, para se tornar um franqueador de sucesso, é preciso:
entender como funcionam os sistemas fotovoltaicos: é fundamental saber como se dão a captação e a conversão dos raios solares em eletricidade e conhecer todos os equipamentos necessários para a produção de energia elétrica;
conhecer as regulamentações no Brasil: estude a Resolução Normativa 482 e a RN 687, que regulamentam a geração e o uso da energia solar no país;
apresentar as vantagens dos sistemas fotovoltaicos para os seus clientes: saiba mostrar os inúmeros benefícios dessa tecnologia com segurança e firmeza;
saber o perfil do público-alvo: os segmentos que mais consomem energia solar são: residenciais, comerciais e rurais, portanto, foque a sua atenção neles na hora de prospectar clientes;
escolher o modelo de franquia mais adequado ao seu perfil: analise as possibilidades oferecidas pelas franquias, como o valor inicial de investimento e as estratégias de marketing, e opte por aquela que melhor se encaixa à sua realidade e aos seus gostos.
COMO ESCOLHER UMA FRANQUIA DE ENERGIA FOTOVOLTAICA?
Para escolher uma franquia de sucesso, é fundamental optar por aquelas que oferecem um plano de negócios bem definido para pequenas, médias e grandes cidades. Considere a região em que você deseja abrir a franquia e faça uma pesquisa inicial para avaliar o potencial de mercado. Procure analisar a aceitação do mercado, o nível da demanda e o grau de competitividade.
Outro fator importante é conhecer a estratégia de concorrência da franquia e como está a sua liderança de preço no mercado. Além disso, boas franquias devem focar a tentativa de entender melhor o cliente, atendendo às suas necessidades e aos anseios.