Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel dispara
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, passar por um caso de motor a diesel disparado é, sem dúvida, um dos maiores pesadelos dos proprietários de veículos movidos a diesel. Nomeado de maneira bastante autoexplicativa, o perigoso acontecimento ocorre quando um motor a diesel acelera descontroladamente e não para.
O motor a diesel disparado pode gerar danos ao motor do veículo, ferimentos à pessoas ou coisas ainda piores. Ainda que nos veículos modernos o caso seja mais raro, devido aos dispositivos eletrônicos de segurança para fechamento da admissão, sempre é possível que um motor a diesel dispare. Devido a isso salientamos a importância de manter a manutenção dos componentes em dia.
Motor a diesel disparado: Por que isso acontece?
Diferente dos motores movidos a gasolina, os motores a diesel não possuem o controle de injeção ar-combustível que é feito pela válvula borboleta. Nos motores diesel, a velocidade do motor é controlada pela quantidade de combustível injetada nos cilindros pela bomba injetora – esta que, quando acionada pelo pedal do acelerador, regula o volume de combustível a ser enviado para o motor.
Como os motores a diesel também não possuem vela de ignição, a queima do combustível é feita por compressão devido à elevação de temperatura. Quando ocorre a injeção de combustível sem controle de pressão e volume, o motor pode acelerar até disparar. Assim surge o terrível motor a diesel disparado!
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
Além dessa possibilidade, o disparo de um motor diesel também pode ocorrer por:
-
Problema na bomba injetora que envia muito combustível para o motor;
-
Vazamento de compressão causado pela folga entre os pistões e as paredes do cilindro, que podem mandar gases de compressão para o cárter, o que faz com que a névoa de óleo seja levada para a admissão podendo gerar o disparo do motor;
-
Excesso de óleo lubrificante no cárter, capaz de gerar vapor e colocar o motor em risco.
Como interromper o funcionamento de um motor a diesel disparado?
Quando nos deparamos com um vídeo ou até mesmo pessoalmente com um caso de motor a diesel disparado, logo pensamos em desligar o veículo, certo? Como os motores a diesel utilizam ignição por compressão e possuem fluxo de ar irrestrito, desligar o veículo não é a solução do problema.
Nesse caso, a única opção viável é obstruir a entrada de ar no motor. Sem ar, o motor não gera a queima de combustível e o motor acaba desligando. Você pode abafar o motor das seguintes maneiras:
-
Utilizando um extintor de CO2 na admissão de ar do motor;
-
Cobrindo o motor fisicamente (o que pode ser mais difícil dependendo do acesso ou dutos de admissão de ar);
-
Engatar a marcha mais alta do veículo e soltar a embreagem lentamente para pegar no volante do motor (somente em veículos com câmbio manual).
Uma outra opção seria esperar o diesel acabar, porém devido às altas temperaturas é bastante provável que o motor sofra danos maiores.
Desconto na conta de luz da Cemig!