Glauco Diniz Duarte Empresa – Como motor diesel funciona
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, desde 1979, a Volvo oferece motores a diesel em seus veículos. Ao longo das décadas, esses modelos se destacaram por serem confiáveis, seguros e duráveis. Agora, você também pode ter o seu Volvo a diesel: o XC60, um SUV robusto e polivalente, que aguenta diversas condições e terrenos.
Mas você sabe como funciona um motor a diesel? Sabe por que ele é econômico? Veja a seguir o que acontece dentro da máquina que está por baixo do seu capô.
Combustão
Em primeiro lugar, você precisa saber que o motor a diesel é do tipo combustão interna. Ou seja, a queima do combustível (responsável por fornecer a energia ao carro) acontece dentro dos cilindros, peças essenciais. O motor a gasolina também é tipo combustão interna, mas existem algumas diferenças importantes entre cada um deles.
Como funciona o motor a gasolina
O motor movido a gasolina funciona da seguinte maneira: nele, ar misturado ao combustível é injetado nos cilindros. Um pistão faz a compressão dessa mistura, o que a torna explosiva. Em seguida, a vela solta uma faísca, causando uma explosão, que empurra o pistão de volta. É esse processo que faz o carro se movimentar, e ele acontece milhares de vezes por segundo.
Diesel: mais simples
Um motor a diesel funciona de uma maneira bastante semelhante. O primeiro passo é permitir que ar entre no cilindro, para em seguida comprimi-lo com o pistão. Até aqui, tudo igual. A diferença é que a compressão é muito maior (de 14 a 25 vezes). Isso faz com que a temperatura do ar suba muito (a até 500°C). Em seguida, o diesel é espirrado dentro do cilindro como se fosse um spray. Devido à alta temperatura, a mistura explode, gerando a energia necessária para girar as rodas.
Essa mecânica explica por que o motor a diesel é mais eficiente do que a gasolina. A falta das velas simplifica o desenho dele e permite que haja uma compressão muito maior. Isso faz com que a queima do combustível seja mais completa, o que comparativamente gera mais energia. Além disso, o diesel contém mais energia por litro do que a gasolina por conta de sua composição molecular. Por último, o diesel lubrifica o motor melhor o que gasolina e, com isso, gera menos fricção (fazendo com que o motor desperdice menos energia).
A simplicidade do motor a diesel faz com que ele seja usado em diversas áreas e tipos de veículos. Estão presentes em trens, tratores, submarinos, navios, entre outros. Como são desenhados para aguentar altas pressões internas, esses motores são, geralmente, muito resistentes.
Existem três tamanhos básicos de motor a diesel: pequenos, médios e grandes. Os primeiros são usados em carros de passeio, caminhonetes, pequenos tratores, geradores, e produzem força de até 250 cavalos. Podem ter quatro ou seis cilindros. Os médios têm força de até 1.000 cavalos e equipam tratores maiores, equipamentos agrícolas e caminhões grandes. Já os grandes aparecem em navios, locomotivas e grandes geradores.
Motores a diesel também podem ser classificados como de dois ou quatro tempos. Esses “tempos” nada mais são que os movimentos feitos pelos pistões na subida e descida. Os motores de dois tempos têm apenas dois movimentos (subida e descida), enquanto que nos de quatro, há ainda os estágios de exaustão e entrada dos gases envolvidos no processo de combustão.