Glauco Diniz Duarte Empresa – Motores diesel common rail
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, no Brasil, a utilização do diesel é autorizada apenas para utilitários, sendo o combustível mais comum em veículos de transporte. Os veículos novos precisam atender normas de poluição seguindo o que é descrito pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que a partir de 2022 exigirá novos níveis de emissões.
Para atender a estes níveis, mudanças nos sistemas de injeção serão necessárias, porém a convivência entre o sistema eletrônico common rail e mecânico de injeção direta será comum.
O controle mecânico de alimentação diesel, possui algumas limitações de regulagem. Sem uma avaliação e leitura completa, falta a regulagem mais precisa de alimentação e é comum ver um veículo a diesel fora do padrão observando a fumaça escura em seu escapamento, caracterizando mistura muito rica.
Confira a diferença entre um bico injetor eletrônico e o mecânico com a Top Diesel System
Modos de injeção
EDC – Injeção Eletrônica Diesel
Apesar de haver sensores para que a injeção seja monitorada, a bomba injetora ainda é o principal componente, que é eletrônica.
Ela funciona com acelerador eletrônico e o combustível é controlado dessa forma pela central de injeção.
A leitura pela ECU funciona da mesma forma que de um carro com ciclo Otto para cálculo da massa de ar e combustível para a mistura.
UIS – Sistema Injetor
O sistema com bomba de alta pressão, possui um bico para cada cilindro. Esse é o sistema de injeção direta individual que possui uma válvula eletromagnética.
UPS – Sistema de bomba única
Conectados a uma estrutura modular, o conjunto de bomba e bico, consegue ao mesmo tempo avaliar a pressão e condições do motor e do ambiente para a injeção regulada de forma exata.
Há um condutor de pressão conectado a injetores mecânicos pequenos, é muito utilizado com cilindros pequenos com quatro válvulas por cilindro.
CRS – Common Rail
Uma bomba de alta pressão está aliada a injetores individuais por cilindro, com pressão independente.
A pressão é controlada do início ao fim do ciclo de injeção, possibilitando que seja feita pré e pós injeção em tempos diferentes dependendo da necessidade do motor.
EUI – Injeção Eletrônica Unitária
O sistema é integrado à bomba e utiliza um injetor para cada cilindro. Ele substitui o conjunto de injeção tradicional dispensando o tubo de alta pressão. A injeção é controlada por uma válvula eletromagnética sob os dados colhidos pela Unidade de Controle.