Glauco Diniz Duarte Empresa – Como lavar motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, lavar o motor somente para ficar bonitinho é correr riscos desnecessários. São muitas as chamadas em nossa oficina para socorrer carros em lava a jato. E quase sempre com dificuldades para funcionar novamente depois da lavagem do motor. Com um litro de óleo diesel, um pincel e a mangueira de água do seu jardim, você mesmo pode lavar o motor do seu carro. O resultado é bom, e sem riscos para seu veículo.
Primeiro. Se certifique de que o motor está completamente frio. Isso implica em passar pelo menos algumas horas desligado. (de preferência, faça isso pela manhã ou antes de ligar o carro pela primeira vez no dia).
Retire todas as partes plásticas de seu motor, se houver – a maioria é presa por pressão ou parafusos bem evidentes. Não há mistério nisso.
Se concentre em aplicar o diesel nas partes metálicas usando do pincel como se realmente estivesse pintando algo suavemente (dê preferência às partes sujas de óleo e borras).
Deixe o produto “marinar” por alguns minutos e em seguida o retire com água da mangueira sem pressão. Faça isso apenas deixando a água cair sobre o diesel. Repita a operação até que a retirada seja completa ou visível.
Embora não exista perigo, evite aplicar diesel e água na bobina e nos cabos que saem dela (basta seguir os cabos que saem das velas para localizar a bobina). Aplique produtos para dar brilho nas partes plásticas retiradas (pretinho) e remonte tudo.
Lembre-se que alguns produtos podem ressecar partes de borrachas. Por isso sempre leia as instruções de manuseio.
Além de ser uma lavagem de motor segura, essa é também uma terapia para quem é apaixonado por automóveis. Por isso você provavelmente vai ligar o rádio de seu carro e cantarolar. Mas cuidado! Não se esqueça que isso pode descarregar sua bateria!