Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel dispara
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quando um motor diesel se descontrola, significa que a coisa vai descontrolar-se em direção à zona vermelha do conta-giros. Ruído e fumaça preta / fuligem na parte de trás estão chegando como um bônus.
Se você encontrar um motor diesel disparando durante a condução, o carro vai começar a acelerar de forma incontrolável, o que pode causar a queda, dependendo da sua habilidade de condução e da capacidade de manter a calma ou não.
Um motor diesel estacionário basicamente destruirá o motor se não parar no tempo. Dependendo das condições, o motor pode se abrir, espalhando fragmentos e pedaços por todo o lugar.
O que causa um motor diesel disparado?
A velocidade de um motor a gasolina é controlada pelo corpo do acelerador, que permite que mais ou menos ar entre nos cilindros e queime mais ou menos combustível para criar um estrondo maior ou menor. Em um motor a diesel, o fluxo de ar não tem restrições e é mantido sob controle apenas pela quantidade de combustível injetada nos cilindros.
Então, basicamente, contanto que haja ar e algo para ser aceso dentro dos cilindros, o motor a diesel continuará trabalhando para sempre, já que ele retransmite a compressão para queimar o combustível do que em uma faísca como os motores a gasolina.
Os motores a diesel modernos têm menor probabilidade de disparar, pois o combustível é calculado e fornecido por um computador, dependendo de vários fatores. Mesmo que algo aconteça ao pedal de aceleração (que usa um sistema de acionamento por fio), o computador cortará o combustível para as condições de marcha lenta quando você aplicar o freio por pelo menos meio segundo, mesmo se você colocar o pedal no metal.
No entanto, um pedal de acelerador ruim é a causa menos comum para um motor a diesel disparado. Você deve estar mais preocupado com outros combustíveis que o diesel que pode ser ingerido pelo motor e não pode ser controlado.
Por exemplo, se o carro estiver cercado por ar contaminado com gás natural ou propano, isso pode causar uma fuga e parará apenas quando os gases não estiverem mais presentes ou se o suprimento de ar for interrompido. Alguns motores podem funcionar com poeira de carvão e até mesmo óleos. Como lembrete, você deve saber que quando o motor a diesel foi inventado, o óleo diesel não existia e estava funcionando com óleo vegetal.
Falando em óleos, esta é a causa mais comum de um motor a diesel enlouquecer. Você provavelmente está perguntando quem, no seu perfeito juízo, vai derramar óleo em uma entrada de motor, mas não se esqueça de que o próprio motor usa bastante óleo lubrificante para funcionar sem problemas.
Sim, o óleo lubrificante é o maior inimigo e pode ser consumido de duas maneiras – através do turbocompressor ou de um tubo de respiro do cárter.
Como você deve saber, o turbocompressor gira em milhares de rotações por minuto para bombear mais ar para o motor. Para fazer isso por longos períodos de tempo, o óleo é usado para lubrificar seu grupo rotativo e manter sua temperatura normal.
Portanto, se os selos estiverem velhos e estourados, o óleo se juntará ao ar e será enviado para o motor, fazendo com que ele vá mais e mais rápido e mais rápido até a destruição ou o óleo se esgote. Mas isso raramente vai acabar bem.
Isso também funciona para o óleo enviado para o motor através da ventilação do cárter. O cárter é conectado através de mangueiras à entrada para ventilar a névoa de óleo criada quando o motor funciona. Se os anéis do pistão estiverem velhos, eles não vedarão adequadamente a câmara de combustão durante a explosão, deixando que o gás pressurizado entre no cárter abaixo e empurre mais névoa para a entrada e assim por diante.
Colocar muito óleo no seu motor ajudará a causar a situação acima mencionada.
Para parar o funcionamento de um diesel, você deve cortar seu suprimento de combustível ou ar. No entanto, se você encontrar isso durante a condução, a força mecânica chegará primeiro. Seja qual for o caso, certifique-se de que qualquer ação a seguir seja segura. Este é um guia geral e pode não ser capaz de trabalhar com diferentes circunstâncias da vida real.
Se o seu diesel está disparado enquanto você dirige, certamente sentirá a aceleração não intencional. Levante o pedal do acelerador e aplique os freios – observe o quão próximo outro veículo o está seguindo para que ele perceba e evite uma colisão traseira. Sob nenhuma circunstância você deve colocar o motor mais alto que sua própria vida (ou outras). Deixe o motor gritar e coloque a transmissão em ponto morto para que não acelere mais e pare.
Não entre em pânico se você dirigir um automático porque a maioria deles permitirá que você selecione o ponto morto e pare enquanto estiver em movimento.
Assustado de fazer mais alguma coisa depois que você parou? Apenas deixe a maldita coisa se consumir e chamar as autoridades. Não se esqueça de recuar e avisar as pessoas próximas sobre o que está acontecendo.
Então, o método mais rápido para desligar o motor é usar o extintor de CO2 que você normalmente carrega em seu carro. Pegue, puxe o capuz e borrife bem perto da entrada. Isso ajuda se você sabe qual é antes. Se não, pulverize em todos os lugares. O CO2 substituirá o ar necessário para queimar o combustível que deve parar o motor.
Este método também funciona se os gases inflamáveis que cercam o carro começaram a fugir. No entanto, se o óleo na admissão estiver causando a fuga, haverá muita fumaça saindo do escapamento. Se o vento soprar por trás e cobrir o carro inteiro, é melhor você ficar longe e ligar para as autoridades.
Não tem um extintor de CO2? Outra maneira de cortar o suprimento de ar do motor é bloqueando manualmente a entrada com algo – um pano ou um pedaço de madeira compensada. Se você cobriu a entrada com força, mas o motor ainda funciona, isso significa que há vazamentos ao longo do resto da tubulação de entrada e o motor é capaz de sugar a partir daí.
Com uma transmissão manual, você pode colocá-lo na marcha mais alta, aplicar os freios e liberar a embreagem. Isso deve oferecer mais resistência do que o motor pode sustentar e sufocá-lo. Se você não perder a calma, a manobra pode funcionar enquanto estiver dirigindo, basta colocá-la na quinta ou sexta marcha, soltar a embreagem e aplicar os freios ao mesmo tempo.
Se você tentou o primeiro método, colocando-o em ponto morto e puxando, a manobra ainda pode ser executada da mesma maneira – depois de parar com segurança, segurar os freios com firmeza, engatar a marcha mais alta e despejar a embreagem. O carro pode empurrar para a frente, então cuidado.
O que fazer depois que você parou um diesel disparado?
Mesmo se você passou por uma fuga leve, sob nenhuma circunstância você deve ligar o motor novamente. Se o carro estiver parado em uma posição segura, não interferindo com o tráfego, deixe-o lá com as luzes de alerta acesas e chame a assistência da estrada para rebocá-lo até a oficina mais próxima.
Se o seu carro está incomodando o tráfego, coloque as luzes de alerta e empurre-o para fora da estrada, se puder.