Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel dura mais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as crescentes apostas nos modelos 100% eléctricos e nas motorizações híbridas são já uma aposta crescente entre muitas construtoras. Porém, apesar destas opções oferecerem atributos interessantes para um futuro sustentável e mais ecológico, podemos de igual forma assumir que ainda não se encontram numa fase generalizada.
Com esta ressalva, podemos ainda assumir, que que os combustíveis tradicionais ainda irão manter-se por muitos anos no mercado e fazer dirigir muitos condutores pela estrada.
Desta forma, torna-se pertinente continuarmos a debruçar sobre a questão da escolha entre gasóleo ou gasolina como ainda sendo as duas alternativas mais comuns entre a maior parte dos compradores de automóveis.
Caso esteja decidido em comprar um carro, mas continua com a questão sobre qual o combustível que melhor se adapta a si e à sua rotina diária, o melhor mesmo será entender as principais diferenças, vantagens e desvantagens de cada um destes combustíveis.
Se por um lado os carros movidos a gasóleo garantem maior economia nos consumos, mas obrigam a preços superiores na sua aquisição, a gasolina oferece maiores consumos, mas traz consigo também vantagens a longo prazo.
Em termos de evolução, podemos assumir que os motores diesel se destacaram nesse sentido, especialmente nas emissões de CO2. Claro que, face à gasolina, o uso do óleo neste combustível continua a ser um dos pontos mais negativos para o nosso ecossistema.
Contudo, em comparação com cerca de duas décadas atrás, podemos claramente assumir que o rendimento dos motores diesel, assim como a gestão das emissões expelidas para atmosfera, foi significativamente reduzido. Algumas construtoras assumem mesmo que os motores a gasóleo atuais poluem tanto ou menos que um motor a gasolina.
Na hora de fazer as contas sobre o número de idas à oficina e o valor das revisões entre cada um dos combustíveis, podemos já assumir que uma motorização sai mais penalizada do que outra no ato do pagamento.
Por outro lado, é também possível determinar a longevidade e o ciclo de vida entre o motor a gasóleo ou gasolina. Se se considera um condutor dinâmico e que pretenda utilizar o seu veículo para fazer muitos quilómetros por dia, o diesel pode ser uma boa escolha. Se apenas utiliza o seu automóvel para trajetos curtos ou raramente necessite de fazer longas viagens, a gasolina pode ser uma opção vantajosa.
Estilos de condução também são questões de peso na balança de decisão entre comprar um carro a gasóleo ou gasolina. Existem condutores que preferem conduzir modelos a gasóleo cujas rotações do motor atingem rapidamente a potência e binário do motor, tornando a condução mais prática e dinâmica.
Optar por um motor a gasóleo ou gasolina é considerar de igual forma o valor inicial da aquisição e perceber qual dos combustíveis pode assegurar menores custos de utilização a longo prazo. Para entendermos esta equação, é importante perceber as vantagens e desvantagens entre os dois tipos de combustível.
Dinâmica na condução/ facilidade em controlar o ponto de embraiagem;
Maior binário a baixos regimes;
Acelerações mais imediatas;
Combustível mais barato.
Desvantagens
Valor de aquisição é maior;
Manutenções mais caras;
Peças de substituição com valores mais elevados;
Valor dos usados é maior;
Motor mais barulhento e mais bruto;
Mais poluente que os motores a gasolina.
Gasolina:
– Vantagens
Valor de aquisição é menor;
Manutenções mais económicas;
Menos poluente que o gasóleo;
Motores mais refinados e menos ruidosos que nos carros a gasóleo;
– Desvantagens
Automóveis a gasolina usados perdem desvalorizam mais;
Motores menos eficientes e menos duráveis;
Combustível mais caro;
Maiores consumos;
Binário inferior que os motores a gasóleo.
Realidade antiga e atual dos diesel
Não há muitos anos atrás, os diesel eram o combustível preferido por muitos portugueses. Mesmo sendo caros, a oferta de maior economia entre estes motores era um fator atrativo.
Da mesma forma, os condutores gostam dos carros a gasóleo por serem agradáveis de conduzir. Por recorrerem ao turbocompressor, estes respondem de forma mais energética aos pedidos do acelerador.
Outro dos fatores que influenciam o gosto dos portugueses pelos carros a gasóleo baseia-se na facilidade de vender um carro usado. Muitos são os compradores que optam por comprar um diesel, sabendo que dentro de 5 ou 10 anos, o poderão vender facilmente.
Porém, devido às restrições do volume de carros a gasóleo, em determinados centros históricos de grandes cidades, os motores a gasolina voltam a passar a perna aos carros a diesel. Mas será que a realidade atual se baseia sobretudo nas premissas discutidas no parlamento europeu?
Atualmente, os estudos de 2018 apontam que os carros a gasolina são os que mais têm vendido e os carros a gasóleo parecem estar ameaçados.
De acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), embora os veículos a gasóleo tenham mantido a liderança das vendas no mercado português (53%), os mesmos perderam terreno face à aquisição de carros a gasolina.
A ameaça aos motores a diesel tem sido notícia constante. Crê-se, inclusivamente, que a tendência nas vendas dos carros a gasolina se mantenha, ganhando força nos países mais a norte da União Europeia, onde as penalizações pelo incumprimento dos níveis permitidos de CO2 emitidos são muito mais exigentes do que cá.