Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel dura mais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, um veículo precisa de cuidados frequentes para não apresentar problemas que podem ser agravados pela falta de manutenção.
E é isso que acontece quando um veículo circula livremente pelas ruas com óleo vencido no motor.
Além de limpar, o óleo tem a função de manter a temperatura do motor. Então, fora da validade, o lubrificante pode gerar aumento na temperatura e prejudicar a performance do veículo. Inclusive influenciar no maior consumo.
Para evitar esses problemas é preciso saber como e quando fazer a troca de óleo do seu carro.
No entanto, há muita gente por aí dando palpites errados. Ou ainda, achando que está fazendo certo quando na verdade não está.
Foi pensando em esclarecer essas dúvidas que escrevemos esse artigo. Nele vamos mostrar os impactos que rodar com óleo vencido no motor pode trazer para o seu veículo e esclarecer alguns mitos que existem por aí.
O que acontece se rodar com óleo vencido no motor?
Quando o óleo está vencido no motor ele tem forte impacto no bom desempenho do veículo. Sobretudo, porque ele tem função lubrificante, e por isso, é capaz de reduzir o atrito e evitar problemas de desgastes excessivos.
Portanto, rodar com óleo fora da validade é extremamente prejudicial. Fazer isso diminui a vida útil dos componentes do motor, chegando muitas vezes a fazê-lo parar de funcionar e até fundir.
Quando o óleo está sujo o carro começa a dar alguns sinais. Um dos primeiros indícios é o aumento no consumo de combustível e trepidações. Além disso, o carro também pode apresentar mau funcionamento do motor.
Quando a situação é agravada e o óleo perde suas propriedades lubrificantes, ele permite que a sujeira se acumule no motor, podendo entupir os dutos e aumentar a temperatura.
Quando o pior acontece, a solução é encaminhar o carro para uma retífica. Caso isso aconteça com você, é bom preparar o bolso. O reparo costuma ser bastante salgado.
Atenção: óleo preto não é óleo velho
Muita gente acredita que a cor do óleo pode indicar que ele passou da validade. No entanto, trata-se apenas de um mito, pois o que vale é o prazo correto da troca.
Desse modo, não se preocupe com a cor preta do óleo. Se o lubrificante do seu carro apresentar este aspecto ele está cumprindo com o seu papel. Ou seja, a limpeza do motor.
Quando é necessário fazer a troca?
Para evitar problemas é essencial seguir a recomendação das montadoras quanto a quilometragem para substituir o óleo e o filtro de óleo.
O mesmo serve para a escolha do tipo do óleo que será usado na troca. O manual do proprietário traz essa recomendação, indicando o que deve ser usado: se mineral, sintético ou semissintético.
Em média o prazo indicado costuma ser de 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros.
Mas atenção: carros que rodam mais precisam redobrar os cuidados. Tudo é uma questão de análise.
Além disso, também é muito importante saber medir corretamente o nível de óleo e não exagerar ao completar.
Saiba medir corretamente
Para checar o nível de óleo, o motor deve estar frio, pelo menos 5 minutos desligado. Sempre com o veículo em local plano.
Ao completar, não exagere. O óleo deve estar entre o mínimo e o máximo da vareta. Colocando a mais você também pode gerar problemas no veículo.