Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel dura mais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, dá para dizer que os proprietários de picapes a diesel são os mais fieis entre os consumidores de automóveis no Brasil. Você dificilmente vê algum fissurado por caminhonete abandonar o segmento para adquirir um sedã ou SUV, por exemplo – em especial fazendeiros e pessoas que utilizam seus carros em trechos mais acidentados.
Assim como os demais modelos de outras categorias, as picapes turbodiesel atendem um perfil específico de consumidores no mercado nacional. Dá para dizer que esse tipo de veículo não é para todo mundo. Ou melhor, nem todo mundo tem interesse em um modelo de determinado segmento.
Entre as qualidades, as picapes turbodiesel são, na maioria das vezes, bastante robustas. São aqueles veículos que topam qualquer parada.
Além disso, são ideais para quem curte ou necessita trafegar por trechos mais acidentados ou off-road, precisa de um utilitário com boa capacidade de carga ou até mesmo necessita de um carro mais robusto.
Por outro lado, as picapes são demasiadamente grandes para os centros urbanos. Elas possuem mais de cinco metros de comprimento, o que complica a acomodação em vagas de estacionamento das cidades – você certamente vai precisar rodar várias vezes até encontrar uma vaga do tamanho da sua picape.
Todavia, vale a pena comprar uma picape a diesel? A diferença de preço de mais de R$ 20 mil ou R$ 30 mil frente à mesma picape em sua versão flex acaba se justificando diante de um determinado tempo?
Para se ter uma ideia, a Toyota Hilux SRV com motor 2.7 flex, câmbio automático e tração 4×4, está disponível nas concessionárias por R$ 148.990. Já a Hilux SRV 2.8 turbodiesel, também automática e traçada, custa R$ 190.990. Ou seja, há uma diferença expressiva de R$ 42 mil separando ambas. O suficiente para comprar um Fiat Mobi ou Renault Kwid (e sobrar dinheiro) ou até um ótimo carro seminovo.
Outro modelo que pode servir de exemplo é a Chevrolet S10. O modelo S10 LTZ 2.5 flex com transmissão automática e tração 4×4 tem preço de R$ 146.090, ao passo que a S10 LTZ 2.8 turbodiesel automática e 4×4 pode ser adquirida por R$ 195.290. Neste caso, há uma diferença de R$ 49.200 – um Chevrolet Joy 1.0 0 km tem preço de R$ 48.690.
Picape diesel ou flex – custos
Porém, nem só do valor desembolsado para a aquisição vive um proprietário de veículo. Há custos com manutenção, combustível, seguro, entre outros.
A respeito do combustível, há uma certa vantagem para donos de picapes a diesel. Em fevereiro de 2020, o preço do diesel S10 era de cerca de R$ 3,771 na capital de São Paulo. Já a gasolina comum tinha preço médio de R$ 4,486. O etanol, por sua vez, era comercializado por, em média, R$ 3,128.
Contudo, o preço do combustível por si só não diz muita coisa. O que vale mesmo é o custo do quilômetro rodado. No caso da Hilux Flex, o consumo médio com gasolina é de 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada (média de 7,5 km/l), enquanto que com etanol as médias são de 4,8 e 5,6 km/l (média de 5,2 km/l), respectivamente.
Sendo assim, com gasolina, o custo do quilômetro (levando em consideração o preço do combustível em SP) é de R$ 0,65 na cidade e R$ 0,55 na estrada. Com etanol, os valores também são de R$ 0,65 e R$ 0,55, nesta ordem.
No entanto, a Hilux Diesel faz 9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. O consumo médio fica na casa dos 9,75 km/l., ou seja, ela “cobra” R$ 0,41 por km rodado na cidade e R$ 0,36 na estrada.
Ou seja, a Hilux Diesel tem um custo por quilômetro bem menor que o da Hilux Flex, seja ela com gasolina ou com etanol.
Em ambos os casos, a Hilux tem tanque de combustível de 80 litros. Ou seja, a Hilux Flex entrega autonomia média (ciclo misto cidade/estrada) de 600 km com gasolina e 416 km com etanol, enquanto a Hilux Diesel tem autonomia média de 780 km.
Numa conta rápida, para rodar os 780 km com 80 litros de combustível da Hilux Diesel, a Hilux Flex precisaria de 104 litros de gasolina ou 150 litros de etanol. Logo, a Hilux Diesel proporciona menos paradas ao posto de combustível e cobra menos para rodar na mesma distância.
Picape diesel ou flex – vantagens e desvantagens
Com relação aos ruídos provenientes do motor, mesmo com toda a tecnologia empregada atualmente nos motores diesel, não dá pra comparar. Se a pessoa se irrita facilmente com um motor barulhento, deve fugir do motor diesel.
Na hora de parar na oficina, para uma pequena manutenção, ou para uma revisão completa, o gasto com o motor a gasolina é sempre menor. Motores diesel tem cuidados frequentes que devem ser observados, como o dreno de água, que deve ser aberto regularmente.
Na durabilidade, ponto para o motor diesel. Se eles não fossem extremamente duráveis, talvez não seriam a escolha unânime de caminhões e ônibus. Ele dura mais pois gira menos, e acaba tendo desgastes menores.
Com relação a emissões de poluentes, quem se preocupa bastante com o meio ambiente e a vida das pessoas, deve ter um motor a gasolina. Isso porque o motor diesel libera substâncias diferentes, incluindo uma chamada acroleína, que pode causar câncer.
E, finalmente, o rendimento do motor diesel é melhor, pois ele nem sequer precisa de faísca para chegar a uma explosão, apresentando uma eficiência térmica melhor.