Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel é mais caro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, muitas são as questões que envolvem a escolha do combustível ideal. Acontecimentos como o aquecimento global, busca por fontes renováveis de energia e a relação custo/benefício deixam o consumidor sem saber qual a melhor opção. Afinal, gasolina, etanol ou diesel? Para responder esta pergunta, o conhecimento é fundamental e por isso vamos falar sobre algumas vantagens e desvantagens dos principais combustíveis disponíveis no mercado brasileiro.
Gasolina
Vantagens
Entre gasolina, etanol ou diesel, a gasolina é sem dúvida a opção mais utilizada em carros de passeio. E isso se dá porque uma das suas principais vantagens é a facilidade em encontrar o combustível em diversas localidades. Ela é extraída em grandes proporções do petróleo, o que lhe garante uma ampla rede de abastecimento mundo afora.
Além disso, seu arranque na combustão do motor é mais eficaz, aquecendo o motor de maneira rápida, inclusive em locais mais frios, onde normalmente a espera é maior. Outro ponto positivo é que alguns aditivos da gasolina conseguem limpar o motor, mantendo sua integridade e ampliando sua vida útil.
Desvantagens
A principal desvantagem da gasolina é que sua queima é uma das principais pela emissão de gases de efeito estufa, que contribuem no aceleramento do aquecimento global. Ela provém de uma fonte não renovável e, por isso, um dia acabará.
Outro problema na gasolina é a variação de preço. São altos e baixos, que influenciam diretamente no valor final do combustível. Ao mesmo tempo que pode baratear os custos do litro de gasolina, pode também deixar a gasolina bem mais cara.
E falando em eficiência, quem será que leva? Gasolina, etanol ou diesel? Bem, a gasolina sai perdendo por se destacar como o combustível mais ineficiente das três opções. Além de não ser renovável, não dá pra utilizar toda sua energia para transformar em força motriz de um veículo.
Existe uma regra muito simples e útil que deve ser usada sempre você tiver que escolher entre gasolina, etanol ou diesel: só vale a pena abastecer com etanol se seu valor for até 70% o valor da gasolina. Se passar disso, em média, não vale a pena especialmente pelo consumo.
Para calcular é simples, basta multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7 e obter o resultado. Se ele for maior que o preço do etanol, então vale a pena abastecer com o combustível vegetal.
Além disso, saiba que existem pelo menos 3 variações do combustível, e você ainda pode optar entre elas. Conheça um pouco mais:
Comum: mais barata e que todos os postos oferecem, tendo a mistura de etanol no combustível regulada pela legislação;
Aditivada: geralmente é a gasolina comum com a adição de aditivos para o motor (não aumenta a potência do motor), ligeiramente mais cara;
Alta octanagem: aquelas que têm mais octanas e trazem mais rendimento ao motor, porém são bem mais caras.
Etanol
Produzido pela fermentação de amido e açúcares de plantas como cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca e batata, o etanol é um biocombustível inflamável e renovável. O processo de transformação dessa matéria-prima em combustível se dá por meio de uma fermentação alcoólica.
Apesar de ser renovável, há diversas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens do uso do etanol, especialmente em comparação à gasolina.
Vantagens
Segundo a Agência Internacional de Energia, utilizar etanol produzido por cana-de-açúcar reduz em cerca de 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, se comparado com a gasolina;
Entre a gasolina, etanol ou diesel, o etanol é o único que não possui data limite de existência, já que depende apenas de terras cultiváveis para o plantio de cana-de-açúcar e outros insumos. Além disso, ele pode ser produzido em vários lugares, o que diminui a dependência de certos países que não possuem reservas naturais de petróleo e gás.
Sobre a sua eficiência, só temos elogios. Como ele precisa entrar em maior quantidade na câmara de combustão, o etanol acaba aumentando a potência do motor em relação à gasolina comum. Mas, por ser de origem vegetal, ele contém água e se o motor não for preparado pelo fabricante para esse combustível, ele pode gerar problemas.
Desvantagens
O etanol não é sempre economicamente vantajoso para o consumidor. Isso depende do preço pago pelo combustível, já que ele rende cerca de 30% menos que a gasolina. Em regiões muito frias, o etanol pode causar problemas devido ao fato de perder sua capacidade de combustão quando está abaixo dos 13°C.
Apesar de ser um combustível renovável, são necessários terrenos de cultivo para obter a matéria-prima do etanol, o que significa desmatamento e uso de terras que poderiam estar produzindo alimentos. Por isso, o ideal é que o consumidor analise todas as vantagens e desvantagens da gasolina, etanol ou diesel e só assim decidir qual a melhor opção de combustível para ser utilizada. O importante é entender os prós e contras e fazer a escolha com consciência.
Quando optar pelo etanol?
Como falamos, consumidor deve optar pelo etanol somente se o valor corresponder a 70% da gasolina. Este tipo de combustível tem um rendimento menor, pois ele queima mais rápido. E se o preço da gasolina for muito próximo ao álcool compensa mais abastecer com gasolina.
Diesel
O diesel, que também é conhecido como gasóleo, provém da destilação do petróleo e é usado para o abastecimento de motores movidos a este tipo combustível, algumas das suas características positivas fizeram dele um sinónimo de confiança.
Vantagens
Uma das principais vantagens dos motores a diesel é que o consumo de combustível chega a ser 35% menor se comparado, por exemplo, à gasolina. Além disso, ele possui maior força, o que explica sua larga utilização por caminhões e carretas transportadoras. Seu preço na bomba do posto é também muito vantajoso, diminuindo os custos significativamente.
Os motores a diesel também tendem a durar mais, é por isso que vemos veículos como caminhões mais antigos nas estradas sem nenhum problema. Por ser mais robusto, os motores a diesel conseguem ter uma durabilidade maior em comparação com os movidos a gasolina.
Desvantagens
Como desvantagens, os carros a diesel costumam ser bem mais caros se comparados aos outros combustíveis. Além disso, o motor é mais pesado e mais barulhento. Os gases resultantes da sua combustão são quatro vezes mais poluentes do que a gasolina e, trata-se também de uma fonte não renovável de energia, com o agravante que possui ainda menor disponibilidade.
Agora, para que a escolha ideal entre um veículo a gasolina, etanol ou diesel seja feita é preciso que você tenha muita atenção e analise todos esses pontos abordados com cuidado. Apenas assim, você poderá fazer a escolha certa.