Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel faz barulho
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, um dos problemas que podem acontecer com seu carro é o da vibração, isso pode ocorrer tanto em carros novos quanto em carro seminovos e os motivos podem ser variados, fique ligado e descubra de onde vem esse problema:
1 – Problemas no motor: Algumas vezes a vibração vem do compartimento do motor, isso pode acontecer porque o propulsor não está recebendo ar ou gasolina suficiente ou há algo de errado com a velha/cabos. Entre os sintomas que indicam que o problema está no motor: o carro vibra durante a aceleração.
2 – Problemas no eixo: Responsável por transferir a potência do motor ao eixo das rodas – o eixo da transmissão – essa parte gira rapidamente. Caso não esteja reto, o eixo da transmissão vibrará quando o carro estiver ligado. A homocinética também pode causar trepidações caso estejam muito desgastadas ou danificadas pela ação da poeira das ruas ou de outros tipos de sujeira.
3 – Problemas nos freios:
Se ao pisar no freio sentir que ele vibrar, esteja certo que existe um problema nos rotores. Se ao frear mais do que o “normal”, os freios podem superaquecer, e isso pode fazer com que os rotores cedam e até quebrem. Deste modo, quando o motorista afunda o pé no freio, e as pinças e pastilhas apertam o disco dos freios acabam não conseguindo se agarrar a um rotor deteriorado.
4 – Rodas instáveis: Se a vibração é sentina no volante, há grandes chances de que o problema seja no alinhamento das rodas. A instabilidade das rodas pode ser causada por problemas na fixação que podem ser causados por parafusos frouxos ou defeituosos. Assim, basta apertá-los ou trocá-los.
As rodas também podem fazer o carro trepidar quando sua estrutura não está reta, ficando um pouco torcida. Quando está desse jeito, a roda não gira perfeitamente e ocasiona a vibração.
5 – Problemas nos pneus:
Outro fator de vibração no veículo pode ser o mau estado de conservação dos pneus. Em alguns casos, o balanceamento resolve. Em outros, quando os pneus apresentam desgaste desigual, basta fazer um rodízio com eles, trocando-os de lugar. Já o desgaste das bandas de rodagem indica que chegou a hora de trocar os pneus.