Glauco Diniz Duarte Empresa – Como saber se o motor diesel está ruim
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, um motor com problema pode ter como causa uma enorme quantidade de falhas. Algumas delas são bem comuns de acontecerem, mas nem sempre são tão fáceis de serem encontradas e resolvidas. Todo mecânico precisa estar afiado e prestar atenção aos sinais que o veículo dá.
Ao longo deste texto vamos mostrar os principais sintomas de um motor com problema, as causas para essas falhas e dar algumas dicas de como resolvê-las. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Superaquecimento
Um problema no motor que costuma aparecer bastante nas oficinas mecânicas é o superaquecimento, conhecido como “carro fervendo”. As causas para esse tipo de situação podem ser várias, sendo que algumas são bem simples de serem detectadas e resolvidas.
O primeiro sinal que o carro dá de que algo está errado é por meio do painel de instrumentos, indicando o superaquecimento por meio de uma luz. Primeiramente, desligue o veículo e deixe que ele esfrie para não correr o risco de se queimar. A principal causa do aumento de temperatura é a falta do líquido lubrificante ou até mesmo do aditivo do radiador.
Esse aditivo é responsável por fazer com que a água ferva a uma temperatura mais alta e, se não for usado, o carro superaquece. Se houver líquido no radiador, veja se ele tem uma coloração azul ou verde. Se não tiver, faça a troca do líquido e coloque o aditivo adequado para o modelo do veículo.
Problemas na bomba d’água e entupimento dos canais de circulação do líquido de resfriamento também podem fazer o carro ferver. Atente-se aos sinais de vazamentos e faça uma limpeza em todo o sistema. Também é uma boa ideia verificar os sensores de temperatura e a parte elétrica, pois a ventoinha pode não entrar em funcionamento por um mau contato.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
Vazamento de fluidos
Outra causa para o superaquecimento é o nível do óleo do motor muito baixo ou a perda de eficiência desse material por ele estar muito velho. Faça uma avaliação completa no sistema de lubrificação e procure por vazamentos, pois eles costumam ser responsáveis pela perda de fluidos.
Os veículos são projetados para rodar sem que seja preciso completar o nível dos fluidos até que a quilometragem rodada ou o tempo de uso chegue ao limite. Verifique o estado das mangueiras de circulação e se as abraçadeiras estão bem fixadas. Veja se não existem materiais metálicos no óleo ou algum tipo de borra, uma espécie de gosma. Na dúvida, faça a troca material.
Aproveite para verificar os fluidos do freio, de transmissão e de direção. Com exceção do câmbio, esses sistemas não costumam afetar ou causar problemas no motor, mas são muito importantes para a segurança ao dirigir. Pequenos vazamentos podem levar a acidentes bem sérios.
Combustível adulterado
Combustível adulterado é uma grande causa de um motor com problema e pode levar a falhas em vários sistemas. Isso acaba dificultando o diagnóstico, uma vez que nem sempre o responsável por gerar o defeito é encontrado. Normalmente o veículo tem um aumento repentino no consumo e começa a falhar.
Pergunte ao proprietário do veículo se ele abasteceu pouco antes do problema começar e, se a resposta for sim, é bom ir ao posto e pedir que se faça um teste. Solventes e produtos químicos podem contaminar o óleo do motor, reduzindo a sua eficiência. Além disso, é possível que ocorra o entupimento e até mesmo a queima dos bicos da injeção eletrônica.
Se você tiver que consertar um veículo nessas condições, remova todo o combustível, troque os filtros, o óleo do motor e faça uma inspeção bem aprofundada nos itens da injeção eletrônica. Em muitos casos, apenas uma limpeza pode resolver. Oriente o seu cliente a jamais abastecer em postos duvidosos.
Falha na injeção eletrônica
Infelizmente, em alguns casos, os danos ao veículo podem ser mais graves devido ao combustível adulterado. Um dos primeiros sinais de que algo não está funcionando corretamente é quando a luz da injeção eletrônica permanece acesa. A primeira coisa a se fazer é utilizar um scanner automotivo para verificar a causa do problema.
A injeção eletrônica depende de uma série de sensores para funcionar corretamente e a falha em um deles pode levar a vários problemas, como a perda de potência, o excesso de consumo e a alta emissão de poluentes. Em alguns casos, pode ser necessária a troca da central de injeção.
Antes disso, é interessante fazer uma limpeza em todo o sistema, testar os bicos injetores e ver se algum deles está com defeito. Se a troca da central for realmente necessária, é preciso fazer a programação do módulo, pois ele não vem configurado. Caso não saiba como resolver esse problema, faça um curso de especialização e aproveite para melhorar o desempenho da sua oficina.
Velas com defeito ou fora da validade
Outra questão muito comum e que costuma tirar o sono de muitos mecânicos são velas de ignição com defeito ou fora do prazo de validade. Normalmente os sinais de que elas não estão em boas condições são o aumento do consumo de combustível, a dificuldade de fazer o veículo pegar e o excesso de fumaça, além de falhas no motor.
O que acontece é que, ao pegar um motor com problema, muitas vezes as velas são limpas, mas dificilmente trocadas. Esses componentes têm prazo de validade e precisam ser substituídos, uma vez que sofrem desgaste ao longo do tempo — e dificilmente isso será visível.
Uma dica muito importante na hora de instalar novas velas é verificar a folga entre os eletrodos. Componentes de boa qualidade já vêm calibrados, mas podem ocorrer problemas durante o transporte ou o manuseio, e isso influencia no desempenho da peça. Por precaução, também é uma boa ideia substituir o cabo de velas.
Folga das correias
Por fim, temos as falhas nas correias, sendo que a folga é a mais comum delas. Em muitos casos, nota-se um barulho bem agudo vindo do motor, e geralmente a responsável por esse barulho é a correia do alternador. Esse é um componente barato e não costuma dar muito trabalho para trocar. Por isso, faça a substituição antes do rompimento.
No entanto, existe outro componente que, caso quebre, pode ser fatal para o motor do carro: a correia dentada. Infelizmente ela não costuma dar sinais de que está com problemas, e caso se rompa, pode ocorrer o empenamento de válvulas e grandes danos ao motor. Oriente o seu cliente e realizar a troca a cada 40 mil quilômetros rodados.
Um motor com problema pode ser algo simples de identificar e resolver ou bem complexo. Por isso, é fundamental se especializar e sempre buscar novos conhecimentos. Somente dessa maneira é possível oferecer o melhor serviço e garantir o crescimento da oficina.
Desconto na conta de luz da Cemig!
- Aluguel de temporada como funciona
- O que é aluguel de temporada
- Aluguel temporada com piscina aquecida
- Aluguel de temporada paraty
- Aluguel temporada paraíso das águas guarajuba
- Aluguel temporada paraty trindade
- Aluguel temporada para
- Alugue temporada paraty
- Aluguel de sitio para temporada
- Aluguel para temporada
- Aluguel de chácara para temporada
- Aluguel de temporada em cabo frio
- Aluguel de temporada em florianópolis
- Aluguel de temporada em bombinhas
- Aluguel de temporada em balneário camboriú
- Aluguel de temporada em gramado
- Aluguel de temporada em arraial do cabo
- Aluguel de temporada em fortaleza
- Aluguel de temporada em guarapari
- Aluguel de temporada ouro preto
- Aluguel temporada ourinhos
- Aluguel temporada ouro preto mg
- Aluguel temporada outeiro das brisas
- Aluguel temporada ouro preto bh
- Alugue temporada ouro preto
- Aluguel ou temporada
- Aluguel temporada perto do rio
- Aluguel de temporada em cabo frio
- Aluguel de temporada em florianópolis
- Aluguel de temporada em bombinhas
- Aluguel de temporada em balneário camboriú
- Aluguel de temporada em gramado
- Aluguel de temporada em arraial do cabo
- Aluguel de temporada em fortaleza
- Aluguel de temporada em guarapari
- Aluguel de temporada rio de janeiro
- Aluguel de temporada em cabo frio
- Aluguel de temporada caldas novas
- Aluguel de temporada gramado
- Aluguel de temporada ubatuba
- Aluguel de temporada florianópolis
- Aluguel de temporada em bombinhas
- Aluguel de temporada são paulo
- alugar meu imóvel
- Como alugar meu imóvel para um banco
- Como alugar meu imovel pelo airbnb
- Como alugar meu imovel pela imobiliaria
- Por quanto devo alugar meu imóvel
- Posso alugar meu imóvel para minha empresa
- Posso alugar meu imóvel financiado pela caixa
- Posso alugar meu imóvel financiado
- O que preciso para alugar meu imovel
- O que fazer para alugar meu imovel
- Onde alugar meu imovel
- Por quanto devo alugar meu imóvel
- Por quanto alugar meu imovel
- Quero alugar meu imóvel
- Quero alugar meu imovel comercial
- Como alugar meu imóvel para um banco
- Como alugar meu imóvel
- Como alugar meu imovel pelo airbnb
- Como alugar meu imovel pela imobiliária
- Como fazer para alugar meu imovel
- Como alugar meu imóvel para um banco
- Posso alugar meu imóvel para minha empresa
- Vender ou alugar seu imovel
- Alugar meu imovel
- Como alugar meu imóvel para um banco
- Posso alugar meu imóvel para minha empresa
- Posso alugar meu imóvel financiado pela caixa
- Posso alugar meu imóvel financiado
- Oração para alugar meu imóvel rápido
Comércio em Ação – Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Super Blend suplementos Suplementos BH suplementos Brasil Trabalhamos com marcas renomadas e consolidadas de suplementos Now Foods Life Extension Regenera Pura Vida Superalimentos e reforce a sua saúde diariamente SEO MUNIZ