Glauco Diniz Duarte Empresa – Como reparar um motor a diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, um dos problemas mais temidos em um automóvel é o chamado “calço hidráulico”. O mesmo é responsável por muita dor de cabeça e prejuízos enormes para os proprietários, cujos veículos acabam em situação ou defeito que leva a este caso.
O propulsor do automóvel trabalha essencialmente com três elementos em forma líquida. O primeiro é o óleo lubrificante, que circula em todo o motor para reduzir o atrito entre as partes móveis e também manter a temperatura adequada de funcionamento.
O segundo, no caso de motores refrigerados a água, é o líquido de arrefecimento. Este – geralmente água ou solução refrigerante – tem por objetivo manter a temperatura adequada de funcionamento do motor, retirando dele grande quantidade de energia térmica, oriunda da combustão, resfriando-a para retorno ao bloco e cabeçote.
O combustível é o terceiro. Este é pulverizado numa mistura ar-combustível na câmara de combustão (seja pelo coletor de admissão ou injetor direto sobre o pistão), gerando a explosão interna que moverá o propulsor.
No caso do calço hidráulico, geralmente água e combustível são os principais motivos do problema.
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Calço hidráulico: o que é, como resolver?
Água e combustível. Estes dois líquidos são os responsáveis pelo calço hidráulico. Basicamente o problema citado consiste na entrada de água ou ingressão de combustível dentro da câmara de combustão, impedindo a compressão da mistura ar-combustível pelo pistão, provocando o travamento abrupto do mesmo e o empenamento ou ruptura da biela, sendo o segundo mais provável em motores modernos.
Se o calço hidráulico ocorrer em marcha lenta ou baixa rotação, o motor provavelmente irá somente parar de funcionar. Entretanto, se for em giros mais altos, não só pistão, biela, bronzinas e virabrequim serão afetados, mas também cárter, cabeçote e até mesmo o bloco, podendo o mesmo rachar com a avaria gerada com o travamento.
Existe ainda um terceiro elemento que também pode provocar o calço hidráulico, o óleo lubrificante, mas este é mais raro de ocorrer, geralmente a entrada deste na câmara, através de um anel quebrado, provoca a queima do mesmo, sendo bem perceptível pela fumaça preta no escape.
Em outro caso, a passagem de óleo na junta acaba em contato com a água do sistema de refrigeração e, com a pressão desta, acaba misturando com o lubrificante, gerando outros problemas.
Junta de cabeçote
A junta de cabeçote é um revestimento adicionado entre cabeçote e o bloco, feito para isolar as passagens de água e óleo entre estas duas partes do motor e também o mesmo em relação às câmaras de combustão dos cilindros. A queima dessa junta pode permitir a entrada de água no cilindro, caindo a mesma sobre o pistão.
No momento da partida, o pistão vai travar e a biela empena ou quebra, porém, não é somente isso. O próprio pistão pode ser avariado, assim como bronzinas e o virabrequim.
O apodrecimento da junta, mais frequente em motores muito velhos ou que estão parados a bastante tempo, também permite a entrada de água ou óleo.
Para resolver isso, a recomendação básica é, antes de ligar o motor, retirar as velas e acionar a ignição. O movimento do pistão empurrará o líquido presente na câmara para fora, retirando o excesso de água ou combustível.
No entanto, a melhor solução é a substituição da junta. Se o calço hidráulico ocorrer em alta rotação, infelizmente os danos ao motor serão catastróficos.
Combustível
No caso do combustível, embora o mesmo seja pulverizado dentro da câmara, pode também gerar um calço hidráulico. Nesse caso, ocorre através de um ou mais bicos injetores que travam abertos.
Assim, o combustível em sua forma líquida jorrará para dentro do compartimento onde ocorre a combustão.
Nesse caso, com o cilindro cheio de combustível, o pistão também não conseguirá comprimir a mistura ar-combustível e ocorrerá o travamento do mesmo.
Se for descoberto o ingresso de combustível dentro da câmara, a recomendação é a mesma da água: retirar a (as) vela (s) e dar partida para que o líquido seja expelido.
No caso do bico injetor travado, todos devem ser retirados e testados para se verificar qual deles está com problemas e assim providenciar sua limpeza ou substituição.
Geralmente falhas no funcionamento do motor podem indicar o travamento do injetor. Em termos de rotação, o mesmo vale em relação à água. Quanto maior o giro, pior será para o motor.
Enchente
Em caso de transposição de vias com alagamento, a entrada de ar do motor, dependendo da posição, pode admitir água.
Esta passará pelo filtro de ar e poderá atingir a injeção ou carburador, ingressando dentro da câmara de combustão através do coletor.
Nesse caso, se estiver em baixa rotação, o motor para e não se deve dar a partida, buscando um socorro mecânico e oficina especializada, aliás, o que deve ser feito em qualquer caso, se o dono de fato não for mecânico.
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