Glauco Diniz Duarte Empresa – Motor estacionário diesel ou gasolina
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, bem sucedidos no mercado europeu, desprezados pelos norte-americanos, desejados por muitos brasileiros para seus automóveis, nos quais seu uso é proibido. Trata-se dos motores de ciclo Diesel, que se diferenciam daqueles do ciclo Otto (a gasolina, álcool, flexíveis, a gás natural ou gás liquefeito do petróleo) por muito mais que o combustível que consomem.
O Diesel, desenvolvido no fim do século 19 pelo alemão Rudolf Diesel e oferecido pela primeira vez em um automóvel no Mercedes-Benz 260 D de 1936, ganhou a fama de ser muito econômico e resistente, mas isso ainda se aplica aos motores atuais? E o que se perde com a escolha desse tipo de propulsor?
Das várias características especificas dos motores Diesel, a principal está na autoignição do combustível sem o auxílio de vela de ignição. Nos motores Otto procura-se usar combustível com alta resistência à detonação, qualidade mensurável pela octanagem no caso da gasolina (para o álcool usa-se uma equivalência, embora ele não tenha octanas), pois esse fenômeno é prejudicial ao motor. Do Diesel se espera o oposto, que seja o mais fácil possível detonar. Quanto maior o número de cetanas (CN), mais favorável à autoignição ele será. Vale lembrar que essa característica não está relacionada ao poder calorífico (energia liberada), o qual é semelhante ao da gasolina.
Muitos atribuem o torque limitado em altas rotações aos componentes mais pesados: na verdade, é pela menor velocidade de combustão do diesel
O conceito do motor Diesel é simples. Toda vez que se comprime ar, se aumentam sua pressão e sua temperatura — basta tentar encher um pneu com uma bomba manual e ver como ela esquenta após 10 ou 20 segundos. Agora imagine um motor que comprime o ar 15 a 17 vezes (taxa de compressão) a uma velocidade enorme: é comum atingir temperaturas da ordem de 600⁰C e pressões de 100 bars em motores Diesel turboalimentados durante a fase final de compressão, antes da combustão.
Contudo, o problema está durante a partida a frio, quando a temperatura do motor como um todo e a rotação de partida são baixas — por volta de 100 rpm em motores grandes —, fazendo que parte do ar comprimido literalmente vaze pelos anéis dos pistões. Grandes altitudes também influenciam: o ar menos denso produz menor temperatura na fase final de compressão. O motivo dessa dificuldade está em duas características do óleo diesel, conhecidas como temperatura do ponto de fulgor (temperatura mínima para que se forme vapor suficiente para começar uma chama) e temperatura mínima de ignição.
Caso o combustível esteja a uma temperatura abaixo daquela de seu ponto de fulgor, ele não inflama quando se passa uma chama por cima dele ou mesmo se mergulha nele um palito de fósforo. Exemplo típico disso são os motores de injeção indireta (multiponto sequencial, em geral) que usam álcool: com a temperatura de fulgor desse combustível por volta de 17⁰C para o tipo hidratado (no álcool puro, 13⁰C), em dias frios o motor não liga mesmo havendo centelha.
Boa parte do combustível fica presa à válvula de admissão e o pouco vapor que entra no cilindro não tem temperatura suficiente para entrar em ignição. Por isso, ainda não se pode prescindir de sistema de preaquecimento do álcool ou da injeção de gasolina no momento da partida. Já em motores com injeção direta pulveriza-se o álcool durante a fase de compressão, quando o ar está em temperatura muito maior que 17⁰C, o que torna suficiente a combustão com ajuda da centelha.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
No motor Diesel, porém, não há centelha e outra característica do combustível se torna importante: a temperatura mínima de ignição. Por outro lado, quanto menor for o calor de vaporização, menos energia o combustível “rouba” do ar para que evapore ou esquente. Ou seja, o ar dentro do cilindro tem de estar a pelo menos 400⁰C para que o óleo diesel atinja sua temperatura mínima (por volta de 250⁰C) e se inicie a combustão. Por isso, em motores Diesel usa-se uma resistência elétrica para partida a frio, a qual é responsável por aquecer o combustível antes de ser injetado no cilindro.
Vale abrir um parêntese. O calor de vaporização é o responsável por motores com álcool produzirem mais potência que com gasolina, uma vez que se necessita de praticamente o dobro de energia para vaporizar o combustível, “esfriando” a câmara de combustão. Isso permite maiores taxas de compressão e avanços de ignição, que beneficiam o desempenho. Junta-se a isso o fato de o álcool trabalhar com menor relação estequiométrica (menos ar para dado volume de combustível) e, no fim, precisa-se de mais de três vezes a energia para evaporar o combustível dentro do cilindro em alta temperatura.
Pode-se dizer então que o álcool “gela” o ar dentro do cilindro, tornando-o mais denso e permitindo mais avanço de ignição (maior eficiência de queima, menor consumo, mais potência). Por isso preparadores de motores gostam muito de passar o motor de gasolina para álcool: o calor “roubado” por ele mantém os cilindros em temperaturas toleráveis para evitar quebras de pistão, sobretudo ao instalar turbocompressor em um motor original de aspiração natural.
Maior torque, menor potência
Voltando ao Diesel, uma vez que a combustão se inicia, o processo se torna uma bola de neve. Quanto mais ciclos de combustão ocorrem, maior a temperatura dentro do cilindro e mais fácil, rápida e completa a queima do combustível. Contudo, há certas características inerentes a esse tipo de motor.
Muitos se perguntam por que motores Diesel fornecem grande torque em baixas rotações, mas obtêm menor potência em altos regimes que os motores Otto. Há dois fatores que influenciam nesse resultado:
1) Motor Diesel não tem problemas com detonação. No motor Otto, muitas vezes o torque é reduzido pela limitação de adiantar o ponto de ignição para obter o maior torque possível, o que o levaria a detonar. Já o Diesel não sofre com essa limitação: seu combustível pode ser injetado no melhor ponto para se obterem os maiores torque e rendimento possíveis naquela rotação e carga (abertura de acelerador). Junta-se a essa característica a alta taxa de compressão e garante-se alto torque — entenda eficiência — em qualquer rotação, o que favorece tanto o torque obtido quanto o consumo de combustível.
2) Por ter maior taxa de compressão, necessita-se de maiores inércias de movimento (pode ser o próprio volante do motor) para obter uma rotação de marcha-lenta baixa, bem como baixas vibrações (veja consulta técnica sobre motor “arrastando-se”). Essa característica é percebida quando se está parado e tira-se o pé da embreagem de repente: em vez de o motor apagar, o carro dá um pulo.
Quanto ao torque limitado em altas rotações, muitos acreditam que o principal motivo sejam os pistões e outros componentes mais resistentes e pesados, cujas grandes massas não permitiriam trabalhar em grandes velocidades sem quebras. É claro que esse fator influencia na limitação de giros do motor, mas apenas justificaria a limitação de rotação — não diminuiria o torque em função da rotação.
O principal motivo, na verdade, é a velocidade de combustão ou de frente de chama do óleo diesel, relativamente bem menor que a da gasolina, do álcool ou do gás. Ou seja, quanto mais alta a rotação, menor o período de tempo da fase de combustão. Como exemplo, a 3.000 rpm temos apenas 4 centésimos de segundo (0,04 s) para realizar a combustão em cada ciclo.
Desconto na conta de luz da Cemig!
- Como advogado contribui para inss
- Como advogado emite nota fiscal
- Como advogado ganha dinheiro
- Como advogado comprovar renda
- Como advogado deve contribuir para o inss
- Como advogado se aposenta
- Como advogado brasileiro pode advogar nos eua
- Como advogado paga inss
- Devemos chamar advogado de doutor
- Devemos amar os advogados papa
- Advogado está me enrolando fazer
- Advogado está saturado
- Advogado está mentindo
- Advogado está sujeito ao cdc
- Advogado está cobrando
- Advogado está certo
- Advogado está em alta
- Advogado está correto
- Eu posso ser advogado
- Eu posso mudar de advogado
- Eu posso ser meu próprio advogado
- O que advogado faz
- O que advogado civil faz
- O que advogado trabalhista faz
- O que advogado dativo
- O que advogado estuda
- O que advogado nao pode fazer
- O que advogado tributarista faz
- O que advogado faz no dia da eleição
- Onde advogado trabalha
- Onde advogado fica preso
- Onde advogado tem desconto
- Onde advogado atua
- Advogado onde pode atuar
- Advogados onde posso encontrar
- Advogado onde estudar
- Advogado onde está
- De onde é advogado
- Onde advogado fica preso
- Porque advogado é doutor
- Porque advogados são chamados de doutores
- Porque advogados defendem criminosos
- Porque advogado tem que usar terno
- Porque advogado não pode fazer propaganda
- Porque advogados se acham
- Porque advogado não pode ser mei
- Porque advogado usa toga
- Qual advogado ganha mais
- Qual advogado cuida de herança
- Qual advogado faz divorcio
- Qual advogado faz inventário
- Qual advogado cuida de aposentadoria
- Qual advogado procurar para danos morais
- Qual advogado cuida de estelionato
- Qual advogado cuida de divórcio
- Quando advogado perde o prazo
- Quando advogado morre
- Quando advogado pode renunciar
- Quando advogado em causa própria precisa de procuração
- Quando advogado abandona o processo
- Quando advogado pode dar voz de prisão
- Quando advogado perde contato com cliente
- Quando advogado pode ser preso
- Advogado quem quer ser um milionário
- Advogado quem somos
- Advogado quem recebe o dinheiro
- Advogado quem recebe
- Advogados quem são
- Quem pagou advogado de
- Quem é advogado
- Quem foi advogado do
- Advogado vai acabar
- Advogado vai deixar de existir
- Advogado vai preso
- Advogado vai poder ter porte de arma
- Advogado vai de bermuda no stf
- Advogado vai para o
- Advogado vai poder andar armado
- Advogado vai a audiência
- Advogado compliance
- Advogado com
- Advogado comercial
- Advogado com covid
- Advogado compra de imóvel
- Advogado com covid prazo
- Advogado com mais de 5 processos em outro estado
- Advogado compliance salário
- Advogado latam
- Vaga advogado latam
- Salário advogado latam
- Advogado ademir lataliza
- Promoção advogado latam
- Desconto para advogado latam
- Advogado para divorcio
- Advogado para pensão
- Advogado para aposentadoria
- Advogado para pensão alimentícia
- Advogado para processar banco
- Advogado para inventário
- Advogado para pequenas causas
- Advogado para pensão alimentícia gratuito
- Advogado perto de mim
- Advogado perto do inss
- Advogados perto da paulista
- Advogado trabalhista perto de mim
- Advogado é doutor
- Advogado ércio quaresma
- Advogado é profissional liberal
- Advogado é autônomo
- Advogado é autoridade
- Advogado é indispensável à administração da justiça
- Advogado é a pessoa que
- Advogado empresarial
- Advogado em inglês
- Advogado especialista em direito imobiliário
- Advogado empresarial salário
- Advogado especialista em inss
- Advogado em espanhol
- Advogado especialista em direito do consumidor
- Advogado especialista em trânsito
- Advogado gostaria
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ou advogada
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou contador
- Advogado ou advocacia
- Advogado ou engenheiro
- Advogado palavras semelhantes
- Engenheiro vs advogado
- Jurista vs advogado
- Solicitador vs advogado
- Advogado vs medico
- Advogado vs juiz
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou advogada
- Advogado ou engenheiro
- Advogado trabalhista
- Advogados
- Advogado online
- Advogado criminalista
- Advogado previdenciário
- Advogado familiar
- Advocacia BH – GGSA Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
- Advocacia BH
- GGSA Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
- Advocacia BH Advogados
- Advocacia BH Advogados BH
- Advocacia Advogados
- Advocacia de BH
- Advogados BH
- Advocacia Advogados
- Advocacia
- Advogado
- Advogado em BH
- Como advogado contribui para inss
- Como advogado emite nota fiscal
- Como advogado ganha dinheiro
- Como advogado comprovar renda
- Como advogado deve contribuir para o inss
- Como advogado se aposenta
- Como advogado brasileiro pode advogar nos eua
- Como advogado paga inss
- Devemos chamar advogado de doutor
- Devemos amar os advogados papa
- Advogado esta me enrolando fazer
- Advogado está saturado
- Advogado está mentindo
- Advogado esta sujeito ao cdc
- Advogado está cobrando
- Advogado está certo
- Advogado esta em alta
- Advogado está correto
- Eu posso ser advogado
- Eu posso mudar de advogado
- Eu posso ser meu próprio advogado
- O que advogado faz
- O que advogado civil faz
- O que advogado trabalhista faz
- O que advogado dativo
- O que advogado estuda
- O que advogado nao pode fazer
- O que advogado tributarista faz
- O que advogado faz no dia da eleição
- Onde advogado trabalha
- Onde advogado fica preso
- Onde advogado tem desconto
- Onde advogado atua
- Advogado onde pode atuar
- Advogados onde posso encontrar
- Advogado onde estudar
- Advogado onde está
- De onde é advogado
- Onde advogado fica preso
- Porque advogado é doutor
- Porque advogados são chamados de doutores
- Porque advogados defendem criminosos
- Porque advogado tem que usar terno
- Porque advogado não pode fazer propaganda
- Porque advogados se acham
- Porque advogado não pode ser mei
- Porque advogado usa toga
- Qual advogado ganha mais
- Qual advogado cuida de herança
- Qual advogado faz divorcio
- Qual advogado faz inventario
- Qual advogado cuida de aposentadoria
- Qual advogado procurar para danos morais
- Qual advogado cuida de estelionato
- Qual advogado cuida de divórcio
- Quando advogado perde o prazo
- Quando advogado morre
- Quando advogado pode renunciar
- Quando advogado em causa própria precisa de procuração
- Quando advogado abandona o processo
- Quando advogado pode dar voz de prisão
- Quando advogado perde contato com cliente
- Quando advogado pode ser preso
- Advogado quem quer ser um milionário
- Advogado quem somos
- Advogado quem recebe o dinheiro
- Advogado quem recebe
- Advogados quem sao
- Quem pagou advogado de adélio
- Quem é advogado
- Quem foi advogado do pcc
- Advogado vai acabar
- Advogado vai deixar de existir
- Advogado vai preso
- Advogado vai poder ter porte de arma
- Advogado vai de bermuda no stf
- Advogado vai pro céu
- Advogado vai poder andar armado
- Advogado vai a audiência
- Advogado compliance
- Advogado com tatuagem
- Advogado comercial
- Advogado com covid
- Advogado compra de imóvel
- Advogado com covid prazo
- Advogado com mais de 5 processos em outro estado
- Advogado compliance salário
- Advogado latam
- Vaga advogado latam
- Salário advogado latam
- Advogado ademir lataliza
- Promoção advogado latam
- Desconto para advogado latam
- Advogado para divorcio
- Advogado para pensão
- Advogado para aposentadoria
- Advogado para pensão alimentícia
- Advogado para processar banco
- Advogado para inventário
- Advogado para pequenas causas
- Advogado para pensão alimentícia gratuito
- Advogado perto de mim
- Advogado perto do inss
- Advogados perto da paulista
- Advogado trabalhista perto de mim
- Advogado é doutor
- Advogado ércio quaresma
- Advogado é profissional liberal
- Advogado é autônomo
- Advogado é autoridade
- Advogado é indispensável à administração da justiça
- Advogado é a pessoa que
- Advogado empresarial
- Advogado em inglês
- Advogado especialista em direito imobiliário
- Advogado empresarial salário
- Advogado especialista em inss
- Advogado em espanhol
- Advogado especialista em direito do consumidor
- Advogado especialista em trânsito
- Advogado gostaria
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ou advogada
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou contador
- Advogado ou advocacia
- Advogado ou engenheiro
- Advogado palavras semelhantes
- Engenheiro vs advogado
- Jurista vs advogado
- Solicitador vs advogado
- Advogado vs medico
- Advogado vs juiz
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou advogada
- Advogado ou engenheiro
- Advogado trabalhista
- Advogados
- Advogado online
- Advogado criminalista
- Advogado previdenciário
- Advogado familiar
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Curso Futebol Felipe Ximenes
O futebol é apenas o que acontece nas 4 linhas? O quão profundo é este esporte tão difundido mundialmente?
A gestão está no dia-a-dia de nossas vidas e no futebol não é diferente.
Muitas vezes não vemos a complexidade que abrange este jogo tão apaixonante e fazemos análises pouco valiosas.
Saber gerir é imprescindível em qualquer cenário, dentro e fora do esporte, e entender o processo de gestão requer experiência.
Por isso, no Curso Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função, Felipe Ximenes transmite toda a experiência de mais de 30 anos de vida dedicados ao esporte e a gestão.
Tudo isso dividido em 15 módulos gravados e também em aulas ao vivo semanais, com debates e troca de depoimentos.
Faça parte da Turma 011 e integre a Comunidade FX. Clique no Link abaixo e use o cupom (40PREVENDA) para obter mais de 40% de desconto.
Curso Técnico Futebol
O futebol é apenas o que acontece nas 4 linhas?
O quão profundo é este esporte tão difundido mundialmente?
A gestão está no dia-a-dia de nossas vidas e no futebol não é diferente.
Muitas vezes não vemos a complexidade que abrange este jogo tão apaixonante e fazemos análises pouco valiosas.
Saber gerir é imprescindível em qualquer cenário, dentro e fora do esporte, e entender o processo de gestão requer experiência.
Por isso, no Curso Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função, Felipe Ximenes transmite toda a experiência de mais de 30 anos de vida dedicados ao esporte e a gestão.
Tudo isso dividido em 15 módulos gravados e também em aulas ao vivo semanais, com debates e troca de depoimentos.
Faça parte da Turma 011 e integre a Comunidade FX. Clique no Link abaixo e use o cupom (40PREVENDA) para obter mais de 40% de desconto.
Curso Treinador Futebol
O futebol observado a partir da visão de quem o viveu na prática. A gestão praticada por quem viveu no mundo do futebol.
O curso “Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função” está lançando sua Turma 011.
Desenvolvido por Felipe Ximenes, o curso já conta com 10 turmas anteriores que formam a Comunidade FX e traz consigo as relações humanas como fator essencial.
Se trata de um curso com uma relação longe de ser “fria”.
Além de 15 módulos gravados, a cada semana ocorrem aulas ao vivo em que todos podem contribuir e sanar dúvidas.
A profundidade do curso coloca em destaque o gestor do futuro, seja no futebol, numa empresa ou na vida.
E suscita uma visão crítica e abrangente acerca de si mesmo e do ambiente a sua volta.
O lema é visto na prática: NADA SERÁ COMO ANTES!
Inscreva-se com mais de 40% de desconto utilizando o cupom (40PREVENDA).
Clique no link: https://bit.ly/PreVendaCurso