Glauco Diniz Duarte Empresa – Motor diesel no frio
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com o inverno se aproximando, as baixas temperaturas começam a marcar presença, e nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já atingem valores abaixo de zero durante manhãs, noites e madrugadas. Assim, a partida a frio começa a inspirar preocupações aos usuários de motores Diesel. Além de normalmente mais “pesados” devido às elevadas taxas de compressão, ocorre uma maior dependência em sistemas auxiliares de partida a frio. Glow-plugs, grid-heaters, ThermoStart, placas aquecedoras (heating pads) e outros métodos menos ortodoxos são alçados à lista de prioridades nessa época…
Em motores de injeção direta a partida, a frio geralmente apresenta uma menor sensibilidade às baixas temperaturas que nos de injeção indireta, tanto que não é difícil encontrar modelos que sequer contam com dispositivos auxiliares. Um caso digno de nota é o da Dodge Ram de 1ª geração, equipada em algumas versões com o motor Cummins B5.9 (mais conhecido como 6BT) sempre equipado com injeção direta mesmo quando as concorrentes Ford Série F e Chevrolet Série C/K eram dotadas de motores de injeção indireta e dependentes das glow-plugs. No entanto, visando uma estabilização mais ágil da marcha-lenta e a redução nas emissões (principalmente de material particulado) durante a chamada “fase fria”, o grid-heater acabou por tornar-se equipamento padrão, favorecido tanto pela eficiência quanto por uma confiabilidade considerada superior às glow-plugs.
Entre os diferentes sistemas auxiliares, o vetusto ThermoStart produzido pela Lucas Industries (absorvida pela TRW em 1996) e popularizado nos lendários motores Perkins ainda é considerado referência em confiabilidade, eficiência e robustez para enfrentar condições ambientais severas, mesmo não sendo aplicado em motores de projeto recente. Vale destacar que muitos veículos e máquinas agrícolas equipados com esse dispositivo eram estacionados ao relento, e consequentemente mais expostos aos rigores do inverno. Por meio de uma resistência elétrica semelhante à de um acendedor de cigarros, uma pequena quantidade de combustível é inflamada para aquecer o coletor de admissão, e os vapores resultantes ao serem também admitidos acabam por deixar o trabalho mais “leve” para o motor-de-arranque.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
Além do óleo diesel, armazenado no mesmo tanque que atende ao motor, também era popular o uso do ThermoStart com éter e querosene armazenados em compartimentos específicos, a exemplo do tanque para gasolina usado na partida a frio em veículos de ignição por faísca movidos somente a etanol e nos “flex” brasileiros. O uso de fogareiros a carvão para a mesma finalidade pode ser considerado um precursor do ThermoStart, enquanto hoje em países onde o gás liquefeito de petróleo é liberado para uso veicular alguns usuários de drogas improvisam mecanismos similares acoplando maçaricos ao coletor de admissão ou ao próprio bloco do motor…
Outro sistema bastante popular são as glow-plugs, conhecidas no mercado brasileiro como “velas de pré-aquecimento”, ainda muito comuns em motores Diesel automotivos de aplicação leve, e nos de injeção indireta em geral – mesmo que estes estejam cada vez mais relegados à obsolescência. Normalmente montadas no(s) cabeçote(s), são resistências elétricas de formato semelhante a uma vela de ignição (elemento ausente nos motores Diesel) e montadas na proporção de uma para cada cilindro, e aquecem diretamente as câmaras de combustão. Uma prática ancestral era a aplicação de brickets de carvão em ponto de brasa diretamente sobre o(s) cabeçote(s) – em alguns países haviam até os chamados “cigarettes ” específicos para a função e com formato alongado para uma queima mais lenta. Apesar de não consumir combustível compartilhado com o motor, as glow-plugs tem como principais desvantagens a maior sensibilidade e o fato de não poderem permanecer ativas após o momento exato em que é dada a partida para agilizar a estabilização da marcha-lenta.
O grid-heater, por sua vez, vem conquistando a confiança de consumidores e popularizando-se entre os usuários/operadores de veículos pesados devido à robustez e ao bom custo-benefício. Consistindo de uma resistência em forma de grade e montada dentro do “cotovelo” da admissão e, de modo similar ao ThermoStart, aquece o ar admitido para que fique mais leve e assim o esforço requerido do motor-de-arranque seja menos intenso. Pode permanecer em funcionamento por um tempo mais longo após a partida, auxiliando na estabilização da marcha-lenta e reduzindo a poluição durante a “fase fria”. Ao contrário das glow-plugs, um único grid-heater pode atender a uma quantidade maior e variável de cilindros, sendo uma boa solução no projeto de motores modulares, reduzindo custos de aquisição e manutenção. A única desvantagem apontada fica por conta de uma restritividade a fluxos maiores de ar, razão que leva alguns proprietários a remover o dispositivo quando alguma alteração visando alto desempenho é efetuada.
Em regiões do exterior com temperaturas mais extremas também é popular o uso de resistências em forma de placa, as heating pads, que podem ser montadas em posições distintas como junto ao bloco ou mesmo dentro do cárter. Algumas funcionam sob demanda com energia fornecida pela própria bateria do veículo, enquanto outras possuem extensões para serem ligadas numa tomada residencial e permanecerem conectadas durante a noite para facilitar a primeira partida do dia seguinte. Sistemas semelhantes eram muito comuns anteriormente em motores de projeto alemão ou italiano, embora não fossem tão compactos como as atuais heating pads. Destacavam-se alguns motores Mercedes-Benz, como os que equiparam a 1ª geração do Unimog, e o motor Alfa-Romeo D11.000 que teve fabricação brasileira licenciada à Fábrica Nacional de Motores (FNM, popularmente conhecida como “fenemê”) – na época, uma “tampa de saleiro” montada no painel dos veículos possibilitava ao operador visualizar através de seus orifícios quando a resistência ficava incandescente, indicando que o motor estaria devidamente pré-aquecido para a partida.
Quando os dispositivos auxiliares de partida a frio não funcionam corretamente (ou o veículo não é equipado com nenhum deles), não faltam gambiarras alternativas emergenciais. Desde fogueiras acendidas embaixo do motor na Rússia até a queima de éter (ou fluido para isqueiros) dentro do coletor de admissão ainda bastante comum no interior dos Estados Unidos, passando pela aspersão de produtos inflamáveis diversos como o popular lubrificante fino WD-40 ou mesmo desodorantes contra uma chama direcionada ao(s) cabeçote(s), dificilmente fica-se impossibilitado de executar a partida a frio, porém vale destacar que muitos dos procedimentos citados são um tanto perigosos e potencialmente danosos a componentes dos sistemas de injeção eletrônica popularizados recentemente em função das normas ambientais cada vez mais rigorosas.
Também é importante lembrar da prática de misturar querosene ao óleo diesel para evitar a solidificação de parafinas presentes no combustível, costume ainda mantido em alguns locais: não é recomendada, visto que o querosene é um solvente e prejudica a lubrificação da bomba injetora em motores com gerenciamento mecânico.
Desconto na conta de luz da Cemig!
- Como advogado contribui para inss
- Como advogado emite nota fiscal
- Como advogado ganha dinheiro
- Como advogado comprovar renda
- Como advogado deve contribuir para o inss
- Como advogado se aposenta
- Como advogado brasileiro pode advogar nos eua
- Como advogado paga inss
- Devemos chamar advogado de doutor
- Devemos amar os advogados papa
- Advogado está me enrolando fazer
- Advogado está saturado
- Advogado está mentindo
- Advogado está sujeito ao cdc
- Advogado está cobrando
- Advogado está certo
- Advogado está em alta
- Advogado está correto
- Eu posso ser advogado
- Eu posso mudar de advogado
- Eu posso ser meu próprio advogado
- O que advogado faz
- O que advogado civil faz
- O que advogado trabalhista faz
- O que advogado dativo
- O que advogado estuda
- O que advogado nao pode fazer
- O que advogado tributarista faz
- O que advogado faz no dia da eleição
- Onde advogado trabalha
- Onde advogado fica preso
- Onde advogado tem desconto
- Onde advogado atua
- Advogado onde pode atuar
- Advogados onde posso encontrar
- Advogado onde estudar
- Advogado onde está
- De onde é advogado
- Onde advogado fica preso
- Porque advogado é doutor
- Porque advogados são chamados de doutores
- Porque advogados defendem criminosos
- Porque advogado tem que usar terno
- Porque advogado não pode fazer propaganda
- Porque advogados se acham
- Porque advogado não pode ser mei
- Porque advogado usa toga
- Qual advogado ganha mais
- Qual advogado cuida de herança
- Qual advogado faz divorcio
- Qual advogado faz inventário
- Qual advogado cuida de aposentadoria
- Qual advogado procurar para danos morais
- Qual advogado cuida de estelionato
- Qual advogado cuida de divórcio
- Quando advogado perde o prazo
- Quando advogado morre
- Quando advogado pode renunciar
- Quando advogado em causa própria precisa de procuração
- Quando advogado abandona o processo
- Quando advogado pode dar voz de prisão
- Quando advogado perde contato com cliente
- Quando advogado pode ser preso
- Advogado quem quer ser um milionário
- Advogado quem somos
- Advogado quem recebe o dinheiro
- Advogado quem recebe
- Advogados quem são
- Quem pagou advogado de
- Quem é advogado
- Quem foi advogado do
- Advogado vai acabar
- Advogado vai deixar de existir
- Advogado vai preso
- Advogado vai poder ter porte de arma
- Advogado vai de bermuda no stf
- Advogado vai para o
- Advogado vai poder andar armado
- Advogado vai a audiência
- Advogado compliance
- Advogado com
- Advogado comercial
- Advogado com covid
- Advogado compra de imóvel
- Advogado com covid prazo
- Advogado com mais de 5 processos em outro estado
- Advogado compliance salário
- Advogado latam
- Vaga advogado latam
- Salário advogado latam
- Advogado ademir lataliza
- Promoção advogado latam
- Desconto para advogado latam
- Advogado para divorcio
- Advogado para pensão
- Advogado para aposentadoria
- Advogado para pensão alimentícia
- Advogado para processar banco
- Advogado para inventário
- Advogado para pequenas causas
- Advogado para pensão alimentícia gratuito
- Advogado perto de mim
- Advogado perto do inss
- Advogados perto da paulista
- Advogado trabalhista perto de mim
- Advogado é doutor
- Advogado ércio quaresma
- Advogado é profissional liberal
- Advogado é autônomo
- Advogado é autoridade
- Advogado é indispensável à administração da justiça
- Advogado é a pessoa que
- Advogado empresarial
- Advogado em inglês
- Advogado especialista em direito imobiliário
- Advogado empresarial salário
- Advogado especialista em inss
- Advogado em espanhol
- Advogado especialista em direito do consumidor
- Advogado especialista em trânsito
- Advogado gostaria
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ou advogada
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou contador
- Advogado ou advocacia
- Advogado ou engenheiro
- Advogado palavras semelhantes
- Engenheiro vs advogado
- Jurista vs advogado
- Solicitador vs advogado
- Advogado vs medico
- Advogado vs juiz
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou advogada
- Advogado ou engenheiro
- Advogado trabalhista
- Advogados
- Advogado online
- Advogado criminalista
- Advogado previdenciário
- Advogado familiar
- Advocacia BH – GGSA Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
- Advocacia BH
- GGSA Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
- Advocacia BH Advogados
- Advocacia BH Advogados BH
- Advocacia Advogados
- Advocacia de BH
- Advogados BH
- Advocacia Advogados
- Advocacia
- Advogado
- Advogado em BH
- Como advogado contribui para inss
- Como advogado emite nota fiscal
- Como advogado ganha dinheiro
- Como advogado comprovar renda
- Como advogado deve contribuir para o inss
- Como advogado se aposenta
- Como advogado brasileiro pode advogar nos eua
- Como advogado paga inss
- Devemos chamar advogado de doutor
- Devemos amar os advogados papa
- Advogado esta me enrolando fazer
- Advogado está saturado
- Advogado está mentindo
- Advogado esta sujeito ao cdc
- Advogado está cobrando
- Advogado está certo
- Advogado esta em alta
- Advogado está correto
- Eu posso ser advogado
- Eu posso mudar de advogado
- Eu posso ser meu próprio advogado
- O que advogado faz
- O que advogado civil faz
- O que advogado trabalhista faz
- O que advogado dativo
- O que advogado estuda
- O que advogado nao pode fazer
- O que advogado tributarista faz
- O que advogado faz no dia da eleição
- Onde advogado trabalha
- Onde advogado fica preso
- Onde advogado tem desconto
- Onde advogado atua
- Advogado onde pode atuar
- Advogados onde posso encontrar
- Advogado onde estudar
- Advogado onde está
- De onde é advogado
- Onde advogado fica preso
- Porque advogado é doutor
- Porque advogados são chamados de doutores
- Porque advogados defendem criminosos
- Porque advogado tem que usar terno
- Porque advogado não pode fazer propaganda
- Porque advogados se acham
- Porque advogado não pode ser mei
- Porque advogado usa toga
- Qual advogado ganha mais
- Qual advogado cuida de herança
- Qual advogado faz divorcio
- Qual advogado faz inventario
- Qual advogado cuida de aposentadoria
- Qual advogado procurar para danos morais
- Qual advogado cuida de estelionato
- Qual advogado cuida de divórcio
- Quando advogado perde o prazo
- Quando advogado morre
- Quando advogado pode renunciar
- Quando advogado em causa própria precisa de procuração
- Quando advogado abandona o processo
- Quando advogado pode dar voz de prisão
- Quando advogado perde contato com cliente
- Quando advogado pode ser preso
- Advogado quem quer ser um milionário
- Advogado quem somos
- Advogado quem recebe o dinheiro
- Advogado quem recebe
- Advogados quem sao
- Quem pagou advogado de adélio
- Quem é advogado
- Quem foi advogado do pcc
- Advogado vai acabar
- Advogado vai deixar de existir
- Advogado vai preso
- Advogado vai poder ter porte de arma
- Advogado vai de bermuda no stf
- Advogado vai pro céu
- Advogado vai poder andar armado
- Advogado vai a audiência
- Advogado compliance
- Advogado com tatuagem
- Advogado comercial
- Advogado com covid
- Advogado compra de imóvel
- Advogado com covid prazo
- Advogado com mais de 5 processos em outro estado
- Advogado compliance salário
- Advogado latam
- Vaga advogado latam
- Salário advogado latam
- Advogado ademir lataliza
- Promoção advogado latam
- Desconto para advogado latam
- Advogado para divorcio
- Advogado para pensão
- Advogado para aposentadoria
- Advogado para pensão alimentícia
- Advogado para processar banco
- Advogado para inventário
- Advogado para pequenas causas
- Advogado para pensão alimentícia gratuito
- Advogado perto de mim
- Advogado perto do inss
- Advogados perto da paulista
- Advogado trabalhista perto de mim
- Advogado é doutor
- Advogado ércio quaresma
- Advogado é profissional liberal
- Advogado é autônomo
- Advogado é autoridade
- Advogado é indispensável à administração da justiça
- Advogado é a pessoa que
- Advogado empresarial
- Advogado em inglês
- Advogado especialista em direito imobiliário
- Advogado empresarial salário
- Advogado especialista em inss
- Advogado em espanhol
- Advogado especialista em direito do consumidor
- Advogado especialista em trânsito
- Advogado gostaria
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ou advogada
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou contador
- Advogado ou advocacia
- Advogado ou engenheiro
- Advogado palavras semelhantes
- Engenheiro vs advogado
- Jurista vs advogado
- Solicitador vs advogado
- Advogado vs medico
- Advogado vs juiz
- Advogado ou adevogado
- Advogado ourinhos
- Advogado ouro preto
- Advogado ou promotor
- Advogado ou advogada
- Advogado ou engenheiro
- Advogado trabalhista
- Advogados
- Advogado online
- Advogado criminalista
- Advogado previdenciário
- Advogado familiar
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Curso Futebol Felipe Ximenes
O futebol é apenas o que acontece nas 4 linhas? O quão profundo é este esporte tão difundido mundialmente?
A gestão está no dia-a-dia de nossas vidas e no futebol não é diferente.
Muitas vezes não vemos a complexidade que abrange este jogo tão apaixonante e fazemos análises pouco valiosas.
Saber gerir é imprescindível em qualquer cenário, dentro e fora do esporte, e entender o processo de gestão requer experiência.
Por isso, no Curso Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função, Felipe Ximenes transmite toda a experiência de mais de 30 anos de vida dedicados ao esporte e a gestão.
Tudo isso dividido em 15 módulos gravados e também em aulas ao vivo semanais, com debates e troca de depoimentos.
Faça parte da Turma 011 e integre a Comunidade FX. Clique no Link abaixo e use o cupom (40PREVENDA) para obter mais de 40% de desconto.
Curso Técnico Futebol
O futebol é apenas o que acontece nas 4 linhas?
O quão profundo é este esporte tão difundido mundialmente?
A gestão está no dia-a-dia de nossas vidas e no futebol não é diferente.
Muitas vezes não vemos a complexidade que abrange este jogo tão apaixonante e fazemos análises pouco valiosas.
Saber gerir é imprescindível em qualquer cenário, dentro e fora do esporte, e entender o processo de gestão requer experiência.
Por isso, no Curso Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função, Felipe Ximenes transmite toda a experiência de mais de 30 anos de vida dedicados ao esporte e a gestão.
Tudo isso dividido em 15 módulos gravados e também em aulas ao vivo semanais, com debates e troca de depoimentos.
Faça parte da Turma 011 e integre a Comunidade FX. Clique no Link abaixo e use o cupom (40PREVENDA) para obter mais de 40% de desconto.
Curso Treinador Futebol
O futebol observado a partir da visão de quem o viveu na prática. A gestão praticada por quem viveu no mundo do futebol.
O curso “Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função” está lançando sua Turma 011.
Desenvolvido por Felipe Ximenes, o curso já conta com 10 turmas anteriores que formam a Comunidade FX e traz consigo as relações humanas como fator essencial.
Se trata de um curso com uma relação longe de ser “fria”.
Além de 15 módulos gravados, a cada semana ocorrem aulas ao vivo em que todos podem contribuir e sanar dúvidas.
A profundidade do curso coloca em destaque o gestor do futuro, seja no futebol, numa empresa ou na vida.
E suscita uma visão crítica e abrangente acerca de si mesmo e do ambiente a sua volta.
O lema é visto na prática: NADA SERÁ COMO ANTES!
Inscreva-se com mais de 40% de desconto utilizando o cupom (40PREVENDA).
Clique no link: https://bit.ly/PreVendaCurso