Glauco Diniz Duarte Empresa – A eficiência dos turbocompressores
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os turbocompressores existem há muitos anos e se tornaram um padrão na maioria das máquinas florestais. A quantidade de escape no lado quente do motor controla a velocidade da turbina de escape turbo. Conforme a velocidade aumenta, uma quantidade maior de ar é forçada para dentro do motor e mais potência é produzida. Um eixo de aço liga mecanicamente a turbina à roda do compressor e controla o volume de ar que vai para o lado frio do motor. As velocidades do turbocompressor podem atingir mais de 100.000 rpm. Com velocidades de rotação maiores, há pouco espaço para erros. Práticas adequadas de manutenção e operação podem evitar danos ou desgaste prematuro.
Restrição e filtragem de ar
Assim como é difícil respirar quando se usa uma máscara contra poeira com aberturas obstruídas, um turbocompressor também depende da limpeza do sistema de entrada de ar para funcionar com eficiência. A filtragem de ar é a primeira linha de defesa do turbo contra o ar atmosférico sujo, pois impede que os contaminantes entrem em contato direto com a entrada do compressor. O ar externo entra no pré-limpador e circula através do elemento filtrante primário (externo). Em seguida, ele passa pelo filtro de segurança (interno) e, finalmente, em direção à entrada do turbo. Para manter esse sistema funcionando com eficiência, qualquer acúmulo de detritos ao redor do pré-limpador, como galhos, neve, sujeira, lama ou folhas, deve ser removido a cada oito horas, no mínimo, e com mais frequência se a operação ocorrer em condições desafiadoras. Isso ajudará a manter a pressão de vácuo do turbo dentro dos limites e diminuir a tensão longitudinal no eixo em altas velocidades, preservando a vida útil das vedações e das partes internas do turbo. Um filtro obstruído fará com que as velocidades do turbo aumentem por não haver carga no compressor, o que pode provocar a falha do turbo.
O elemento do purificador de ar só deve ser substituído quando recomendado pelo indicador de restrição do filtro, ao contrário da substituição proativa. A manutenção excessiva pode reduzir a eficiência do sistema, pois ele depende de alguma acumulação de poeira no filtro para maximizar os recursos de filtragem. Não é recomendado limpar o filtro. Existe risco de contaminantes atingirem o lado limpo do filtro, além do risco de danos no filtro devido ao ar comprimido de alta pressão. Qualquer tipo de limpeza depende das pessoas, dos métodos, das ferramentas e das inspeções utilizados no processo. O elemento secundário (segurança) nunca deve ser limpo, apenas substituído.
Se você decidir limpar o filtro, faça primeiro uma inspeção visual. Se houver algum dano no corpo do filtro, nas juntas ou nas placas finais, o filtro deve ser descartado. Sempre limpe o filtro em um ambiente limpo e recoloque-o imediatamente após o processo de limpeza. Limite a limpeza a um máximo de três intervalos e consulte sempre as práticas de limpeza recomendadas pelo fabricante do filtro para executar a tarefa com segurança. Alguns pontos importantes:
-
A pressão não deve exceder 2 bar ao usar ar
-
Direcione o ar a partir do lado limpo, apontando para fora
-
Não deixe que o bocal entre em contato com o meio filtrante
O procedimento de substituição do filtro deve ser breve para evitar a entrada de contaminantes no sistema de admissão. Um pano limpo pode ser usado temporariamente para bloquear a porta de entrada, mas é essencial que ele seja removido antes da remontagem. As partículas mais finas de poeira, areia e sujeira podem ter um grande impacto no turbo, causando corrosão, rachaduras ou até mesmo a fratura total das aletas da roda do compressor, o que pode resultar em uma falha catastrófica. Os turbos são finamente equilibrados. Uma pequena rachadura na montagem pode desequilibrar o sistema e acelerar falhas.
Saiba mais em: https://www.turbobrasil.com.br/
Arrefecimento e lubrificação
É importante aquecer o corpo antes de fazer exercícios, e é recomendável procurar sombra e um bom copo de água fresca depois de correr em climas quentes. O mesmo acontece com a máquina. O óleo deve ser aquecido antes de a máquina entrar em operação e o turbo deve esfriar antes do desligamento. A lubrificação adequada é essencial para resfriar o turbo. Lembre-se de que ele pode girar a mais de 100.000 rpm. Desligar o motor logo depois de a máquina trabalhar arduamente significa que o fluxo de óleo lubrificante pela bomba será desligado enquanto o turbo ainda estiver girando em alta rotação por vários minutos. Sem óleo, o turbo não consegue se resfriar rapidamente. Isso pode causar desgaste prematuro no eixo, nos mancais e nas vedações e reduzir a vida útil do turbo. O mesmo pode acontecer caso não haja tempo suficiente para o óleo se aquecer durante a entrada em operação da máquina. O óleo frio move-se mais lentamente, lubrificando inadequadamente o rolamento.
Como mencionado, procedimentos de manutenção adequados ajudarão a prolongar a vida útil do turbo. As tolerâncias dentro das partes rotativas do turbo são muito pequenas e dependem de óleo de boa qualidade para manter todas as peças em movimento sem problemas. Lembre-se sempre de substituir o óleo nos intervalos recomendados de manutenção ou ainda mais cedo, se houver risco de contaminação. Óleo de motor sujo pode reduzir rapidamente a vida útil em geral, pois ele marca permanentemente os rolamentos e o eixo. Essas imperfeições na superfície do material deixam espaço para mais contaminantes se assentarem, acelerando o desgaste das peças. Uma superfície áspera também restringe o fluxo de óleo e sua capacidade de remover o calor.
Ventilação do cárter — CCV
Durante o processo de combustão do motor, existem vapores de combustão (gás blow-by) que escapam dos anéis do pistão para dentro do cárter do motor e se misturam com os vapores de óleo. Para evitar o excesso de pressão no reservatório, esses vapores são filtrados do óleo e devolvidos ao tubo de entrada do turbo, e o óleo condensado retorna ao reservatório.
Nos motores Tigercat FPT de 6,7 e 4,5 litros, o filtro superior CCV está localizado diretamente acima da carcaça do volante do motor e é especificamente projetado de acordo com o motor. Por essa razão, somente os filtros da marca Tigercat devem ser usados. Um filtro que se parece da Tigercat não significa necessariamente que é da Tigercat. Os filtros CCV têm um meio de separação de óleo específico para controlar os gases blow-by e foram projetados e fabricados especificamente para a aplicação com materiais proprietários, para operar em harmonia com o restante do sistema. Filtros com especificações não apropriadas para as aplicações podem ter impacto negativo no desempenho geral. Alguns desses impactos são taxa de vazão de gás blow-by, pressões do cárter, porosidade do filtro e vida útil reduzida.
Vejo óleo no turbo
Ver um pouco de óleo no turbo é normal, pois os vapores de combustão direcionados para a entrada podem se misturar com algum óleo residual que normalmente é queimado durante a combustão do motor. Parte dessa mistura pode se assentar no tubo, logo antes da entrada do turbo. Por isso, é normal ver pequenas quantidades de óleo. É importante lembrar de substituir o filtro CCV no intervalo de manutenção recomendado por um filtro da marca Tigercat. Muitas vezes negligenciado, esse filtro desempenha um papel muito importante. A manutenção incorreta desse componente pode resultar em saturação do filtro e permitir a acumulação de óleo na entrada e na saída do turbo compressor. Isso reduz o desempenho do motor e a pressão de superalimentação do turbo devido à restrição na roda do compressor causada pela coqueificação, e pode afetar negativamente os componentes a jusante do es cape do turbo. Se isso ocorrer por muito tempo, pode levar à falha do turbo ou até mesmo do motor.
Truques e conscientização
Assim como monitorar o combustível, a velocidade do motor e os medidores de óleo é natural ao dirigir um carro, ficar de olho na pressão de superalimentação da máquina pode ajudar a detectar algum problema nos estágios iniciais. Se a pressão de superalimentação parecer baixa ou cair repentinamente, o operador deve ser proativo e ajustar/investigar de acordo. Como pode ser acessado facilmente e fixado com apenas quatro parafusos, o turbo é muitas vezes substituído prematuramente no caso de baixa pressão de superalimentação. Alguns fatores a serem considerados são conexões de ar de superalimentação soltas ou desgastadas, filtros de ar obstruídos, pré-purificadores de ar bloqueados, filtros CCV saturados e juntas gastas entre o turbo e o coletor de admissão/escape.
Caso o eixo ou a roda do compressor quebrar, a pressão de superalimentação do turbo diminuirá significativamente. Nesse momento, é essencial parar o motor imediatamente, pois a operação contínua pode permitir que uma grande quantidade de óleo chegue na entrada do motor e entre nas câmaras do cilindro. A quantidade significativa de energia gerada a partir da mistura entre o óleo, o combustível e o ar durante o processo de combustão pode causar danos graves e tem o potencial de dobrar as hastes de conexão, provocando a substituição do motor. O óleo também pode contaminar os catalisadores de exaustão, o que pode requerer grandes reparos.
O conhecimento é o segredo para o sucesso. Certifique-se de que todos na equipe saibam como e por que o sistema funciona. Isso pode influenciar positivamente e motivar a equipe a usar as melhores práticas operacionais, realizar os procedimentos de manutenção corretos nos intervalos necessários e ter consciência dos possíveis problemas. Assim, o motor e o sistema turbo funcionarão sem falhas.
Desconto na conta de luz da Cemig!
apartamentos para comprar em BH
apartamento a venda BH
apartamento em Belo Horizonte
construtoras em Belo Horizonte
imóveis a venda em BH
coberturas a venda em BH
apartamento em BH
apartamento para comprar em BH
comprar apartamento BH
apartamento BH
construtora BH
imóveis BH
apartamento a venda em BH
Construtora Anima Signature
Construtora Anima Engenharia
Apartamento a venda centro sul de Bh
Apartamento a venda São Pedro BH
Apartamento a venda Anchieta
Apartamento a venda Sion
Apartamento a venda Serra
Apartamentos de luxo Anima
Apartamentos Anima Engenharia
Apartamentos Anima Signature
Apartamentos Anima
Anima Signature
Anima Engenharia
construtora em BH
construtora em Belo Horizonte
construtora Belo Horizonte
bairro nobre de BH
apartamento Gutierrez
apartamento Sion
apartamento Savassi
construtoras em BH e região
melhores construtoras em BH
apartamento de alto luxo BH
apartamento na serra BH
apartamento Anchieta
apartamento São Pedro
apartamento funcionários
lista de construtoras em BH
melhores construtoras de BH
rua Anchieta padre Eustáquio
apartamento serra BH
imóveis alto luxo BH
apartamento na Savassi
apartamento a venda Savassi
construtoras de BH
apartamento a venda serra BH
apartamento a venda no Sion
construtoras em BH trabalhe conosco
apartamento a venda na Savassi
construtora em BH famosas
empreendimentos em BH
apartamento no Sion
construtoras em BH apartamentos na planta
apartamento bairro Serra BH
construtora residencial BH
construtora de luxo em BH
apartamento a venda no Anchieta
apartamento são Pedro
apartamento venda serra BH
imobiliária alto luxo BH
apartamento Sion 3 quartos
empresa de construção civil BH
apartamento 4 quartos Sion
apartamento Savassi 3 quartos
Savassi apartamento
apartamento 4 quartos serra BH
apartamento a venda no bairro Serra BH
apartamento a venda na serra BH
apartamento venda Savassi
comprar apartamento Savassi
Savassi imóveis
melhor construtora de BH
apartamento a venda bairro Serra BH
apartamento vila da serra BH
incorporadoras em BH
apartamento Savassi comprar
apartamento venda Sion
apartamento 3 quartos Savassi
maiores construtoras de BH
empreendimentos BH
construtoras de apartamentos em BH
condomínio edifício Anchieta
área privativa funcionários
grandes construtoras em BH
apartamento a venda são Pedro
BH construtora
construtoras BH apartamentos
apartamento Savassi venda
apartamento 3 quartos Sion
apartamento Sion venda
apartamento a venda funcionários
construtoras de alto luxo em BH
apartamento funcionários
apartamento Sion comprar
construtora apartamento BH
principais construtoras de BH
empreendimento Anchieta
apartamento bairro funcionários
apartamento Anchieta venda
apartamento alto luxo BH
construtoras em BH MG
incorporadora BH
cobertura a venda na Savassi
construtora alto padrão BH
apartamento em são Pedro
apartamento na Savassi para comprar
apartamento em são Pedro
apartamento Savassi Belo Horizonte
apartamento 4 quartos Savassi
apartamento Sion Belo Horizonte
apartamento bairro Sion Belo Horizonte
apartamento no Anchieta
apartamento bairro são Pedro
apartamento Sion a venda
apartamento são Pedro Belo Horizonte
imóveis alto luxo BH
construtora alto luxo BH
apartamento a venda na Savassi Belo Horizonte
Anchieta apartamento
apartamento bairro Sion
comprar apartamento na Savassi
apartamento 4 quartos funcionários
apartamento bairro Anchieta
apartamento Anchieta Belo Horizonte
Netimoveis sion
apartamento no funcionários
imóveis Sion
apartamento no Sion Belo Horizonte
apartamento bairro funcionários
apartamento Carmo Sion
4 quartos Sion
apartamento bairro São Pedro
venda apartamento Sion
apartamento no bairro são Pedro
Savassi imobiliária
condomínio são Pedro colina de laranjeiras
Parque Del Sol cidade dos funcionários
residencial Pedro moro são José dos pinhais
residencial Anchieta venda
condomínio Riverside Morumbi
Cdhu padre Anchieta
residencial Pedro moro
apartamentos são Pedro do sul
são Paulo apartamentos afurada
residencial Buena vista são José dos pinhais
apartamento via Anchieta
sítios à venda em águas de são Pedro
alto luxo BH imóveis
apartamento 3 quartos BH
imóveis a venda Belo Horizonte
apartamento cobertura BH
apartamento santo Agostinho BH
apartamento 3 quartos Belo Horizonte
apartamento 4 quartos BH
apartamento na planta Belo Horizonte
apartamento funcionários BH
comprar apartamento em BH
comprar imóvel BH