Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Três passos para traçar um planejamento estratégico

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, planejar nada mais é do que traçar objetivos e um caminho sistemático capaz de alcançá-lo. Imprevistos certamente vão aparecer e redirecionar alguns planos, mas a base precisa estar bem definida para não comprometer a, ou melhor, as realizações sonhadas lá no início.

Para desenvolver um bom planejamento, é essencial levar os valores e a missão do negócio em consideração. Detalhar as mudanças para a equipe de funcionários também é tarefa básica. Afinal, sem o empenho de cada um deles, dificilmente a atual realidade será transformada.

Veja a seguir três passos indispensáveis para desenvolver um planejamento estratégico de qualidade, sugeridos por Glauco.

EMPRESA X PESSOAL

Saber separar o planejamento da empresa com o pessoal, e entender em quais pontos eles se cruzam e geram consequências é necessário para identificar se você terá condições de tocar a empresa sozinho ou precisa de um sócio no curto ou médio prazo. Se você, por exemplo pretende ter um filho nos próximos dois ou três anos precisa encontrar alguém de confiança para dividir tarefas.

COMEÇO E FIM

As industrias costumas projetar suas ações para ciclos de dois a cinco anos. Isso, porém, não é uma fórmula. Algumas companhias sofrem disrupção a cada três meses e precisam rever o planejamento na mesma velocidade. É exatamente por esse motivo que, antes de começar a rabiscar, você deve se perguntar: qual o ciclo da minha empresa? A resposta será crucial para entender de quanto em quanto tempo o planejamento deverá ser revisto.

CHECK-LIST

Após definir o ciclo do seu negócio, reúna as pessoas que têm maior poder de decisão dentro da sua empresa, como diretores e gestores. Peça para que cada um deles faça uma lista de desejos. Listem tudo, desde o aumento da receita à promoção de uma cultura colaborativa. Com o fim da dinâmica, compartilhem ideias, agrupem os “sonhos semelhantes”, discutam itens e assinale aqueles que realmente entrarão na versão final do planejamento.

Na segunda fase, debata com o grupo o que impede a empresa de atingir tais resultados e procure entender o porquê das respostas. Elenque os obstáculos, desenhe uma ação capaz de combatê-los e delegue as atividades. Não atribua as ações a um departamento, mas sim a pessoas especificas. Desmembre o exercício para não sobrecarregar o mesmo individuo.

Optar por esse método é praticamente garantir que as ideias saiam do papel. Depois, agende reuniões com os mesmos integrantes e avalie o andamento das atividades. Se não puder acompanhar, eleja outras pessoas para que o processo não se perca e gere resultados que possam ser comemorados por toda a equipe de colaboradores.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts