2017 será um ano de muitos desafios para a carreira!
É horrível ver o ano passar e ter a sensação que não evoluímos em nossa carreira.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, os maiores travadores de carreira hoje são fatores interpessoais – e não técnicos. Lembra daquela frase: “contrate o caráter, treine as habilidades”? Pois é…
O profissional de hoje tem sucesso quando se abre para entender de gente. E justamente quem abraçar esse desafio de desenvolvimento vai poder realmente liderar, motivar, lidar com o stress e prosperar como profissional e como pessoa em 2017.
Glauco lista abaixo os erros que podem travar a sua carreira:
#1 NÃO SER ESTRATÉGICO
Pensar de maneira estratégica exige disciplina e determinação. Ou seja, não adianta querer pensar de forma estratégica, se você é indeciso e não possui disciplina.
Planejamento estratégico tem tudo a ver em que e onde investir tempo, energia e recursos. Recursos são eternamente escassos, e a única coisa que uma estratégia deve fazer é determinar como mover um real, ou o tempo de uma pessoa (incluindo você mesmo) de uma iniciativa para outra.
O caos reina porque os recursos escassos estão espalhados por todo lado. Mas ao menos eles estão se movendo de uma prioridade para outra prioridade mais importante.
Então o ponto-chave aqui é: As suas decisões serão movidas por aquilo que você coloca como prioridade, de acordo com seus sistemas de valores.
#2 FALHAR EM MONTAR UM TIME
Muitas vezes, é mais difícil montar time do que uma startup.
Para brigar em um mercado competitivo significa atrair bons colaboradores, e para isso, é preciso se dedicar para que sejam criados laços com a empresa.
Contratar pessoas que não queiram parecer que estão sempre ocupadas, mas pessoas que realmente queiram inovar e assumir responsabilidades dentro da empresa.
E tem uma grande questão aqui. Quanto mais pessoas boas você contratar, mais pessoas boas irão querer fazer parte do seu time. Então, invista nisso!
#3 TER PERSONALIDADE BLOQUEADA PARA APRENDER
Existe um provérbio que diz que só os homens estúpidos aprendem com a experiência. Sábios aprendem com a experiência de outras pessoas.
Temos hoje diversas teorias para explicar como as personalidades se desenvolvem e por que algumas pessoas têm algumas características e outras não.
Mas não estamos aqui para debater teorias, mas sim, que de fato a personalidade descreve as características únicas de um indivíduo.
Isso inclui modos de pensar, sentir e agir. Essa combinação determina como a pessoa responde a certas situações e o que ocorre é que algumas pessoas simplesmente não estão abertas a aprender.
#4 PERMANECER MUITO TEMPO NA MESMA FUNÇÃO
Estabilidade e segurança. Essas são as duas características que fazem com que os profissionais permaneçam na mesma empresa por anos, segundo especialistas.
Primeiro, é preciso esclarecer que não há um número certo de anos que o colaborador deve ficar na empresa. A principal questão neste caso não é o tempo que o profissional trabalha em uma empresa, mas sim o quanto ele se desenvolve na organização nesse período.
Caso esteja conquistando promoções, ocupando diferentes funções, encarando desafios, obtendo aprendizados constantes e buscando aprimoramento em sua área, certamente está indo bem.
É indicado que o profissional permaneça na empresa enquanto houver aprendizado, bem como ao passo que estiver feliz com aquilo que faz.
#5 ARROGÂNCIA
Arrogância e soberba normalmente são o reflexo de uma experiência de vida limitada e da preocupação de que aqueles com maior experiência sejam “superiores a eles”.
Em vez de procurar descobrir coisas novas perguntando e de aprender com isso (ações que essas pessoas costumam achar que mostram vulnerabilidade), pessoas arrogantes tendem a fazer generalizações a partir de suas mínimas e limitadas experiências de vida e a impor sua visão de mundo pequena sobre os outros.
Aqui a dica é: Desafie seus pontos de vista. Sempre. Não seja agressivo — apenas cético e curioso.
#6 EXCESSO DE AMBIÇÃO
Ser ambicioso é bom, porque incentiva as pessoas a se projetarem para cima, na vida pessoal e profissional. A ambição é um dos motores de arranque dos nossos sonhos, é o que nos faz levantar de manhã para conquistar um novo dia.
Mas devemos cuidar com o excesso. Especialmente quando se torna uma obsessão, a ambição será muito prejudicial.
Para especialistas em comportamento corporativo, as empresas reconhecem um profissional com comportamento ambicioso e estimulam o sentimento entre os funcionários por acreditarem que essas pessoas, quando agem na medida certa, só trazem benefícios e crescimento tanto para a empresa quanto para o profissional.
#7 FALTA DE HABILIDADE EM LIDAR COM AS DIFERENÇAS
Vivemos um momento de grande diversidade. Num aspecto coletivo, como o ambiente de trabalho, vão existir culturas diferentes, ambientes em constante transformação, o que exige comportamentos adaptativos. Isso não significa que devemos concordar o tempo todo, mas devemos entender as pessoas na sua profundidade, questionar sem ofender, ouvir com empatia e procurar compreender.
#8 PROBLEMAS EM TER PERFORMANCE
Um ponto bastante importante é a forma como você se sente em relação ao que faz.
A solução típica para quem está tendo baixa performance no trabalho: estender a carga horária. Isso não necessariamente vai resultar em alta produtividade e muito menos qualidade de vida.
E para se chegar a um ponto de equilíbrio, entre performance e qualidade de vida, a estratégia é aprender, observar e reconhecer os estados de emoção em determinados momentos e, em seguida, traçar um planejamento para mudar o que está minando o nosso desempenho. Ter ciência sobre isso é essencial.
A questão é que a maioria das empresas investem na construção das competências dos seus funcionários. Contudo, poucas investem na melhoria das capacidades das pessoas para executar no seu melhor.
#9 DEPENDÊNCIA EM UMA ÚNICA HABILIDADE
Uma prática muito comum é sabotar a própria carreira criando uma grande dependência em torno de uma única habilidade. O profissional valoriza seu ponto forte e não se preocupa em desenvolver novas competências.
Estudos realizados pela Korn/Ferry International ao redor do mundo indicam que, para obter uma performance espetacular, um executivo precisa reunir 67 competências cruciais.
Cerca de 70% das habilidades são desenvolvidas a partir da experiência, 20% vêm do mentoring ou com o coaching e 10% acontecem por meio de cursos. Resumindo, para desenvolver competências e habilidades é preciso aprender com a prática, com o trabalho.
A dica aqui é busque ferramentas para desenvolver mais sua inteligência emocional e o autoconhecimento. O Coaching pode ser uma ótima opção!
#10 RELACIONAMENTOS POBRES
“Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”
Já ouviu essa frase alguma vez na vida? Não? Então garanto que essa aqui você já ouviu: “Diga-me com quem andas que te direi quem és”.
De fato, somos diretamente influenciados pelas opiniões, pontos de vistas e atitudes de quem convivemos mais.
Selecionar com cuidado quem fica ao nosso redor é bem importante. Escolha quem você quer ser e procure andar com as pessoas que possuem conteúdo para que seja possível absorver conhecimentos e traçar caminhos em comum. Esteja sempre disposto a aprender mais e aprender com quem já chegou onde você almeja.
E lembre-se: Se você for a pessoa mais inteligente da mesa, você está no lugar errado. Porque ali você não vai aprender nada.
#11 NÃO COMPREENDER A CULTURA DA EMPRESA
A cultura é o ponto mais estratégico da liderança nos dias atuais, não gerimos mais empresas, mas sim culturas, só que para gerir cultura não podemos fazer no nível intelectual e emocional que fomos treinados para fazer.
Precisamos ter processos claros, pessoas fortes, inteligência emocional e intelectual, e tecnologia atualizada para mensurar e acompanhar como o ambiente reage as ações que a empresa coloca o ambiente da empresa.
2017 pode ser um grande ano,destaca Glauco, tudo vai depender das suas ações perante as oportunidades que este ano nos reserva.
Quando você cuida bem da sua carreira, você dá grandes passos para realizar os seus sonhos. Cuide bem de você!