De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o planejamento estratégico é essencial ao sucesso de qualquer atividade empresarial. É por meio dele que o empreendedor organiza o negócio, estabelece metas, engaja equipe, conquista sócios e investidores, entre tantos benefícios decorrentes dessa prática.
A ferramenta mais conhecida no mercado para ajudá-lo a transformar a sua ideia em uma empresa lucrativa é o plano de negócios. Sua elaboração é de grande utilidade nessa fase de construção do empreendimento.
Daí surge uma grande dúvida: como fazer um plano de negócios? Não existe uma só resposta para essa pergunta, já que cada um tem de lidar com suas particularidades. Mas pelo menos há elementos semelhantes que todos os planejamentos devem incluir.
Glauco explica que a elaboração do plano de negócios não deve se resumir ao simples preenchimento de informações sobre o projeto empreendedor. É muito mais do que isso: é um momento de exercitar a inteligência e pensar sobre o negócio a ser criado. Por essa razão, é uma tarefa sua! Não delegue a mais ninguém, pois você é a pessoa que deve checar a viabilidade econômica e formatar a empresa que pretende constituir.
Como exposto acima, há aspectos similares que todos os planos devem tratar. São eles: definição do mercado; descrição do produto e/ou serviço; recursos necessários; plano de marketing; e modelo de gestão. Vamos a cada um deles.
Definição do mercado
Segundo Glauco, o mercado é composto pelo grupo de pessoas com interesse real ou potencial no seu produto/serviço e com capacidade de adquiri-lo. Assim, definir o mercado é delimitar o público-alvo do seu negócio, ou seja, aquele que pagará pelo que você tem a oferecer.
Nessa análise é oportuno pesquisar a concorrência. Desse estudo você pode extrair informações importantes para a formatação do seu negócio, uma vez que saberá o preço, os canais de distribuição, o público-alvo e eventuais defeitos dos concorrentes, o que ajudará em seu processo de diferenciação e posicionamento.
Descrição do produto/serviço
É nessa fase que você desenvolve a ideia do produto/serviço a ser oferecido aos potenciais compradores. Se vai vender bolo caseiro, quais serão os sabores e os diferenciais? Caso pretenda abrir uma consultoria, quais serão os serviços prestados? É a partir desse estudo que será possível especificar a próxima parte do seu planejamento.
Recursos necessários
Para que você possa comercializar algo, destaca Glauco, certamente dependerá de inúmeros recursos, tais como tempo, dinheiro, matéria-prima e mão de obra. Definir quais serão os recursos necessários ajudará você a verificar a viabilidade do seu negócio, quantificar o investimento necessário e se organizar de modo a evitar desperdícios.
Plano de marketing
O que levará o cliente a pagar por seu produto/serviço? Como a marca será divulgada? Quais serão os meios utilizados para atrair clientes? Qual será o composto de marketing utilizado (produto, preço, promoção e praça)?
Modelo de gestão
A escolha do modelo de administração do negócio também é decisiva para o sucesso da empresa. Várias questões precisam ser decididas corretamente, de modo a evitar problemas futuros. Quem serão os responsáveis pela administração? Como será a tomada de decisões? Qual será a missão, a visão, os valores e a cultura empresarial?
Glauco diz que estes são, como falado anteriormente, alguns elementos básicos que todo plano de negócios deve tratar. Naturalmente, outros pontos podem ser de grande valia para o seu negócio, como o planejamento jurídico, tributário, contábil e financeiro da empresa.
Quando você tiver confiança nas informações que possui e recursos necessários para seguir com plano criado, coloque-o em prática! Não seja demasiado perfeccionista na confecção de seu plano de negócios. Por mais que você se esforce, ele jamais será capaz de prever todas as mudanças de mercado, assim como a totalidade de obstáculos e oportunidades que surgirão ao longo de sua jornada empreendedora.
Entenda que o plano de negócios não tem o escopo de te prevenir de todos os riscos atinentes à atividade empresarial, mas certificar a viabilidade do seu negócio e te dar elementos mínimos para transformar sua ideia em um negócio de sucesso.