A base para a organização de uma empresa está no estudo e uso de ferramentas que auxiliem e sirva como um guia para a organização de modo geral. Um suporte necessário as empresas atuantes no mercado de trabalho atual é o Planejamento Estratégico, que visa além de planejar o andamento de tarefas e atividades que devem ser feitas na mesma, também detectar possíveis pontos (fracos e fortes) onde é preciso trabalhar de forma definida no planejamento.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte a ideia de planejar como será o trabalho e o seu andamento dentro da empresa deve atingir a todos os envolvidos nela. Por isso, é muito importante que a empresa como um todo se comprometa a aplicar os dados e informações contidas no Planejamento Estratégico a fim de melhorar possíveis falhas na gestão e maior desenvolvimento da mesma. É bom lembrar que não se trata apenas de “teorias soltas” buscando um ambiente ou situação propícia a serem inseridas. Se trata de soluções definidas e guiadas a partir de planos de ações que beneficiem e venham a sanar possíveis problemas e insucessos existentes na organização.
Mas com base em que o Planejamento Estratégico de uma empresa é formulado? Pode-se dizer que a partir de diretrizes estratégicas que são definidas pela visão, missão e valores da organização. Segundo Glauco, atuando de forma conjunta aos objetivos da empresa, seria uma espécie de imagem projetada para o futuro que se deve querer atingir, sendo compartilhada e apoiada por todos os seus colaboradores, permitindo ao estrategista detectar problemas, sinais de mudança, oportunidades e maior sintonia com o negócio, que irá gerar condições para ações proativas dentro da instituição.
É um grande quebra-cabeça em que cada peça é um membro existente e atuante na empresa. Por isso, para que este seja montado de forma correta e contínua, é necessário a prontidão de todos os envolvidos. A importância de uma apresentação e entendimento do Planejamento Estratégico a todos os membros da empresa se encontra na participação destes durante seu funcionamento. Para que seja satisfatório os resultados necessita-se que todos tenham conhecimento e entendimento do que é abordado no Planejamento, conclui Glauco.