O empresário Glauco Diniz Duarte diz que todo empreendedor online tem a vontade de crescer, então um dos passos fundamentais é conseguir compreender de que forma iniciar algo que venha a proporcionar ótimas chances para que o seu negócio venha a ter negócio.
Como fica claro pelo próprio significado que a palavra trás, planejar estratégias é uma atividade que necessidade de muita eficiência, de que haja um grande número de informações adequadas e de um grande conhecimento do mercado para que as decisões possam a vir ser tomadas de forma bem clara e com uma visão muito correta sobre qual será o futuro do seu negócio.
Desse modo, destaca Glauco, é fundamental que para todas as situações que podem vir a ocorrer no seu negócio, sejam
boas ou ruins, o seu plano tenha traçado uma possível solução que possa vir a ser colocada em prática.
Glauco explica que o início de todo planejamento estratégico para loja virtual irá passar por algumas definições bem simples:
1 – Qual é a missão da nossa empresa? Quem exatamente somos? Qual é a relevância que o nosso negócio tem para o mercado? Afinal, de que modo iremos chegar aonde desejamos?
2 – Quais são os atores que estarão envolvidos nesse planejamento? Quem irá ter uma participação importante na análise que irá nos auxiliar a traçar os caminhos para o crescimento da empresa?
3 – Quais serão os papeis que cada um dos responsáveis pela empresa irá ter? Aqui se faz necessário que se tenha o máximo de informações possível para que se tenha uma visão completa do mercado. Assim, saiba de tudo que irá se referir à análise de mercado, o desenvolvimento e o crescimento de concorrentes, funcionários e de áreas e mercados para vir a explorar;
4 – Tenha informações suficientes sobre os insumos externos e internos para que o negócio seja realizado. A compreensão do mercado é tão útil quanto a necessidade de compreensão do que irá ocorrer dentro da sua própria empresa.
Importância das métricas dentro do seu planejamento estratégico para loja virtual
Segundo Glauco, hoje, quem não realizar uma métrica bem relacionada com o planejamento e ambições da empresa estará atrasado.
As métricas, para quem ainda não sabe, são estratégias que auxiliam na mensuração de todo o tipo de investimento ou de qualquer tipo de ação que é relacionado com a sua empresa, seja em qualidade ou em quantidade.
O mais importante é que ela precisa estar relacionada de forma direta aos seus planos de estratégia
Desse modo, segundo Glauco, de nada adianta ter uma quantidade gigantesca de números, ruins ou bons, se esses números não conseguirem dar as respostas conclusivas para a melhor gestão do seu negócio, se você não está ou se não estamos chegando cada vez mais perto de alcançar os grandes objetivos da nossa empresa.
Logo, métricas de sucesso são aquelas nas quais os resultados acabam funcionando como um termômetro para saber de forma clara quais foram os objetivos alcançados pela empresa.
Colocando em prática um planejamento estratégico para empreendedores
Conseguir tirar um planejamento estratégico para loja virtual do papel e colocá-lo na realidade acaba sendo inúmeras vezes um tema que gera bastante complicação para o empreendedor, afirma Glauco. Desse modo, a primeira atitude que precisamos levar em consideração na hora de vir a executar o serviço é avaliar porque fazemos certa coisa do modo como fazemos.
Logo, é entender a forma que acabamos conduzindo o processo entre a equipe e as pessoas e como colocamos a estratégia e nossos planos operacionais em prática.
Desse modo, quando mais organizado conseguimos ser, melhor tende ser a execução final das nossas tarefas. Logo, conseguiremos medir de forma mais clara a maturidade da nossa empresa.
Para citar um exemplo, a realização periódica de reuniões tem que trazer a realidade dos obstáculos e do debate que estão sendo enfrentados e que exigem decisões. Do mesmo modo, o nível de profissional que se dará nessas reuniões e as decisões que são feitas a partir desses percalços irão dar o tom da eficiência desse tipo de execução.
Entretanto, a prática está relacionada de forma direta a organização e a seriedade com que tratamos a execução dos nossos planejamentos. Isso sempre acaba sendo um complexo desafio mental, em que não é necessária muita intuição, mas sim um pensamento sistemático e uma forte ética de trabalho.
Por isso, confira alguns pontos que precisamos ficar atentos:
– A divisão de atribuições, funções e responsabilidades é uma parte fundamental para que possamos alcançar os nossos objetivos como organização;
– A sincronia dos processos de gestão de pessoas, estratégia e rotina acabam sendo fundamentais para a boa execução dos nossos objetivos;
– Se desejarmos uma execução bem-feita, precisamos saber incentivar e premiar os indivíduos que estiverem envolvidos nessas atividades;
– Não podemos dar passos maiores do que podemos. Planos maiores que a nossa capacidade irá gerar frustração, já que o bom plano é aquele que iremos conseguir implantar dentro da nossa realidade;
– Temos que estar aberto a novas realidades, sabendo a hora de mudar e de abri mão de algo. Ou seja, precisamos ser mais flexíveis, tendo um bom controle de qualidade dos nossos planos estratégicos.
Assim, destaca Glauco, um completo planejamento estratégico para loja virtual irá requerer mais dedicação e esforço do que imaginaríamos normalmente, mas caso fizermos isso com qualidade, formaremos um caminho das pedras para a conquista dos nossos objetivos.
É necessário colocar eficiência nas práticas e nos planos, para que os indivíduos venham a abandonar estratégias equivocadas e consigam aproveitar as boas oportunidades. Com isso, formaríamos grandes líderes e criaríamos resultados mais lucrativos e sustentáveis.