O empresário Glauco Diniz Duarte diz que muitas pessoas desejam aprender como realizar um Canvas Proposta de Valor. Para se realizar o planejamento estratégico de uma empresa, é necessária a utilização de ferramentas adequadas que auxiliam na determinação de ações para alcance do público-alvo.
Uma das ferramentas estratégicas mais utilizadas é o Canvas Modelo de Negócio e, com origem nessa plataforma, surgiu a ramificação Proposta de Valor, que visa facilitar a definição dos anseios dos clientes e sua relação com os valores que o negócio deve oferecer.
Por que montar um Canvas Proposta de Valor?
Segundo Glauco, esse modelo esquematizado auxilia empreendedores a desenvolver soluções de acordo com a demanda do público do seu negócio.
A ferramenta Canvas Proposta de Valor permite que se avalie o comportamento do consumidor, analisando todos os seus desejos e também as suas dores. Assim, fica mais fácil definir quais são os valores e benefícios que esse cliente espera de um produto ou serviço.
O que é uma Proposta de Valor?
Glauco explica que um valor percebido pelo cliente pode ser quantitativo, como preço e prazo de entrega, ou qualitativo, como design, funcionalidade e durabilidade.
Os principais valores de um determinado grupo de consumidores são:
• Novidade: muitos clientes procuram por lançamentos no mercado e estão dispostos a comprar sempre o modelo mais moderno de um ou mais produtos.
• Desempenho: esse valor é muito comum para consumidores de produtos tecnológicos, que costumam priorizar o desempenho das máquinas.
• Personalização: é uma demanda muito comum atualmente, já que o mundo está cada vez mais plural.
• Design: é geralmente o primeiro valor percebido em um produto, pode ser determinante para o sucesso nas vendas, até porque é um conceito ligado ao zelo e ao profissionalismo.
• Status: esse valor é mais comum em determinadas classes sociais, mas há que ser observado também em situações específicas, como nos casos de grupos ou tribos.
• Preço: bastante comum e valorizado, mas é preciso ter cautela para não correr o risco de ser associado com soluções de baixa qualidade.
• Conveniência e usabilidade: é um valor muito procurado por conta da vida agitada, principalmente nas cidades grandes.
Como montar o Canvas Proposta de Valor?
De acordo com Glauco, a ferramenta é composta por dois lados, perfil do cliente e mapa de valor, que devem estar conectados de modo que os conceitos preenchidos, tanto na direita quanto na esquerda, estejam em consonância.
O preenchimento dos espaços deve ser feito, preferencialmente, com o uso de papéis tipo “post-it”, para que sejam substituídos facilmente. Toda a equipe estratégica deve participar da construção do Canvas Proposta de Valor.
Lado direito: perfil do cliente
No lado direito do gráfico, deve estar o perfil do cliente, que é dividido em: tarefas do cliente, dores e ganhos.
Em tarefas do cliente deve ser colocado, em forma de lista, tudo o que esse consumidor precisa realizar na sua vida pessoal e profissional.
Na parte das dores, é preciso identificar quais são os problemas desse cliente, os obstáculos enfrentados que poderão ser solucionados pelo negócio.
Na divisão referente aos ganhos, deverão ser descritos os benefícios percebidos pelo cliente.
Lado esquerdo: mapa de valor
O mapa de valor é composto por três partes: produtos e serviços, analgésicos e criadores de ganhos.
Na seção produtos e serviços, deve-se descrever todos os elementos que serão oferecidos ao cliente, de acordo com as outras etapas do processo.
Em analgésicos, como o nome já diz, são os agentes que aliviarão as dores do cliente.
Por fim, o bloco criadores de ganhos determina os elementos dos produtos ou serviços que trarão benefícios aos clientes.
Atrair, conquistar e fidelizar o público-alvo são tarefas essenciais para qualquer negócio ter vida longa. E, para isso, usar o Canvas Proposta de Valor para definir o que vai levar os melhores benefícios aos clientes é uma escolha acertada.
Prepare o seu Canvas Proposta de Valor mesmo que já tenha produtos e serviços no mercado, aprimore suas soluções e ganhe cada vez mais clientes satisfeitos.