Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, a falta de planejamento estratégico e o desconhecimento do mercado são os principais fatores de falência ou estagnação de 41% das micro e pequenas empresas brasileiras.
Segundo Glauco, com a implementação de um planejamento estratégico, a empresa consegue trabalhar nas causas que originam a derrocada da organização, sendo a primeira delas “a falta de planejamento”, e a segunda, “o desconhecimento do mercado”.
No decorrer da implementação do planejamento estratégico a empresa definirá datas-chave como referencial das etapas, obrigações e resultados que almeja alcançar. E, inerente ao pensar (no longo prazo), a empresa irá adquirir consciência de qual é a sequência ideal de cumprimento das etapas para que o resultado “final” seja conforme as expectativas da organização.
Também no planejamento estratégico, explica Glauco, a empresa passará pelas etapas de análise das oportunidades e das ameaças. É aí que se poderá obter informações que desconhecia do mercado. Esses dados serão valiosos para o empresário, pois responderão às dúvidas que mais assombram os dirigentes, tais como:
Estou no caminho certo (mais lucrativo e mais rentável)?
Estou protegido contra as ameaças atuais e futuras do mercado em que atuo?
No decorrer do planejamento estratégico também existe uma análise da concorrência, onde é possível subtrair algumas dúvidas, dentre elas:
Qual a quantidade de empresas que concorrem diretamente com a minha?
Qual o nível de interferência de cada uma delas no meu lucro?
Qual é a forma de atuação e vantagem competitiva de cada uma delas?
Glauco afirma que o planejamento estratégico ajuda o empresário a definir parâmetros de gestão e o subsidia com informações claras e sistemáticas que contribuirão de forma incomensurável para o sucesso do seu negócio.
Glauco conclui que o planejamento estratégico pode não só salvar a sua empresa, como pode alavancá-la a patamares diferenciados e de destaque para o seu negócio.