GLAUCO DINIZ DUARTE Mudanças na ISO 9001 exigem atenção de empresas e consumidores
Em maior ou menor escala, a maior parte das pessoas inseridas no mercado de trabalho já ouviram falar da ISO 9001 e sabem que esse certificado está atrelado a uma gestão da qualidade.
O que poucas pessoas sabem é que esse certificado, após sua emissão, possui validade de 03 anos e que a empresa passa por auditorias periódicas para validar esse selo, sendo assim, não é incomum quando vemos uma empresa que se diz certificada, mas está com o certificado vencido.
Apesar de ser uma triste realidade, esse cenário deve aumentar ainda mais até o final de 2017, isso porque a norma ISO 9001 sofreu uma grande revisão que foi publicada em outubro de 2015 e todas as empresas que possuem certificados válidos precisarão migrar seus sistemas de gestão para essa nova revisão até essa data.
Isso quer dizer que os consumidores e/ou empresas que preferem consumir produtos e serviços de organizações que possuem esse selo de qualidade precisarão ficar atentos para saber se não estão sendo lesados.
No Brasil, o número de empresas com certificados válidos chega perto dos 14.000 e no mundo possuem 1.138.155 empresas certificadas, sendo as maiores concentrações na Europa e Ásia. Na América do Sul são aproximadamente 50.000 empresas certificadas.
SOBRE A ISO 9001
A ISO 9001 é uma norma internacional para a aplicação de sistemas de gestão da qualidade nas empresas com o objetivo de satisfazer e aumentar a satisfação dos clientes e das partes interessadas de forma sistemática. Isso quer dizer que por meio da aplicação de técnicas de gestão estratégica, ferramentas da qualidade e gestão de resultados, a empresa cria processos que garantem a satisfação do cliente e como consequência, atinge o sucesso sustentado.
A norma teve a sua 5ª versão publicada em 2015 e as empresas certificadas possuem até 2018 para realizar a migração do seu sistema de gestão, caso contrário estarão com os certificados obsoletos. Essa mudança foi realizada pela necessidade de se refletir sobre as práticas empresariais mais modernas, melhorar a compatibilidade com outras normas “ISO”, como a ISO 14001, simplificar a linguagem para evitar dúvidas e incluir práticas de gerenciamento de riscos e oportunidades.
COMO SABER SE O CERTIFICADO ESTÁ VÁLIDO
Os certificados emitidos possuem uma identificação única (por exemplo BR 13/7952) e a consulta pode ser realizada de 02 formas distintas: no site da certificadora ou no site do Inmetro, sempre com o número do certificado.
A MIGRAÇÃO DA ISO 9001
Para fazer a migração do sistema de gestão, a empresa precisa implementar os novos requisitos que não existiam anteriormente, como gestão estratégica, gestão de riscos e gestão de mudanças e para os itens que sofreram mudanças, a empresa deve mudar o método existente atualmente para as novas exigências. Normalmente, o caminho mais fácil para essa transição é a contratação de empresas de consultoria especializadas em sistemas de gestão.