“A nossa realidade é que 90% das pequenas e médias empresas do Brasil não tem planejamento estratégico.” A declaração é do empresário Glauco Diniz Duarte.
Glauco destaca que o Planejamento Estratégico é um tema bastante controverso para se discutir atualmente, principalmente se tratado no meio acadêmico. “A minha ideia é que, independente da percepção que as pessoas tenham disso, busco levar essa discussão para fora do acadêmico. Que iniciamos então uma discussão prática, falando sobre a aplicação em um ambiente corporativo”, comenta.
Um caso onde se vê muito da falta de um planejamento é principalmente nas empresas que vieram de uma evolução societária, onde dois ou três sócios que resolveram empreender. “O empreendimento cresceu e viraram ‘adolescentes’, onde criaram um corpo evoluído, mas agora não sabem o que fazer com ele. O que eles precisam é de um toque mais profissional em sua gestão, e o planejamento estratégico é a ferramenta que pode proporcionar ao empresário essa profissionalização, um caminho estruturado para atingir os objetivos.”
Empresas Familiares
Um outro perigo também destacado por Glauco, são as empresas familiares. “Temos um agravante em questão nessas empresas, que é a sucessão. Poucos empresários se preocupam com a transição do poder de uma geração para a outra, e muitas vezes a ausência do planejamento estratégico, da continuidade de objetivo, traz prejuízo para esse tipo de empresa.”
A dica que Glauco concede as empresas que pretendem profissionalizar ainda mais a sua gestão, é repensar o que já é feito. “O atual momento da economia brasileira é crítico e estamos precisando encontrar alternativas criativas e eficientes para vencer o momento. Não aconselho para partir para o planejamento estratégico, mas para partir para o hábito do planejamento estratégico. Não adianta você estruturar uma ferramenta se você não vive isso como hábito na empresa. O planejamento sozinho não vence jogo, o que vence é o hábito”, completa.