Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Planejamento estratégico só funciona se for coerente com valores da empresa

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Há uma disputa, no mundo corporativo, da qual o planejamento estratégico parece sair prejudicado.

A urgência na execução das ações, para cumprimento de metas ou para responder à concorrência, acaba preterindo o primeiro à condição de desnecessário ou utópico. No placar do dia a dia, um para execução, zero para planejamento.

“Muitos acabam com a ideia de que ele é mais uma coisa burocrática”, diz o empresário Glauco Diniz Duarte.

“Ele só funciona se for coerente com os pilares da empresa”, avisa Glauco. Valores, modelo de negócio, propósitos, cultura organizacional, liderança e até a marca são os pilares que devem fundamentar o planejamento, além do ambiente e o contexto em que se encontra a organização. “Do contrário, vale a máxima do Peter Drucker, de que a cultura organizacional devora a estratégia no café da manhã”, comenta.

O processo de formulação da estratégia pode ser realizado utilizando as dez escolas de Mintzberg: design, planejamento, posicionamento, empreendedora, cognitiva, aprendizado, poder, cultural, ambiental e configuração.

“Cada fase do negócio, de startup à expansão estruturada, pode exigir uma escola diferente”, indica Glauco.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts