Solar fotovoltaica quando surgiu – Glauco Diniz Duarte
Parece novidade, mas não é. A despeito do pouco que governos de todo o mundo fizeram em mais de um século, a energia elétrica produzida a partir de painéis solares é algo que é possível há muito tempo.
O que mudou agora?
Bem, a tecnologia tornou-se mais barata e acessível, governos estão mais dispostos a conceder vantagens para quem produz energia desse modo e inovações foram conquistadas na produção de painéis, gerando equipamentos mais eficientes – como aqueles com os quais a Mecatron Solar trabalha.
Da época do Brasil Império
O termo “fotovoltaico” surgiu na Inglaterra, no ano 1849. Vem do grego “phos,” que significa “luz”, e de “voltaico”, que vem do âmbito da eletricidade, em honra ao físico italiano Alessandro Volta. O efeito fotovoltaico foi reconhecido pela primeira vez uns dez anos antes, em 1839, pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, mas a primeira célula solar somente seria produzida em 1883, porCharles Fritts, quem recobriu uma amostra de selênio semicondutor, com pó de ouro, poderia produzir tal efeito.
Os primeiros dispositivos tinham um rendimento pobre, de menos de 1%. A maior parte da energia era dispersada. Além disso, os materiais empregados e os processos industriais pouco convencionais tornavam praticamente impossível a produção, mesmo em pequena escala, quanto mais uma produção em massa.