Glauco Diniz Duarte Empresa – porque energia solar é cara
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte , a energia solar vem ganhando cada vez mais destaque tanto no cenário internacional, como também como no Brasil. Políticas públicas e inovações tecnológicas incentivam a adoção desse tipo de energia, o que faz com que ela se torne cada vez mais acessível para a população.
Com certeza você já deve ter se deparado nos noticiários, jornais ou até mesmo nas redes sociais com alguma notícia sobre a energia solar.
O destaque que esse tipo de energia limpa e renovável recebe faz que surjam alguns mal-entendidos e até mesmo mitos muito disseminados.
Os principais mitos sobre Energia Solar
A Energia Solar Fotovoltaica não funciona com o tempo nublado
Esse é um dos questionamentos mais comuns que as pessoas costumam ter. A energia solar apenas funciona em dias ensolarados, com grande incidência de luz solar? E nos dias nublados, como fica a produção de energia?
Quando há uma grande cobertura de nuvens no céu, é normal que a eficiência do sistema diminua. Porém, isso não paralisa completamente a produção de energia. Apesar de serem em menor quantidade, os raios solares conseguem ultrapassar a barreira e alimentar os painéis fotovoltaicos.
É claro que a menor incidência do sol diminui a produção de energia, mas sim, o sistema solar fotovoltaico produz energia mesmo em dias nublados!
A manutenção dos painéis solares é difícil
Com o tempo, poeira e outros detritos se acumulam na superfície das placas solares. Essas sujeiras podem interferir na produção de energia, mas, de maneira geral, a perda energética em razão disso é pequena.
De qualquer maneira, é importante realizar a manutenção e a limpeza periódicas do sistema solar. E quem acha que isso é muito trabalhoso ou uma atividade que demanda muito tempo está enganado.
A limpeza e manutenção das placas é fácil e muito simples. Basta lavá-las com água, detergente e uma esponja macia pelo menos uma vez por semestre.
Quer saber mais sobre a limpeza e a manutenção dos sistemas solares? A Ponto Solar elaborou um post com tudo o que você precisa saber.
A Energia solar é muito cara
Há algum tempo essa afirmação poderia ser considerada verdade. Mas, felizmente, os tempos são outros.
Atualmente, vários estados brasileiros contam com incentivos governamentais para a energia solar. Um exemplo é o Paraná, que em 2018 passou a integrar o Convênio 16/15 do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), que isenta o ICMS para a energia solar.
Além disso, com a Resolução Normativa nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 2012, foi possível que os sistemas solares se conectassem à rede pública de energia.
Isso possibilitou dois grandes avanços que incentivaram a adoção da energia solar. Em primeiro lugar, as baterias que antes eram necessárias para armazenar a energia foram dispensadas. Além de serem danosas para o meio ambiente, elas encareciam o valor de um sistema solar.
Outro destaque é que a partir de 2012 passou a vigorar o sistema de créditos de energia. Com ele é possível enviar o excedente de produção para a rede elétrica da concessionária de energia e abater o valor na conta de luz.
Quer provar na prática como a energia solar é um excelente investimento? A Ponto Solar tem dois materiais que irão mostrar como a energia solar pode beneficiar a sua vida financeira.
É possível instalar sozinho o sistema fotovoltaico em sua residência
Com o objetivo de reduzir custos, muitas pessoas pensam que é possível instalar por conta própria o sistema solar, porém o barato pode sair caro. Abaixo explicamos as razões.
– Para aproveitar o sistema de crédito de energia é indispensável entregar o projeto para a concessionária e agendar uma vistoria técnica para homologar o sistema. Esse passo só pode ser realizado por engenheiros registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
– Uma empresa especializada em energia solar tem profissionais capacitados para determinar o dimensionamento correto e o tipo de sistema a ser instalado. Dessa maneira, é possível maximizar a eficiência energética;
– As placas solares funcionam em corrente contínua com tensões elevadas, muito maiores do que aquelas presentes nas tomadas de nossa casa. O risco de choque elétrico é elevado. Mais uma vez, o melhor a ser feito é confiar em profissionais experientes e que possuam todo o equipamento de segurança para realizar a instalação.