Glauco Diniz Duarte Empresa – energia solar são joão do piauí
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, mais um Parque de Energia Fotovoltaica será instalado em São João do Piauí. Este mês, outubro, foi realizado um leilão para mais uma área onde será construída a mais nova usina de energia solar em nosso município.
Os painéis serão instalados em uma área de, aproximadamente, 900 hectares, a 12 quilômetros da cidade, às margens da PI-141, (estrada que leva à cidade de Canto do Buriti), onde vai gerar muitos empregos e contribuir com o desenvolvimento da região. As obras devem iniciar em 2021.
Esta importante investimento em São João do Piauí contou com intermédio do empresário Edvaldo Barbosa, que facilitou a implantação do projeto, a área onde as placas serão instaladas pertence a oito pessoas que formam um consórcio para a locação das terras, Edvaldo sempre esteve à frente das negociações, pois ao mesmo foi confiada a responsabilidade de encontrar a área apropriada para a instalação da usina.
O empresário também esteve à frente das negociações para a implantação de dois outros parques que já estão em pleno funcionamento: Sertão no município de João Costa e Sobral em São João do Piauí, ambas administradas pela Solar Energia SPE Ltda.
A nova usina vai gerar 300MW, faz parte dos projetos Graviola e Gameleira, fazendo de São João do Piauí o município com maior número de parques de energia fotovoltaica no Piauí. Agora além do título de Capital da Uva, nos tornamos também a Capital da Energia Solar.
O prefeito Gil Carlos, Governador do Estado e o Senador Marcelo Castro já articulam procurar o Ministério de Minas e Energias e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para uma ampliação na subestação.
“O que mais nos favoreceu na implantação das usinas de energia limpa em nosso município foi a intensidade do sol, é claro, e as instalações da CHESF, a subestação funciona como uma distribuidora de energia, por isso estamos trabalhando para atrair mais parques, gerando assim mais empregos e proporcionando mais desenvolvimento para toda região. E para isso temos que ter uma subestação maior que suporte receber e distribuir mais energia.” Nos disse o prefeito.