Glauco Diniz Duarte Empresa – qual energia renovavel mais utilizada no brasil
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, cada dia que passa se é necessário escolher as energias mais sustentáveis, isso a nível mundial.
Em 2017, a International Renewable Energy Agency (IRENA) desenvolveu um relatório relativo aos custos de produção de energia renovável e destacou que as fontes de energia mais baratas eram a eólica e a solar.
Diz no relatório que o custo médio por kWh para a energia eólica e solar é de aproximadamente 0,06$. E alguns projetos conseguiram ir até aos 0,04$/kWh. Já a produção de energia com recursos a combustíveis fósseis esteve entre os 0,07$ e 0,17$ por kWh.
Os preços estão caindo ao longo dos anos.
A energia das marés é considerada como a fonte renovável mais cara. E, atualmente, diz-se que é cerca de dez vezes mais cara que as outras energias renováveis mais utilizadas, como a eólica e a solar. Devido aos altos custos associados, muitos projetos foram desmantelados.
As fontes de energia renovável são infinitas e gratuitas, mas os materiais e os equipamentos necessários para armazenar, produzir e transportar impõem custos adicionais. De acordo com os estudos realizados, o custo das baterias e inversores, quando adicionados a parques solares de larga escala, para cerca de dez horas de armazenamento, aumenta o preço de cada kWh de 46$ para 82$. Assim sendo, os especialistas acreditam que devido ao alto preço das baterias, fica difícil que as fontes renováveis consigam substituir por completo as fontes de energia tradicionais.
À medida que os cientistas e os pesquisadores continuam a explorar vias alternativas, é evidente que as fontes de energia alternativas mais recentes e as mais baratas podem estar já ao virar da esquina.