Glauco Diniz Duarte Empresa – porque economizar energia
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é bom preparar o bolso, porque a conta de energia vai ficar mais cara em Alagoas a partir do dia 28 deste mês. O reajuste de 6,54%, para consumidores residenciais, foi autorizado pela Agência nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com esse aumento, mais do que nunca, é preciso economizar, buscar formas de reduzir o consumo para não levar um susto no final do mês. E como fazer isso? Com a mudança de hábitos simples. Seguem algumas dicas que você pode incorporar ao seu dia a dia.
Tome banho de, no máximo, 10 minutos. Confira se os furos do chuveiro onde sai a água não estão sujos. É preciso limpá-los de vez quando para aumentar a vazão da água. Outra coisa: coloque a chave na posição “verão”, assim é possível economizar até 30%.
Troque as lâmpadas fluorescentes pelas de LED que proporcionam até 80% de energia e tem vida útil mais longa. Você não precisa trocar todas as lâmpadas da casa de uma só vez. Vá substituindo aos poucos, aproveitando as promoções.
Jamais seque roupas na grade traseira da geladeira. Além de ser perigoso, o tecido pode forçar o funcionamento do motor. Veja se a borracha da porta está boa ou precisa ser trocada. É fácil descobrir: prenda uma folha de papel na porta e puxe. Se sair com facilidade, é sinal de que a sua geladeira precisa de uma borracha nova.
Regule a temperatura da geladeira no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de consumo. Não forre as prateleiras para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico.
Evite ficar abrindo a geladeira toda hora, pois isso faz com que o ar frio escape e o motor trabalhe mais para esfriá-la de novo.
Não deixe a luz acesa em cômodos desnecessariamente. A regra é: saiu, apague a luz!
Ferro de passar e máquina de lavar roupa consomem bastante energia. Por isso, tente usar esses eletrodomésticos quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez. Nada de ficar passando ferro na roupa na hora de sair!
Não deixe aparelhos eletrônicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%.
Mantenha o filtro do aparelho de ar-condicionado sempre limpo.
Quando viajar, desligue a chave geral da casa para não gastar energia com coisas desnecessárias.
Atenção: se você desconfiar que seu consumo é menor do que mostra a conta de luz, é bom fazer um teste para saber se há fuga de energia na sua casa. Apague todas as luzes e desligue todos os aparelhos elétricos. Depois de alguns minutos, o medidor de luz deve ficar parado. Se ele continuar girando, procure um eletricista. Problemas na fiação podem estar causando fuga de energia.