O Planejamento Estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias, afirma o empresário Glauco Diniz Duarte.
Segundo Glauco, para garantir a eficácia e a eficiência do planejamento estratégico, a liderança deve, em primeiro lugar, estar comprometida e envolvida com o processo.
Para Glauco a a liderança precisa primeiramente conhecer e, em segundo lugar, envolver-se profundamente com a estratégia, para que os resultados sejam satisfatórios ou que os desvios observados sejam uma oportunidade de aprendizado e reposicionamento.
Na opinião de Glauco Diniz Duarte, a execução do planejamento estratégico é essencial na organização. “Não basta apenas fazer um planejamento estratégico, você tem que ter o processo contínuo. É preciso envolver a liderança, a força de trabalho e fazer uma boa disseminação deste planejamento”, disse.
Glauco diz que o planejamento é decisivo, mas o sucesso da empresa não está somente no Planejamento Estratégico. “Durante o processo de Planejamento Estratégico, poucas organizações consideram os processos gerenciais e produtivos, ou seja, as capacidades desses processos, para estabelecer ou considerar as metas de curto, médio e longo prazo para a elaboração do Plano Estratégico”, pondera. Para Glauco a falta de todas estas informações, faz com que as empresas definam metas inexequíveis, sendo que as modificações nos processos, muitas vezes não é compensada quando considerada a relação custo x benefício.