Glauco Diniz Duarte Empresa – como ganhar desconto na energia
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a Tarifa Social de energia e água é uma maneira para famílias de baixa renda e em situação de risco terem acesso aos serviços públicos básicos e essenciais para uma qualidade de vida melhor. Mas como cadastrar no programa para poder usar o benefício?
Como começar a economizar nos gastos de casa pela Tarifa Social
Primeiramente, é preciso conhecer o programa Tarifa Social. Criado pelo Governo Federal, a tarifa social oferece descontos na conta de luz e água de famílias de baixa renda e em situação de risco. O benefício é oferecido pelas diversas distribuidoras de energia elétrica e empresas de saneamento no Brasil. Os descontos variam de acordo com o consumo de energia elétrica e água pela residência, sendo que as residências com menor consumo tem descontos maiores. Um maior consumo pode significar sair da faixa de descontos do programa, o que significa que é importante para a família ter boas práticas de economia para não gastar demais com a energia elétrica ou água. Esse é o começo da economia de gastos no programa Tarifa Social para quem quer aproveitar melhor o programa.
Quem é considerado baixa renda para a Tarifa Social?
São considerados baixa renda:
Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Social, com renda familiar mensal por pessoa que seja menor ou igual a um salário mínimo.
Famílias inscritas no Cadastro Único da Prefeitura da cidade, com renda familiar mensal de até três salários mínimos e que tenha familiar ou dependente portador de doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos.
Idoso ou deficiente (dependente ou titular da conta) que receba Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social
Família indígena ou quilombola pode usufruir dos benefícios da tarifa social, geralmente, em diversos lugares do país.