Glauco Diniz Duarte Empresa – como calcular painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a quantidade de painéis de energia solar fotovoltaica necessários para manter um sistema ativo pode variar muito de acordo com a necessidade de consumo da residência ou empresa e também com relação a condições específicas, como a região em que está localizada o imóvel, a área disponível para instalação dos painéis e outras questões que devem ser analisadas em um estudo de viabilidade.
A quantidade média de painéis necessários para a residência fica na média de 7 a 8, no Brasil, mas a capacidade de geração de energia destes painéis varia muito de região para região. No Sul, por exemplo, o sistema normalmente gerará menos energia que no Centro-Oeste, precisando, portanto, de uma quantidade maior de painéis.
De acordo com Atlas Solarimétricodo Brasil, todas as regiões do Brasil, exceto a Região Norte, tem uma exposição solar superior a seis horas diárias na média, o que torna o país um dos mais apropriados para o uso de energia solar.
Quantos kWh/m² gera cada placa solar
As placas solares podem alimentar o sistema com cerca de 30 a 34 kWh por mês, dependendo da região do país em que o sistema está instalado. Normalmente uma casa com média de uso de oito horas por dia, durante todo o mês – ou cerca de 240 horas – tem um consumo mensal de 1,5kW multiplicado pelo número de horas (360 kWh).
Isso significa que seriam necessários cerca de 10 a 12 painéis instalados, mas a quantidade, é claro, varia de acordo com a necessidade do imóvel, localização e todos os outros fatores que são avaliados em um estudo de viabilidade.
Estudo de viabilidade para implementação do sistema de energia solar fotovoltaico
Dentro de um estudo de viabilidade, desde a localização, até o posicionamento e o ângulo que os painéis devem ficar para atingir máxima potência, tudo é avaliado pela empresa especialista – como a Boreal Solar.
O estudo calcula a demanda de energia para o imóvel – residencial ou comercial – descobrindo a potência necessária, o tipo de equipamento que deverá ser utilizado, a tensão do mesmo, o consumo em amperes (Ah), além de outros fatores específicos.