Glauco Diniz Duarte Empresa – como instalar uma placa solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, por mais simples que seja a colocação de placas fotovoltaicas em uma residência, é preciso tomar alguns cuidados antes e durante a instalação, a fim de garantir melhor rendimento e aproveitamento dos painéis. A energia solar pode ser aproveitada até em dias nublados, no entanto, a posição das placas fotovoltaicas deve ser estudada para a incidência de raios solares sobre elas seja a melhor possível. Para aumentar a eficiência dos painéis, é importante realizar um estudo de posição solar.
No Brasil, a subida do Sol no trajeto entre o nascente (leste) e o poente (oeste) mais inclinado para o norte verdadeiro (que não coincide com o norte das bússolas), por essa razão, o ideal é que as placas fotovoltaicas sejam colocadas voltadas para esse ponto. Grosso modo, 10m2 de placas instaladas em sistema isolado geram cerca de 1 kWp de energia; em sistemas ligados à rede de distribuição, o tamanho das instalações para gerar a mesma quantidade de energia pode ser menor. Em instalações de painéis voltados para o noroeste ou para o nordeste, as perdas adicionais ficam entre 3% e 8%, enquanto os voltados para o leste ou para o oeste, as perdas podem ser de até 20%.
O suporte dos painéis fotovoltaicos tem como função posicioná-los de maneira estável e deve assegurar ventilação adequada, permitindo a dissipação do calor produzido devido à ação dos raios solares. A eficiência das células diminui com a elevação da temperatura.
Erros no projeto e instalação das placas solares podem trazer arrependimento para o investimento caso o usuário pule etapas para baratear o custo do projeto de energia solar fotovoltaica:
-
Compram equipamentos sem auxílio técnico;
-
Gastam além do previsto para instalação das placas solares;
-
Demoram 3x mais tempo para aprovar o sistema fotovoltaico, quando conseguem;
-
A instalação das placas solares é comprometedora com proteção não específica para energia fotovoltaica.
E quais os riscos:
-
Não homologação do sistema
-
Proibido de usar os inversores por falta de certificação
-
Incêndios por erro de conexão
-
Curto circuito por erro de ligação
-
Queima do inversor por dimensionamento errado
-
Geração de energia fotovoltaica bem abaixo do esperado
-
Payback longo
Como fazer a instalação das placas solares com Sucesso?
Se você está quase cedendo aos e-mails na sua caixa de entrada com as ofertas de kits fotovoltaicos, os banners te seguindo quando faz uma pesquisa na internet, ou ainda está propício a aceitar a oferta do seu eletricista, mestre de obra, engenheiro para instalar as placas solares no seu telhado. Sem sequer se preocupar com o relacionamento com a concessionária e com a geração real depois que o sistema passa a funcionar. Pode se preparar para ter muitas dores de cabeça.
Ou você entende que para ter energia fotovoltaica gerando economia você precisa estar no grupo dos que começam certo e garantem a integridade do projeto ou dificilmente você conseguirá ir tão longe no sonho de ver seus netos usando energia limpa e barata.
Escolha profissionais qualificados:
Na hora de escolher a equipe que irá realizar a instalação do sistema de energia fotovoltaica é aconselhável verificar se as pessoas envolvidas na instalação são experientes e com conhecimento elementar em sistemas de energia solar, facilitando assim a solução de possíveis problemas que possam surgir durante a instalação.
Aterramento / Cabos e Conexões:
O aterramento é de fundamental importância e deve ser incluído no estudo da instalação do sistema de energia limpa fotovoltaica de forma a evitar perigo para a instalação e para as pessoas.
Faça o aterramento dos equipamentos (carcaça ao Terra) e o aterramento do sistema (conexão do circuito elétrico à terra, geralmente pelo pólo negativo). É importante que as caixas dos equipamentos e molduras dos painéis solares estejam conectadas à terra, todo metal exposto que possa ser tocado deve ser aterrado.
A estrutura da placa solar fotovoltaica tem uma indicação clara do ponto destinado ao aterramento.
Todos os componentes do sistema fotovoltaico devem ser interconectados por meio de condutores elétricos de bitolas e tipos adequados, os condutores devem ser de cobre, consulte as tabelas de condutores conforme níveis de queda de tensão.
Os condutores sujeitos a exposição externa devem ter revestimento plástico resistente a radiação UV.
Observe as conexões, recomenda-se uso de terminais, fita isolante, eletroduto, parafusos, bornes para baterias abraçadeiras, buchas para fixação, etc. Estes acessórios devem ser adequados ao tipo de material sobre o qual serão instalados.
Faça manutenções periódicas:
Apesar do uso do sistema solar não necessitar de muitas manutenções em condições normais, é recomendado que você faça vistorias periódicas, mantendo os contatos de fios e os pólos de baterias sempre limpos. Não se esqueça que os vidros dos painéis solarestambém devem receber higienização apropriada com água, sabão neutro e panos.
Todas as precauções devem ser tomadas para que a instalação seja concretizada com qualidade, além disso, a manutenção pode ajudar a prolongar os efeitos e a vida útil de todo o equipamento utilizado no sistema de energia solar fotovoltaico.
Desconto na conta de luz da Cemig!