Glauco Diniz Duarte Empresa – O que significa kwp energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar vem se consolidando como uma alternativa às fontes tradicionais, pois diversos consumidores têm considerado o ganho financeiro no médio e longo prazo, os benefícios ambientais e a autonomia que ela proporciona. O crescimento desse mercado também atrai muitos fornecedores. Por isso, você deve tomar alguns cuidados ao comprar energia solar para não ter problemas no seu projeto.
Nesse sentido, temos uma ótima notícia: preparamos uma lista com 5 cuidados que você precisa tomar antes de contratar esse tipo serviço. Vamos lá?
Procurar entender termos e números
Há dois termos de conhecimento obrigatório: painel fotovoltaico e inversor.
Painel fotovoltaico é o sistema que absorve a energia solar e transforma em corrente elétrica. Já os inversores funcionam para converter corrente contínua em alternada (processo obrigatório para ligar o seu sistema à rede de distribuição da concessionária local), além de gerenciar e medir a quantidade de energia produzida pelos painéis.
Para que você faça uma compra segura, também é importante conhecer as unidades de medida kWh e kWp, pois você vai escutá-las o tempo todo. Veja a explicação por etapas:
kilo watt pico (kWp) – é a unidade de medida de potência. O kWp é a medida de “tamanho” do seu sistema, ou seja, um sistema de 2kwp sempre será menor que um sistema de 5 kwp e sempre vai gerar menos energia quando instalado em um mesmo local com os mesmos componentes. O kWp é o principal e primeiro fator a se analisar em um sistema de energia solar. Desta forma, não adianta comprar um sistema mais barato se ele possuir uma potência de kWp menor;
kilo watt hora (kWh) – é a unidade de energia. É a medida de energia que você consome ou gera, caso tenha um sistema de geração. Quando a sua conta de energia chega, você paga por kWh consumido. O kWh é calculado multiplicando a potência em quilo watts (kW) de cada aparelho pela quantidade de horas que esse aparelho ficou ligado;
Resumindo, significa que kWh é a quantidade de energia que você consome por hora e kWp é a capacidade que os painéis têm de gerar essa energia.
Conferir o dimensionamento
Essa é uma fase muito importante do projeto. Nela, a empresa contratada irá calcular o seu consumo e, a partir disso, prever a quantidade de painéis que atenderão a sua demanda.
Nesta etapa, caso o seu consultor solar não apresentar os cálculos corretamente você não terá o desconto desejado na sua fatura de energia. Para conferir o dimensionamento, compare seus dados de consumo da conta de energia (kWh) com a capacidade de geração do sistema solar.
Observar a certificação dos equipamentos
O INMETRO certifica os equipamentos utilizados nos sistemas de energia solar, o que confere mais confiança aos produtos utilizados.
Através do Programa Brasileiro de Etiquetagem — que fornece informações sobre a eficiência energética dos produtos, entre outros atributos — você pode conferir os componentes com o melhor desempenho e a qualidade de cada um.
Avaliar a reputação da empresa
Depois de passar por todas as etapas que citamos até aqui, avalie a reputação da empresa que você pretende contratar. Observe se ela trabalha com equipamentos certificados; se apresentou um dimensionamento condizente com suas necessidades; se possui experiência em outros projetos e se o corpo técnico lhe passa segurança.
Conhecer o pós-venda da empresa
Alguns painéis fotovoltaicos podem durar até 25 anos, ou seja, vender e instalar é apenas o começo da empreitada. Para que seu projeto seja bem sucedido e lhe traga benefícios em longo prazo, é necessário que a empresa estabeleça um relacionamento forte no pós-venda, portanto, faça uma pesquisa sobre esse serviço.
Buscar depoimentos de outros clientes pode ser um atalho muito eficiente, afinal, são experiências que podem lhe dar bons indicativos sobre a atuação da empresa. Para não acabar se arrependendo, leve em conta todos esses cuidados ao contratar um serviço de energia solar para o seu projeto.