Porque muitas Empresas não conseguem se manter competitivas nos mercado e por consequência não conseguem adquirir estabilidade?
O empresário Glauco Diniz Duarte afirma que essa é uma pergunta que todos se fazem, principalmente quando nos damos conta de que empresas, lojas, organizações de uma forma geral, de repente somem do mercado, quando sabemos que o negócio em si tinha tudo para dar certo, ser rentável, e obter êxito.
Segundo pesquisas realizadas por entidades como SEBRAE de 70% a 80% das empresas brasileiras, fecham suas portas antes de completarem 2 anos de vida. Os motivos para que isso ocorra são vários.
Se perguntarmos de porta em porta nas Empresas de Pequeno Porte se existe um Planejamento, um Plano de Negócios dificilmente escutará um “SIM” como resposta, isto infelizmente não corre só com Pequenas Empresas.
Segundo Glauco, existem muitas que começaram como um negócio de “fundo de quintal” e foram crescendo podemos dizer que muitas vezes por pura sorte, pois normalmente as pessoas têm uma ideia, abrem a empresa e espera que a clientela apareça, tomam caminhos sem saber exatamente para onde, como, porque, quando e quanto, ou seja, sem muita noção do que fazer, visando apenas o Lucro.
Glauco diz que os recursos disponíveis para pequenas e medias empresas no Brasil são limitados, por isso alertamos que é fundamental que a empresa faça um Planejamento, conheça bem seu Negócio, sua Missão, seus Objetivos, tenham bem clara suas Metas, qual é seu Publico Alvo, ou seja, seu Nicho de Mercado, pois com base nessas informações a empresa poderá utilizar melhor suas capacidades e minimizar esforços em atividades que não o levarão a lugar algum.
Ter um Planejamento Organizacional somente basta?
Para Glauco a resposta é clara, Não. Não basta apenas ter um Planejamento Organizacional, se os Objetivos, as Metas, se o Negócio e a Missão da Empresa não forem conhecidos por todos dentro da organização, se isso se passa seria mesmo que não ter essas informações.
Existe um Modelo Ideal de Planejamento?
Não, existem vários Modelos que são excelentes, eficazes, mas isso não significa que se quiser utilizar o Planejamento que outra empresa utiliza vai dar certo na sua empresa. É necessário que se tenha muito cuidado ao eleger um Planejamento, pois esse tem que se adequar a sua realidade.
Em que consiste um Planejamento Organizacional?
Um Planejamento Organizacional consiste em Estruturar os Objetivos e as Ações de uma empresa.
Vantagens do Planejamento Organizacional.
1. Aumento do Foco e da Flexibilidade
2. Melhoria na Coordenação
3. Melhoria no Controle
4. Melhoria na Administração do Tempo
5. Empresa mais Lucrativa
6. Proporciona maior rapidez no processo
7. Reduz Distorções existentes na estrutura
8. Complementa a estrutura
9. Reduz carga de comunicação
10. Motiva e Integra as pessoas
Essas são algumas das vantagens, podemos dizer as mais importantes, porém existem muitas outras.
Principais Etapas do Planejamento Organizacional
• Diagnóstico
• Análise Externa
• Oportunidades e Ameaças
• Análise Interna
O diagnóstico talvez seja a etapa mais importante do planejamento, pois é ele que oferece ao gestor um panorama de tudo aquilo que está acontecendo com sua empresa naquele determinado momento.
O PLANEJAMENTO é uma ferramenta da Administração e como tal seu uso é INDISPENSÀVEL para o SUCESSO da Gestão de uma Organização.