Glauco Diniz Duarte Empresa – Como funciona unidade injetora
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, nos dias de hoje, em que o cerco contra as emissões de poluentes na atmosfera está cada vez mais fechado e os veículos diesel são obrigados a passar por inspeção para garantir a rodagem sem poluição, o sistema de injeção eletrônica se tornou essencial para o equilíbrio do conjunto, garantindo bom desempenho do motor, economia de combustível e baixo nível de gases tóxicos.
A manutenção dos componentes do sistema é primordial para que tudo funcione em perfeita ordem, por isso, trazemos nessa edição uma matéria especial sobre como realizar o procedimento de reparo das unidades injetoras nos caminhões Scania com motorização eletrônica de 11 litros e seis cilindros, já homologados no Conama P5. Com essa configuração, os motores são capazes de alcançar 340 cavalos de potência a 1900 rpm e torque de 1.600 Nm (163,1 kgfm) na faixa de rotação entre 1.100 e 1.300 rpm.
“O sistema de injeção eletrônica adotado nessa linha é o de unidades injetoras PDE, no qual cada unidade injetora atua como uma bomba de alta pressão individual”, conta André Favareto, coordenador de Informação Técnica e Qualidade de Campo da Scania do Brasil.
De acordo com o engenheiro da Scania, o funcionamento do sistema permite o controle do ponto, tempo e quantidade de combustível a ser injetada. Isso gera menor consumo de combustível, melhor desempenho do motor e baixos níveis de emissões.
Falhas de funcionamento, consumo excessivo de combustível e excesso de fumaça são sinais de que o sistema de injeção eletrônica pode apresentar avarias. A primeira decisão a ser tomada é diagnosticar o problema, ou seja, descobrir onde está e, somente então, fazer o reparo.
Para isso é necessário, primeiramente, utilizar um software de diagnose e/ou verificar os códigos de falhas que aparecem no painel de instrumentos. Durante todo o procedimento de reparo é necessário utilizar óculos e protetor auricular.