Glauco Diniz Duarte Empresa – Injeção diesel common rail
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a tecnologia utilizada no desenvolvimento de automóveis vem evoluindo bastante nas últimas décadas. E as fabricantes estão trazendo para todos os seus projetos a necessidade da eficiência do consumo de combustível, tanto pela preferência dos consumidores por modelos mais econômicos quanto pela preocupação com as emissões de gás.
Um dos recursos que vieram a favor dessas demandas é o sistema de injeção Common Rail. Traduzido para o português, o nome significa “tubo comum”, que define essa parte d motor. Sua criação foi feita pela empresa Fiat, nos anos 90, sendo mais tarde patenteado pela Bosch. Ele é um dos sistemas mais eficazes em termos de performance e uso de combustível. No post de hoje, vamos entender mais sobre o sistema de injeção Common Rail. Acompanhe!
Como funciona o Common Rail?
Em um motor comum, a injeção de combustível para os cilindros ocorre por meio de vários tubos separados. Já no sistema de injeção Common Rail, a bomba de combustível envia todo o líquido constantemente para um único tubo, como diz o nome, gerando alta pressão. Caso a pressão do tubo se torne muito alta, há uma válvula de escape que leva o óleo de volta ao tanque. A partir desse tubo, o combustível é distribuído para todos os cilindros do motor. Como todos recebem a mesma pressão a partir de uma única bomba, o gasto de energia e combustível do motor é bem reduzido.
O sistema de injeção Common Rail é utilizado em motores eletrônicos, que possuem uma unidade de comando que monitora as condições do motor. A partir dos dados coletados, como temperatura, pressão do tubo e pressão do pedal, ele regula as válvulas que liberam combustível para cada pistão de forma independente, garantindo que não haja desperdício. Em alguns casos, a unidade pode dividir o processo em fases menores, como pré ou pós-injeção, com o intuito de melhorar a combustão.
A primeira vantagem do sistema de injeção Common Rail é a performance. Como a unidade de comando pode regular a injeção de combustível de modo a maximizar o processo de combustão, é possível fazer arranques a frio e obter melhores resultados mesmo em baixa rotação. Além disso, esse melhor funcionamento gera maior eficiência no consumo de combustível, já que será obtido o máximo de combustão com cada mililitro injetado. Assim, o motorista pode obter um carro com bom desempenho e dirigibilidade que também seja econômico no consumo de bateria e combustível. E a menor queima indica redução de emissão de gases poluentes, tornando este um motor de combustão interna mais ecológico.
Esse tipo de injeção é um dos mais utilizados nos motores a diesel na Europa. Cada fabricante possui suas próprias especificações técnicas, com algumas variações no processamento eletrônico, mecânico e na regulagem da pressão.
Além disso, o sistema é aplicado em quase todo tipo de carro, desde os modelos populares compactos até veículos maiores voltados para o off road.