Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel dispara
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o disparo de um motor a diesel é certamente o maior pesadelo dos mecânicos e de quem trabalha em veículos pesados. O fato que é comum em oficinas e até mesmo com caminhões ocorre por uma série de motivos.
Duas características do motor possibilitam que o fato ocorra, o primeiro deles é que motores a diesel (ignição por compressão) não possuem controle da entrada de ar na admissão (borboleta). O segundo é que sua alta taxa de compressão aliada à temperaturas elevadas no interior da câmara de combustão, transformam qualquer substância que seja inflamável à mais de 400° graus em combustível.
Quebra do Turbo – FUMAÇA BRANCA:
Nos motores atuais, o disparo é causado normalmente pelo óleo lubrificante da turbina que adentra a admissão do motor, isso pode ocorrer tanto pela quebra de um dos mancais da turbina “lado direito/esquerdo “ou até mesmo pela quebra do próprio eixo. Esse óleo lubrificante se mistura com o ar frio, que é sugado pelo motor adentrado a admissão.
Com isso o motor começa a consumir esse óleo lubrificante de maneira descontrolada. Muitos tentam cortar a alimentação de óleo diesel, mas como o motor não está sendo alimentado por esse óleo ele continua em funcionamento.
Nesse caso, se o veículo for manual uma das maneiras de se fazer parar o motor é pisando na embreagem engatando a marcha mais pesada do veículo e soltando o pé da embreagem de maneira brusca fazendo com que o motor apague. Lembre-se de pisar no freio.
Em casos de veículos automáticos ou que a primeira opção não funcionou a solução é bloquear a entrada de ar da turbina. Recomendasse utilizar um pedaço de madeira que não possa ser totalmente sugado pela turbina, sem oxigênio, a combustão para imediatamente.
Outra opção é colocar o veículo automático contra uma parede ou um poste, que consiga segurar o veículo, pisar no freio e colocar o câmbio do D, o veículo tentará arrancar, mas totalmente bloqueado vai apagar o motor.
Os principais sinais que isso pode estar acontecendo em seu veículo é um barulho anormal e a fumaça branca ou azulada com cheiro de óleo queimado saindo pelo escapamento, lembrando que o motor não dispara do dia para a noite e é importante atentar aos possíveis sinais.
Uma das maneiras de evitar a quebra da turbina é não desligando o motor de imediato quando ele ainda estiver “quente”, isso pode causar um desgaste excessivo em um dos mancais e ocasionando o disparo do motor como citado acima.
Bomba injetora – FUMAÇA PRETA:
Os motores a diesel mecânicos que trabalhem com bomba injetora possuem um sensor de rotação na bomba, também conhecido como regulador centrífugo, governador da bomba ou do blower nos motores 2 tempos. Problemas nesse sensor podem causar uma injeção descontrolada de óleo na partida, fazendo com que o motor dispare.
Nesse caso o motor é alimentado pelo óleo diesel, pode-se tentar então cortar a alimentação de óleo diesel ou trancar a entrada de ar da turbina como descrito acima.
É importante ressaltar que o disparo do motor é algo muito rápido e tentar trancar a entrada de ar da turbina ou cortar a alimentação do óleo diesel pode ser algo perigoso e não é recomendado.