Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel faz barulho
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, A transmissão, tanto manual quanto automática, é um dos componentes mais importantes do carro. Trata-se de um conjunto complexo, com diversas peças que devem estar funcionando perfeitamente. Portanto, fique atento: qualquer barulho na caixa de marcha pode significar graves problemas.
A caixa abriga as engrenagens do câmbio, que fazem a modulação do motor, o que combinado com a potência disponível, coloca o carro em movimento. Geralmente, a caixa de marchas se posiciona entre o propulsor e o eixo de comando das rodas que fazem a tração.
Mas como saber o que significam os barulhos ouvidos na caixa de marcha? Para tentar ajudá-lo, preparamos esse conteúdo!
Problemas com a embreagem
As engrenagens correspondentes a cada uma das marchas do carro giram dentro da caixa, acompanhando a rotação do motor. Para encaixar a alavanca na engrenagem e engatar o carro é preciso parar o conjunto. Este é o papel da embreagem.
Quando você aciona o pedal da esquerda até o fundo, a caixa de marchas é desconectada do motor e as engrenagens se sincronizam, para receber a haste da alavanca.
Se a embreagem estiver gasta ou desregulada, este sincronismo não ocorre da maneira correta e o encaixe acontece com dificuldade. Essa pode ser uma das razões pelas quais você ouve um barulho de atrito entre duas peças metálicas, quando tenta passar a marcha.
Assim como o motor e outros componentes do veículo, a caixa de marchas precisa de lubrificação constante. O óleo utilizado no sistema é um pouco mais viscoso e tem uma durabilidade maior do que o lubrificante do motor.
Mas pode haver algum vazamento e se o sistema começar a funcionar a seco, o atrito entre as engrenagens produzirá muito barulho no momento das trocas de marchas. Além disso, o engate vai ficar mais difícil também.
Engrenagens quebradas
Ao longo do uso, alguns dentes das engrenagens da caixa de marchas podem se desgastar mais, ou até se quebrar. Se for uma pequena fratura, em apenas um dente, não haverá tanto prejuízo.
O problema é que outras podem ocorrer e, assim, a alavanca poderá não ficar presa em determinadas posições. Assim, você começará a notar que, além do barulho, as marchas podem escapar com o carro em movimento.
Trambulador com problemas
O trambulador é uma peça esférica que fica posicionada na base do câmbio. Ele é o responsável pelo movimento vertical e horizontal da alavanca, possibilitando o encaixe dela nas engrenagens.
Falhas no trambulador não são incomuns e podem gerar barulhos e até dificuldades para se engatar a marcha correta. Uma dica para evitar problemas neste item é não dirigir com a mão direita apoiada na alavanca constantemente.
Como você viu, a transmissão é um sistema vital para o funcionamento do seu carro. Portanto, se você estava ouvindo um barulho na caixa de marcha, agora já tem condições de saber do que se trata.