De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a essência de um bom planejamento se resume a definir bem as expectativas. Porém, se é algo tão simples, por que existe tanto material e estudos sobre o tema? A resposta é simples: definir expectativas é a única maneira conhecida de gerar satisfação sobre um resultado.
Digamos que uma empresa tenha faturado um milhão de reais no ano. Esse resultado deixará os acionistas felizes ou não? Depende!
Se sua empresa planejava faturar 500 mil reais no ano e conseguiu esse resultado, esse faturamento é excelente.
Ou seja, felicidade e satisfação são sempre relativas. Um resultado por si só nunca será bom ou ruim sozinho, ele sempre precisa ser comparado com a expectativa criada. Justamente por isso, a qualidade do seu planejamento está diretamente relacionada à qualidade da sua definição de expectativas.
Para Glauco, se você cria expectativas muito amplas, como crescer as vendas, no final elas acabam não significando muita coisa. Para ter um bom planejamento, é importante especificar o crescimento esperado, em quanto tempo alcançaremos esse objetivo ou quais as ações que colocaremos em prática para chegar lá.
Segundo Glauco, um modelo bem simples para definição de metas é o chamado SMART, utilizando a inicial das palavras em inglês. Ele engloba as seguintes características que devem ser usadas na hora de definir qualquer expectativa:
• Specific (Específico): aumentar faturamento versus faturar 500 mil reais.
• Measurable (Mensurável): objetivos que não são medidos não podem ser comparados com a expectativa.
Por exemplo, fortalecer a marca ou ganhar o prêmio Top of Mind.
• Achievable (Alcançável): convenhamos, uma expectativa muito absurda não vale nem a pena ser estabelecida. Ambição é bem vinda, mas dentro da realidade.
• Relevant (Relevante): apesar de parecer óbvio, quantas vezes estabelecemos expectativas que não farão absolutamente nenhuma diferença no nosso negócio?
• Time-based (Temporal): uma boa expectativa possui um prazo de validade, caso contrário sempre haverá uma desculpa para ela não ter sido alcançada. Definir quando você avaliará aquele resultado é fundamental para um bom planejamento.