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Saiba a importância do Planejamento Estratégico de Marketing para o seu negócio

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Para que possamos atingir os objetivos básicos do Marketing, vender mais a custos menores, satisfazer as necessidades do mercado, e criar necessidades para então satisfazê-las, precisaremos de um Planejamento, uma Estratégia.

Planejar é decidir no presente o que realizar no futuro, determinando metas, etapas e recursos necessários e como e por quem devem ser implementados.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a base de um bom planejamento inicia-se no diagnóstico da empresa e seu ambiente, definindo claramente seus objetivos, porém o planejamento deve ser suficientemente flexível para adaptar-se a novas realidades, com base nas mudanças do mercado.

O futuro da empresa depende de um bom planejamento estratégico e, lembrando os objetivos básicos da área de marketing, podemos afirmar que este tem um papel muito importante na elaboração de um planejamento eficaz.

Glauco aponta algumas das vantagens, do Planejamento Estratégico de Marketing, como seguem:
• Com base nos valores e na filosofia dos dirigentes, dissemina uma visão comum de futuro na equipe de colaboradores;
• Faz claro o ponto de partida, descrevendo o que se espera para o futuro do negócio, possibilitando escolhas mais consistentes por parte da administração;
• Instrumento de coordenação entre atividades e áreas funcionais, permitindo coerência entre os objetivos e ainda favorece a tomada de decisão havendo algum tipo de conflito;
• Facilita o acompanhamento e monitoramento das ações, e no caso de haver algum desvio dos objetivos inicialmente estabelecidos serve como parâmetro para determinar ações corretivas, se necessário;
• Aumenta a flexibilidade de ação face às mudanças imprevistas;
• Permite uma gestão mais rigorosa, fundamentada em normas, orçamentos, calendários e não em soluções paliativas.

Glauco diz que o planejamento envolve o estabelecimento de uma missão, fixação de metas e objetivos, definição de estratégias de marketing, para então chegar ao plano de marketing. Deve ser consistente e integrado com as demais áreas funcionais da organização.

Dá origem a um plano estratégico de marketing que inclui as atividades e recursos para cumprir a missão e atingir objetivos e metas.

Uma condição importante com referência à forma de redação do plano é que deve-se usar uma linguagem simples, com informações objetivas e claras.
O plano de marketing pode ser considerado um tipo de comunicação organizada, documentada e formal que explica a situação da empresa, no passado, presente e futuro.

Glauco afirma que há a necessidade de se ter um planejamento, pois através dele estaremos preparando o futuro da organização e teremos uma noção preliminar de onde queremos chegar. As mudanças acontecem e de forma rápida, as organizações que percebem mais claramente tais mudanças podem antecipar-se aos acontecimentos aumentando sua probabilidade de sucesso, e daí vem a necessidade de um plano flexível, adaptável e atual.

O sucesso de hoje é resultado de uma concepção estratégica bem-sucedida desenvolvida no passado.

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