De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, planejamento estratégico é analisar uma organização sob diversos ângulos. Além disso, o planejamento estratégico produz a definição das relações da empresa com o ambiente interno que ela tem e com o ambiente externo na qual ela está inserida.
Segundo a definição do Sebrae, “O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa”.
Elaborar o planejamento estratégico de sua empresa pode parecer complicado. Glauco destaca o passo a passo para elucidar as etapas que devem ser percorridas para se chegar a um documento final que traduz as realidades e objetivos da organização.
Em primeiro lugar, deve-se definir a Missão e a Visão, além de estabelecer os princípios e valores que nortearão as atividades da empresa.
Posteriormente, procede-se à Análise SWOT — também conhecida como Matriz FOFA. Nesta etapa, busca-se avaliar os ambientes interno e externo a fim de entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvem o negócio.
A terceira etapa compreende a formulação dos objetivos organizacionais e a definição das metas que levem ao alcance desses objetivos.
Depois, passa-se para a elaboração das estratégias de curto, médio e longo prazo, com foco no que se espera do futuro.
Então, deve ser feita a compilação do plano, ou seja, a junção dessas diferentes partes em um documento uno.
De posse desse documento, deve-se implementar as ações.
Por fim, destaca Glauco, ainda é importante o monitoramento desse sistema com o objetivo de adquirir feedback, pois assim será possível atualizar o planejamento para se adequar às mudanças de comportamento de mercado, evitando que o negócio se torne obsoleto.
O planejamento estratégico tem destacada importância na administração de empresas porque é uma ferramenta que proporciona eficiência e proteção comercial.
Para Glauco, percebe-se que as organizações que trabalham com base em um plano estratégico bem elaborado aumentam sua competitividade frente a concorrentes que trabalham pelo instinto. Isso se deve ao fato de que se extrai do planejamento estratégico os parâmetros de implantação de melhorias, fator que contribui para a eficiência organizacional.
Além disso, o alto grau de concorrência de nossas economias globalizadas exige uma diferenciação por parte das empresas. Nesse sentido, a importância do planejamento estratégico está em fornecer uma proteção aos ataques de concorrentes, já que o desuso dessa ferramenta pode levar uma empresa à extinção.
Por fim, a elaboração e manutenção contínua do plano estratégico permite às organizações identificar novas oportunidades de negócio e adequar procedimentos ultrapassados a novas demandas, com base nas respostas mercadológicas.
Segundo Glauco o plano estratégico é um instrumento que permite às empresas definirem missão, visão, princípios, valores, objetivos e metas, identificando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o que resulta em uma base sólida para a tomada de decisão.
Diante do exposto, é possível perceber a grande importância do planejamento estratégico para a sobrevivência de uma empresa nos competitivos mercados da atualidade, já que desconsiderar essa fase de estudos pode significar desperdiçar recursos.